Alfabetização e políticas públicas
| CURRÍCULO COMO TERCEIRA MARGEM: questionando os sentidos de currículo no PNLD 2022 | |
| Isabele Lacerda Queiroz, Jéssica Couto e Silva do Nascimento, Carolina Duarte Pandini Liporage |
| PRÁTICAS DE LEITURA DE TEXTOS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: o que propõem os PCN e a BNCC? | |
| Elifalety Silva Nascimento, Alexsandro da Silva |
| MECANISMOS DE SUPORTE PEDAGÓGICO DO PROJETO ALFA EM AÇÃO: contribuições da Secretaria Municipal de Educação de Marituba (PA) | |
| Veronica Moreira Souto Ferreira, Weslley Rosa Lalor, Gislayne Carvalho Pires, Daniela de Nazaré Alfaia Nascimento, Naelen Nunes dos Santos, Micheli Silva dos Santos, Luiz Augusto Soares Mendes |
| PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMPARTILHADAS DE ALFABETIZADORAS EM ESCOLAS PORTUGUESAS E BRASILEIRA: implementação de políticas públicas para iniciação da leitura e da escrita | |
| Suzana Mary de Andrade Nunes, Fátima Carneiro Pereira |
Alfabetização e história
| “VÓ, EU NÃO VOU MAIS NA ESCOLA, VOU TRABALHAR”: indícios sobre leitura, escrita e escolarização em famílias negras de São Paulo | |
| Diego Benjamim Neves |
Alfabetização, diversidades e inclusão
| A ADAPTAÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA ALUNOS PCDS NO PROJETO ALFA EM AÇÃO NO MUNICÍPIO DE MARITUBA/PA | |
| Daniela de Nazaré Alfaia Nascimento, Naelen Nunes dos Santos |
Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos
| Alfabetização, educação e trabalho: discussões necessárias para o repensar dos currículos na/da EJA para uma formação humana e integral | |
| Jaqueline Luzia da Silva, Bruno Martins de Carvalho Paulo, Estefanne Beatriz Cordeiro do Nascimento |
Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens
| FORMAÇÃO DE LEITORES: O que a criança aprende com a leitura em voz alta pelo professor | |
| edneia da silva neves, Karoline Aparecida Soares do Nascimento, Raquel Francisca Matos Bezerra |
| LEITURAS PRESENTES NA SALA DE AULA: análise de um conjunto escolhas com foco na educação literária | |
| Marília Forgearini Nunes, Joana Wurth Geller |
| ALFABETIZAÇÃO DIGITAL: UMA ANÁLISE DAS TIC NO CURRICULO ESCOLAR | |
| Ana Christina de Sousa Damasceno, maria dos remédios nunes da costa |
| AS NOVAS SUPERFÍCIES DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | |
| Margarete Nunes, Wendell Fiori de Faria, Maria de Fátima Ferreira de Oliveira Rosilho, Tatiane Castro dos Santos |
Alfabetização e formação inicial e continuada de professores
| CÍRCULO DE LEITURA: a literatura na formação de docentes da Educação Básica | |
| Eliana Guimarães Almeida, Patrícia Barros Soares Batista, Kely Cristina Nogueira Souto, Beatriz Iva de Sales |
| A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES E A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO ALFA EM AÇÃO NO MUNICÍPIO DE MARITUBA | |
| Naelen Nunes dos Santos, Daniela de Nazaré Alfaia Nascimento, Luiz Augusto Soares Mendes |
Alfabetização e modos de aprender e de ensinar
| AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE IMPERATRIZ/MARANHÃO: Problematizações do contexto escolar. | |
| professora Sousa NASCIMENTO |
| BRINCADEIRA E LINGUAGEM ESCRITA: como se articulam na Educação Infantil? | |
| Maiara vieira da silva, Jaíne Lorivânia Neckel da Silva, Marineiva Moro Campos de Oliveira |
| O PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO: escrita significativa e desenvolvimento cultural. | |
| Pollyanna Garcia Geraldo Fecchi, Ana Lúcia Horta Nogueira |
| Práticas de letramentos: um fenômeno plural presente no Ensino Fundamental? | |
| Leticia Bitencourt Bianchi, Francinilda de Sousa Nascimento, Darlize Teixeira de Mello |
Alfabetização e pandemia: desafios, aprendizados e perspectivas
| PARCERIA UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA NO CAMPO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: tecendo caminhos em busca de garantir o direito a leitura e escrita de alunos da Educação Básica nas escolas públicas no município de São Gonçalo/RJ. | |
| Michele Barreto Nunes |
| “EU FIQUEI COM SAUDADE PORQUE A MINHA MÃE QUE ME ENSINAVA AS COISAS”: perspectiva das crianças em processo de alfabetização durante a pandemia | |
| Jéssica Castrto Nogueira, Janete Teixeira de Lyra, Zena Winona Eisenberg |
| PANDEMIA E ALFABETIZAÇÃO: uma análise das práticas dos/as alfabetizadores/as no Piauí | |
| Ana Christina de Sousa Damasceno, MARIA DOS REMÉDIOS NUNES DA COSTA |
| REFLEXÕES SOBRE A ROTINA ESCOLAR NO RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL SOB O OLHAR DE QUATRO PROFESSORAS ALFABETIZADORAS | |
| Juliane de Oliveira Alves Silveira, Gabriela Medeiros Nogueira |