Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Apresentação VI CONBALF

Apresentação PDF
Lourival José Martins Filho, Adelma das Neves Nunes Barros-Mendes, Elizabeth Orofino Lucio, Selma Costa Pena

Alfabetização e políticas públicas

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS POLÍTICAS NACIONAIS DE ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL (2001 – 2019) PDF
Lúcia Veiga Schermack, Tânia Maria Massaruto de Quintal, Ellen Michelle Barbosa de Moura, Fraulein Vidigal de Paula
AS APROPRIAÇÕES DA TEORIA DA PSICOGÊNESE DA ESCRITA NOS PCN E NA BNCC PDF
Maria Vitória Bezerra da Silva
REVISITANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PROGRAMAS FEDERAIS PARA A ALFABETIZAÇÃO NO PAÍS PDF
Giovanna Rodrigues Cabral, Maely Estefania Ruth Monteiro Barbosa, Ilsa do Carmo Vieira Goulart
AVALIAÇÃO EXTERNA NA ALFABETIZAÇÃO: o entendimento das professoras sobre a contribuição para as turmas do 2º ano PDF
Maria José Barbosa, Ana Karla Gomes Pereira, Lo-Ruama Amaro de Oliveira
INTENÇÕES E PROPÓSITOS DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA/2019): que Educação Infantil (não) desejamos? PDF
Flávia Burdzinski de Souza, Gabriela Medeiros Nogueira
UMA PROPOSTA DE ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM EM REDE: possibilidades com testagens diagnósticas a partir da psicogênese da Língua Escrita PDF
Carine Daiana Binsfeld, Caroline Leonhardt Romanowsk, Michelle Turra, Laura Pippi Fraga

Alfabetização e história

CONTRIBUIÇÕES DA CARTILHA “A CASINHA FELIZ”, DE IRACEMA FURTADO SOARES DE MEIRELES (1907-1982), PARA A HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA PDF
Bruno Marini Bruneri

Alfabetização, diversidades e inclusão

PRÁTICAS DECOLONIAIS DE ALFABETIZAÇÃO: tecendo saberes sobre o continente africano a partir da leitura e da escrita PDF
Patrícia Barros Soares Batista, Maria Carolina da Silva Caldeira

Alfabetização e infância

REFLEXÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO E AS APROXIMAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Danielle Jurema Barcelos, Alba Regina Battisti de Souza

Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos

Cultura e educação popular na EJA: reflexões sobre memórias e afetividade no processo de alfabetização PDF
Jaqueline Luzia da Silva, Andréa Cristina Ferreira dos Santos, Priscila da Silva Barcellos
CAROLINA MARIA DE JESUS COMO ELEMENTO CONTEMPORÂNEO DE REFLEXÃO NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Relato de experiência PDF
Melissa Branco

Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens

FORMAÇÃO DE LEITORES: O que a criança aprende com a leitura em voz alta pelo professor PDF
edneia da silva neves, Karoline Aparecida Soares do Nascimento, Raquel Francisca Matos Bezerra
OS TEXTOS MULTIMODAIS DAS FANFICS: a escrita criativa como forma de consolidação das competências leitoras e de escrita de crianças do 5°ano do ensino fundamental PDF
Welessandra Aparecida Benfica, Ana Luisa Silva Schmidt

Alfabetização e formação inicial e continuada de professores

CÍRCULO DE LEITURA: a literatura na formação de docentes da Educação Básica PDF
Eliana Guimarães Almeida, Patrícia Barros Soares Batista, Kely Cristina Nogueira Souto, Beatriz Iva de Sales
DE CARTA EM CARTA: sentidos, memórias e métodos de alfabetização em correspondências. PDF
karen cezar baptista, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto
DIDÁTICA DA PALAVRA INVISÍVEL À PALAVRA VISÍVEL: um (singelo) tributo à Magda Soares PDF
Jilvania Lima dos Santos Bazzo, Rute da Silva, Daniele Aparecida Muller Pamplona Soares
ENTRE FIOS E DESAFIOS: literatura, formação inicial docente e currículo PDF
Giane Maria Silva, Patrícia Barros Soares Batista, Maria Carolina da Silva Caldeira
FORMAÇÃO ESTÉTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES: uma questão (para a área da) Didática? PDF
Caroline Fanizzi, Jilvania Lima dos Santos Bazzo
MEMÓRIA E ALFABETIZAÇÃO – CIRCUITOS DA DOCÊNCIA EM APRENDIZAGEM PDF
Gracielle Boing Lyra, nelita Bortolotto
O PROJETO LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma experiência de formação continuada em municípios da Chapada Diamantina - BA (2022-2023) PDF
Mônica Correia Baptista, Laís Carolina Andrade Bitencourt, Ana Cláudia Figueiredo Brasil Silva Melo, Mariana Parreira Lara do Amaral
POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO PARA ALFABETIZAR: o projeto ‘1º ano no Colégio de Aplicação João XXIII-observação e interação’ PDF
Rita de Cássia Barros de Freitas Araujo, Andreia Alvim Bellotti, Kelly Marcella de Paula Michaeli Roque
UM ESTADO DO CONHECIMENTO DAS TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO DE 2012 A 2022 NAS IES FEDERAIS BRASILEIRAS: um estudo em andamento. PDF
Ingrid Nalin Trocha, Andreia Bulaty
AS PRETINHAS SÃO AS MELHORES QUE HÁ: uma proposta de formação de coordenadores pedagógicos no Município de Santa Maria/RS PDF
Laura Pippi Fraga, Caroline Leonhardt Romanowski, Carine Daiana Binsfeld, Michelle Turra
FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: tendências temáticas na produção científica realizada no Brasil PDF
Isabela Cristina Daeuble Girardi, Rita Buzzi Rausch
O POTENCIAL FORMATIVO DO TRABALHO COM MEMÓRIAS DE ALFABETIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PDF
Márcia Regina do Nascimento Sambugari, Kamile Frias Claros, Sonia Aparecida Bays
PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO EM FORMA E CONTEÚDO: A DOCUMENTAÇÃO NARRATIVA DE PROFESSORES QUE OUSARAM PEGAR NA SEMENTE DA PALAVRA PDF
Lorelay Pereira Brandão, Greice Duarte de Brito Silva

Alfabetização e modos de aprender e de ensinar

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: uma análise de instrumentos avaliativos para uma turma de 1º ano PDF
Jennifer Sitaria Petzold Mendes, Renata Sperrhake, Fernanda Berger Blumenthal
LEITURA, ESCRITA, INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM - LEIA: projeto-piloto em Santa Catarina PDF
Fabíola Cardoso Cecchetti, Adriana Leal Brum Silva, Patrícia Carla Bittencourt
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS EM TURMAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: compartilhando experiências de ações de extensão do LAL/Ceale/Fae/UFMG PDF
Maria José Francisco Souza, Fernanda Louise Helena Brites, Ingrid Stefane Costa, Gabrielle de Aguilar Magnani
Literatura Infantil e Alfabetização: Um Estudo Na Perspectiva Histórico-Cultural PDF
Nayra Ferreira De Almeida, Daniele Pampanini Dias, Ana Luiza Bustamante Smolka
O QUE OS TRABALHOS DO CONBALF APRESENTAM SOBRE LEITURA? PDF
Luzia Helena Brandt Martins, Gabriella das Neves Furtado
RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRÁTICAS ALFABETIZADORAS O que tem por dentro e por fora dessa bola chamada planeta terra? PDF
Cristiane Barroso Dias, Érica Cristina de Melo R. Gentil2
DE QUAL LINGUAGEM, DOCÊNCIA E ALFABETIZAÇÃO FALAM OS PROFESSORES E PROFESSORAS? Reflexões acerca do processo de alfabetização de crianças. PDF
Camila Besen Koch, MARIA APARECIDA LAPA DE AGUIAR
ENFOQUES DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO PDF
Kamile Frias Claros, Sonia Aparecida Bays, Márcia Regina do Nascimento Sambugari
Práticas de letramentos: um fenômeno plural presente no Ensino Fundamental? PDF
Leticia Bitencourt Bianchi, Francinilda de Sousa Nascimento, Darlize Teixeira de Mello
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: aplicação de uma proposta de intervenção pedagógica e a superação do realismo nominal PDF
Vitória Bersch, Renata Sperrhake

Alfabetização e pandemia: desafios, aprendizados e perspectivas

Alfabetização na Pandemia: as experiências de professoras alfabetizadoras PDF
Tamara Cardoso André, Soraia Cristina Weidman Baltruk
Alfabetização como justiça social: o desafio de garantir a aprendizagem inicial da leitura e da escrita das crianças no contexto do pós-pandemia PDF
Adrielle Viana Ramos, Maria Luisa Da Silva Braz, Nandyara Souza Santos Sampaio, Rosangela Alves De Oliveira Santos
DO PANORAMA DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS PROFESSORAS PDF
Ana Vitória Bonatti Passos, Elvira Cristina Martins Tassoni
ENTRE O PLANEJAMENTO DAS REDES E O EFETIVO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS: um estudo sobre uma rede municipal PDF
Fernanda Arndt Mesenburg, Eugênia Antunes Dias, Alisson Castro Batista, Raissa Souza Santiago, Luzia Helena Brandt Martins, Mateus Valadão de Souza, Gilceane Caetano Porto
O APROFUNDAMENTO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: alguns impactos das modalidades remotas de ensino PDF
Alisson Castro Batista, Giovanna Allegretti, Fernanda Arndt Mesenburg, Raíssa Souza Santiago, Mauro Augusto Burkert Del Pino
PANDEMIA DA COVID-19: Panorama da educação especial em turmas de alfabetização em cidades de Minas Gerais PDF
Duanne Antunes Bomfim, Flávia Emily Viegas dos Santos, Marco Antônio de Melo Franco
UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DO EIXO 10 DO V CONBALF (2021) PDF
Márcia de Souza dos Santos, Santuza Amorim da Silva, Daniela Perri Bandeira
DA URGÊNCIA À EXPERIÊNCIA: caminhos de construção de estratégias teórico-metodológicas para alfabetização on-line. PDF
Renata Silva Bergo
OS DESAFIOS DO PÓS-PANDEMIA NA ALFABETIZAÇÃO: reflexões sobre o retorno às aulas presenciais na rede municipal de ensino de Corumbá-MS PDF
Sonia Aparecida Bays, Kamile Frias Claros, Marcia Regina do Nascimento Sambugari
Recomposição das Aprendizagens: Mais uma oportunidade para a alfabetização PDF
Lindinalva Maria Barbosa Bezerra, Maria Luciene da Silva, Maria Ciane do Nascimento, Patrícia Socorro Souza do Espírito Santo