Alfabetização e políticas públicas
O TRATAMENTO DA ORALIDADE EM UMA COLEÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO APROVADA NO PNLD 2019 | |
Estephane Priscilla dos Santos Mendes, Ana Claudia Rodrigues Gonçalves Pessoa |
O PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: uma proposta de pesquisa | |
Odair Alves Vieira, Ângela Rita Christofolo de Mello |
“POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA)” E O SILENCIAMENTO DO LETRAMENTO | |
Darlize Teixeira de Mello, Bruna Bissolotti Disegna, Bárbara dos Santos Alves |
Política Nacional de Alfabetização: reflexões sobre conflitos e apagamentos | |
Rebeca Szczawlinska Muceniecks |
DIRETRIZES E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO: Plano Nacional de Educação, Base Nacional Comum Curricular e a Política Nacional de Alfabetização | |
VIVIENE DE PAULO DE MELO |
A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA REDE MUNICIPAL: retrocesso e resistência docente | |
Gilceane Caetano Porto, Mauro Augusto Burkert Del Pino, Giovanna Allegretti, Fernanda Arndt Mesenburg, João Carlos Roedel Hirdes, Eugênia Antunes Dias, Annelise Costa de Jesus |
ACADEMIA ESTUDANTIL DE LETRAS (AEL): reflexões sobre políticas públicas em prol da formação do leitor na Rede Municipal de Ensino de São Paulo | |
Izabel Cristina Macedo Amaral |
Alfabetização e história
UM OLHAR SOBRE AS PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES/AS EM MINAS GERAIS | |
Eliana Gomes Silva Machado |
APROXIMAÇÕES ENTRE A CULTURA MATERIAL ESCOLAR E A HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO: uma coletânea de jogos artesanais | |
Joseane Cruz Monks |
ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL – O ESTADO DO CONHECIMENTO: histórias e memórias no Ceale/FaE/UFMG | |
Juliano Guerra Rocha, Francisca Izabel Pereira Maciel |
A REVISTA DE EDUCAÇÃO E OS VESTÍGIOS DAS ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES (AS) VISANDO A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS CATARINENSES DA DÉCADA DE 1930 | |
Mônica Teresinha Marçal |
ALFABETIZAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL: entre histórias e memórias | |
Terezinha Bazé de Lima, REGINA APARECIDA MARQUES DE SOUZA, Rozemeiry dos Santos Marques Moreira, Alan Silus |
Alfabetização, diversidades e inclusão
JOGAFRICANDO: o jogo e a arte em prol da alfabetização, numeramento e produção artístico-textual. | |
Renata Jurema Vieira, Alan Alex de Souza Silva, Anderson Palmela Machado, Glória da Penha Candido Martins, Milena Mansim, Rayane do Prado Gomes da Silva, Alexandre Euzébio Torres |
Professor, Monitor e Aluno com Deficiência Intelectual: interações necessárias | |
MÔNICA MENIN MARTINS, MARIA LÚCIA SUZIGAN DRAGONE |
A ALFABETIZAÇÃO OKOTẼVẼ JA VY’A: contrastes, conflitos e necessidades | |
Roselete Fagundes Aviz, Joana Vangelista Mongelo |
A PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS | |
Clara Lúcia Puertas Miranda, Érica Aparecida Garrutti Lourenço |
A representação das culturas afro-brasileiras nos livros didáticos de alfabetização: ausências e silenciamentos de um conteúdo de ensino | |
Andrea Cristina Ulisses de Jesus, Danela Perri Bandeira, Moacir Gomes Almeida, Isabella Xavier do Valle, Maria Betânia Pereira Santos, Ana Luisa de Oliveira Miranda |
Alfabetização e infância
UM MUNDO MÁGICO DA LEITURA: OS CONTOS E ENCANTAMENTOS NA ALFABETIZAÇÃO | |
Islen Barbosa Machado |
A CRÍTICA ONTOLÓGICA EM TORNO DO LÚDICO E AS CONTRIBUIÇÕES DE WALTER BENJAMIN | |
Marcelo Pereira de Almeida Ferreira, Aylla Maria Souza da Silva Mergulhão |
Itinerários não ficcionais e ficcionais nos abecedários | |
Marcus V. R. Martins, Celia Abicalil Belmiro |
LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a experiência da palavra no espaço | |
Lilane Maria de Moura Chagas, Caroline Machado |
CONCEPÇÕES DE LÚDICO NAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO A PARTIR DO MATERIAL DO PNAIC, E SUA UTILIZAÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO | |
Adriana Bastos Barbosa Monteiro |
Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos
Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos: por um diálogo necessário com a escola | |
Jaqueline Luzia da Silva, Ariene Maciel Melo |
ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: constituições brasileiras em debate | |
Lourival José Martins Filho, Deisi Cord |
A PANDEMIA E O PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEF 1 - UFMG) EM CASA | |
Ana Clara Oliveira Carmo, Francisca Izabel Pereira Maciel, Gabriela Leite Burgarelli, Maíra Pilz Fidelis, Rute Silva de Oliveira |
Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens
AS POTENCIALIDADES DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Edenilton da Silva Muniz |
A construção de uma brinquedoteca virtual: contribuição de jogos e brincadeiras interdisciplinares para o processo de alfabetização | |
Daniele Lira, Andressa Folly, Juliana Araújo, Marcela Medeiros, Cristina Freund, Nathália Cotrim, Tatiana Maillard, Jéssica Souza, Agnes Saide, Pedro Matos, Luciene Cerdas |
HISTÓRIAS QUE NAVEGAM NO YOUTUBE: uma ação de incentivo à leitura em tempos de pandemia | |
Barbara Cordeiro Borges, Gabriela Medeiros Nogueira, Carolina dos Santos Espíndola, Carmen Regina Gonçalves Ferreira, Janaína Soares Martins Lapuente |
LEITURA E ESCRITA EM AMBIENTES DIGITAIS: o caso de uma turma de alfabetização no contexto da pandemia da COVID 19 | |
Ana Caroline Almeida, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo |
Alfabetização e formação inicial e continuada de professores
Alfabetização: a prática como como componente curricular no curso de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais | |
Antônio Marcos Murta, Daine Aparecida Mesquita Marciano |
ESCUTA DAS TRAJETÓRIAS DOCENTES EM CLASSES MULTISSERIADAS EM DIÁLOGO COM A ALFABETIZAÇÃO | |
Priscila Michelon Giovelli, Helenise Sangoi Antunes, Juliana da Rosa Ribas, Liliane Goreti Portinho Ortiz, Thaieni Mazetto Costa |
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP): teoria e prática na formação de Rede para saberes profissionais da docência | |
Wanderléa Pereira Damásio Maurício, Lourival José Martins Filho |
ALFABETIZAÇÃO E DOCÊNCIA: contribuições para formação de professoras/es por meio da Alfabetização Ambiental-Sexual à luz do pensamento de Paulo Freire | |
Ma Aline Diniz Warken, Dr Lourival José Martins Filho, Dra Sonia Maria Martins de Melo |
RELAÇÕES ENTRE BNCC E PNA: percepções das acadêmicas do curso de Pedagogia da UNIFEBE | |
Giselly Cristini Mondardo Brandalise, Ivanete Lago Groh |
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PIBID/UFMG | |
Yasmim Alves Rezende, Daniela Freitas Brito Montuani, Simone Regina Pinto Pereira, Ana Clara Oliveira Carmo, Emanuelle Ferreira, Izadora Matos de Souza, Júlia Cristina Souza Trindade, Natália Maria Avelino |
A formação continuada no programa tempo de aprender: rupturas e retrocessos | |
Jacqueline Lima Monteiro, Marcia Regina do Nascimento Sambugari |
CURSO “LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL” - LEEI: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA INFÂNCIA | |
Mônica Correia Baptista, Ana Cláudia Figueiredo Brasil Silva Melo |
FORMAÇÃO CONTINUADA: algumas relações com a docência nos anos iniciais | |
Ana Elisa de Moura Miotto, Alba Regina Battisti de Souza |
A elaboração de sequências didáticas como atividade vivencial na formação inicial para a alfabetização | |
Keila Montes Pereira Rodrigues |
Alfabetização e modos de aprender e de ensinar
DISCURSOS DE PROFESSORAS SOBRE SUAS MEDIAÇÕES NO USO DE JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO | |
Mariana Rocha Eller Miranda, Daniela Freitas Brito Montuani |
ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DA REDE ESTADUAL DE UBÁ/MG ATRAVÉS DA ARTELUDOTERAPIA: aprendendo e ensinando no contexto da brinquedoteca | |
Gabriela Silveira Meireles |
APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA DA CRIANÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Tatiane Cigott Figueiredo Moritz, Greice Ferreira da Silva |
REFLEXÕES SOBRE ALGUMAS PROPOSTAS ALFABETIZADORAS DISCURSIVAS EM SALA DE AULA | |
Simone Werneck Matias |
LEITURA E MEDIAÇÃO DE POEMA: apreciar a textualidade poética, alfabetização e letramentos | |
Julia Soares Martini, Marília Forgearini Nunes |
Escrita Inventada e Alfabetização: interações entre crianças de 6 anos e o papel da mediação | |
Valéria Barbosa, Tarsis Souza Matarelle |
PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO: a didática e a diversidade dos modos de interação com a cultura escrita | |
PAULA CID LOPES, MARIA LETÍCIA CAUTELA MACHADO |
A FLUTUAÇÃO NO REGISTRO ORTOGRÁFICO DE PALAVRAS: marcas da heterogeneidade da produção enunciativa infantil | |
Cristiane Carneiro Capristano, Adriane Karine Mariano ANICIAS Mariano ANICIAS |
ALFABETIZAÇÃO NA PEDAGOGIA WALDORF: os primeiros passos teóricos e metodológicos | |
Adriély Lopes, Prof. Dr. Lourival José Martins Filho |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS: NOVAS PERCEPÇÕES AO LIVRO LITERÁRIO E A SISTEMATIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS | |
liene keite de lira da mata |
Alfabetização e as condições materiais e pessoais de ensinar em contextos diversos
A IMPORT NCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS E DA LITERATURA NO PROCESSO DE INTERAÇÃO SOCIAL: uma experiência no Programa de Residência Pedagógica | |
Fernanda Marreiros da Silva, Tamara Lofy de Brito, Alba Regina Battisti de Souza |
O LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA CRIANÇAS DE TURMAS MULTISSERIADAS | |
Selma Costa Pena, Ana Lídia da Conceição Ramos Maracahipe |
Alfabetização e ensino remoto: desafios, aprendizados e perspectivas
Os desafios e as possibilidades do ensino de ortografia em tempos de pandemia | |
Verônica Amorim Saraiva, Caroline Braga Michel |
Projeto Ananse: Ampliando repertório literário em tempos de Ensino Remoto | |
Ana Lúcia Machado, Fabiana Giovani |
A ATUAÇÃO DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA EXPERIÊNCIA INUSITADA DO ENSINO REMOTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Maria José Barbosa, Alexandre de Paiva Nepumuceno, Aurinete Alves Nogueira, Elizangela Silva Mesquita, Francisca Regiane S. de Sousa, Henriqueta Rocha de Abreu, Lara Ronise de Negreiros P. Scipião |
LER E ESCREVER EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: diálogos de alfabetização em Ji-Paraná, Rondônia. | |
Josélia Gomes Neves, Vanubia Sampaio dos Santos, Ednéia Maria Azevedo Machado |
A ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA: os professores em foco | |
Aline Cristine Androlage Mercado |
DIÁRIO PANDÊMICO: tipos de atividades de alfabetização | |
Sônia Regina da Luz Matos, Cátia Marinello Marinello |
Projeto Ananse: Ampliando repertório literário em tempos de Ensino Remoto | |
Ana Lúcia Machao, Fabiana Giovani |
O SARAU LITERÁRIO a literatura infantil na formação de professores no PIBID | |
Luciene Cerdas, Cristina Spolidoro Freund, Agnes de Oliveira Saide, Andressa Folly Fonseca, Jéssica Cristina Santos Souza, Juliana Bento de Araújo, Marcela Oliveira de Medeiros, Nathália Pereira dos Santos Cotrim, Pedro Matos dos Santos, Tatiana Borges Amado Maillard, Daniela Sueira de Lima |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: a atuação docente em tempos de pandemia | |
Keyth Marrayle Meurer |
O IMPACTO DA PANDEMIA DO COVID-19 NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS: reflexões sobre o vivido | |
Manuella Sampaio Alves, Mônica Teresinha Marçal |
LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: desafios para a construção de um projeto de extensão em tempos de pandemia | |
Maria José Francisco Souza, Daniela Freitas Brito Montuani, Gabrielle de Aguilar Magnani, Ingrid Stefane da Costa, Emanuelle Caroline Lima Ferreira |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: a atuação docente em tempos de pandemia | |
Keyth Marrayle Meurer |
OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA: Propostas e soluções encontradas por professoras para esse enfrentamento. | |
Angela Fonseca, Cristiane Gabriela Tudeschini Marques |
CIRANDA DA LEITURA EM MEIO VIRTUAL: o real, o possível, e o surpreendente nos cotidianos dos encontros virtuais | |
Alessandra Nascimento Santos Moraes, Simone Alencastre |
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID 19: Estratégias governamentais e táticas das professoras alfabetizadoras em Minas Gerais | |
Ana Caroline Almeida, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo |
O ENSINO REMOTO EM UMA REDE MUNICIPAL: desafios e resistências | |
Mauro Augusto Burkert Del Pino, Gilceane Caetano Porto, Eugênia Antunes Dias, Annelise Costa de Jesus, Giovanna Allegretti, Fernanda Arndt Mesenburg, João Carlos Roedel Hirdes, Leticia Gabrieli Vivian Garcia |
RESSIGNIFICAR A ALFABETIZAÇÃO: um olhar da Orientação Educacional sobre o acolhimento em tempos de pandemia. | |
ELISA GUIRALDELLI MACEDO, MONICA WENDHAUSEN |
PARCERIA DA FAMÍLIA NO TRABALHO REMOTO COM CRIANÇAS ALFABETIZANDAS: APORTES TEÓRICOS FREIRIANOS E CONVÊRGENCIAS | |
Margarete Nunes, Maria das Graças de Araújo, Escilda Manique Barreto Mesquita |