Alfabetização e políticas públicas
POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA): diálogos sobre a formação docente | |
Fernanda Duarte Araújo Silva, Glaucia Signorelli de Queiroz Gonçalves |
“POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA)” E O SILENCIAMENTO DO LETRAMENTO | |
Darlize Teixeira de Mello, Bruna Bissolotti Disegna, Bárbara dos Santos Alves |
CURSO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOCENTE TEMPO DE APRENDER E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: O QUE ESTE “TEMPO” SUGERE? | |
Bárbara Santos Alves |
AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO: a potencialidade discursiva dos dados e das limitações de uma avaliação em larga escala | |
Dhietelly Morghana Almeida Santos, Marina Prestes Silva, Renata Sperrhake |
A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA REDE MUNICIPAL: retrocesso e resistência docente | |
Gilceane Caetano Porto, Mauro Augusto Burkert Del Pino, Giovanna Allegretti, Fernanda Arndt Mesenburg, João Carlos Roedel Hirdes, Eugênia Antunes Dias, Annelise Costa de Jesus |
NARRATIVAS DOCENTES SOBRE POLÍTICAS CURRICULARES E ALFABETIZAÇÃO: reflexões possíveis e mudanças necessárias | |
Débora Ortiz de Leão, Helenise Sangoi Antunes, Priscila Michelon Giovelli, Liliane Goreti Portinho Cruz, Thaieni Mazetto Costa |
REFLEXÕES SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: O currículo como revés e a ideia de qualidade na educação | |
Nataly da Costa Afonso, Jade Juliane Dias |
ANÁLISE DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR À LUZ DE FREIRE | |
Tácyla Agum Theotonio de Lima |
EM TEMPOS DE REAPRENDER O MÉTODO FÔNICO — ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO | |
Ramona Graciela Alves de Melo Kappi |
AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO: RESULTADOS DO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO DA CIDADE INDUSTRIAL DE CURITIBA | |
RAQUEL ANGELI |
Alfabetização, diversidades e inclusão
A ALFABETIZAÇÃO OKOTẼVẼ JA VY’A: contrastes, conflitos e necessidades | |
Roselete Fagundes Aviz, Joana Vangelista Mongelo |
INCLUSÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: explorando possibilidades de expressão linguística verbal | |
Sandra dos Santos Andrade, Clarice Salete Traversisini, Marília Forgearini Nunes |
A representação das culturas afro-brasileiras nos livros didáticos de alfabetização: ausências e silenciamentos de um conteúdo de ensino | |
Andrea Cristina Ulisses de Jesus, Danela Perri Bandeira, Moacir Gomes Almeida, Isabella Xavier do Valle, Maria Betânia Pereira Santos, Ana Luisa de Oliveira Miranda |
Alfabetização e infância
CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS ACERCA DA ABORDAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Ana Paula de Jesus Capistrano, Liane Araujo |
SEMEANDO LETRAS E COLHENDO PRÁTICAS: uma experiência pedagógica e literária com uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental | |
Maria do Carmo Amorim Vieira, Paula Costa Pereira de S Thiago |
O USO DO LIVRO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: quais implicações para o ensino da leitura e da escrita? | |
Renata Adjaína Silva de Araujo, Alexsandro da Silva |
Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos
EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: encontros e desencontros | |
Nakita Ani Guckert Marquez, Dalva Maria Alves Godoy |
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS: INTERAÇÕES E CONEXÕES | |
MARIA EURÁCIA BARRETO DE ANDRADE, SINEIDE CERQUEIRA ESTRELA |
Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens
PROCESSOS EDUCATIVOS DE ALFABETIZAÇÃO EM JOGOS DIGITAIS: análise de um aplicativo para dispositivos móveis na perspectiva da alfabetização integral | |
Thiago RIBEIRO Alves |
A construção de uma brinquedoteca virtual: contribuição de jogos e brincadeiras interdisciplinares para o processo de alfabetização | |
Daniele Lira, Andressa Folly, Juliana Araújo, Marcela Medeiros, Cristina Freund, Nathália Cotrim, Tatiana Maillard, Jéssica Souza, Agnes Saide, Pedro Matos, Luciene Cerdas |
CULTURA ESCRITA DIGITAL E A PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS COM CRIANÇAS EM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL | |
Íris Freua Assumpção, Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Mônica Daisy Vieira Araújo |
JOGOS VIRTUAIS DE ORTOGRAFIA: um recurso viável? | |
Tarciana Pereira da Silva Almeida |
LEITURA E ESCRITA EM AMBIENTES DIGITAIS: o caso de uma turma de alfabetização no contexto da pandemia da COVID 19 | |
Ana Caroline Almeida, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo |
Alfabetização e formação inicial e continuada de professores
O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA E A FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL | |
Manuella Sampaio Alves |
PROFESSORES ALFABETIZADORES E FORMA(TA)ÇÃO CONTINUADA: (im)possibilidades de autoria | |
Letícia Moraes Esposto, Filomena Elaine Paiva Assolini |
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PIBID/UFMG | |
Yasmim Alves Rezende, Daniela Freitas Brito Montuani, Simone Regina Pinto Pereira, Ana Clara Oliveira Carmo, Emanuelle Ferreira, Izadora Matos de Souza, Júlia Cristina Souza Trindade, Natália Maria Avelino |
FORMAÇÃO DOCENTE E ALFABETIZAÇÃO: Laboratório de Acervos e Práticas (LAP) | |
Liane Castro de Araujo |
O PNAIC E A FORMAÇÃO REFLEXIVA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES | |
Maria Aparecida Valentim Afonso |
LITERATURA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: impactos do Pibid e do RP na formação inicial de professores | |
Kenia Adriana de Aquino, Isa Mara Colombo Scarlati Domingues |
DIÁLOGOS ENTRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JUAZEIRO – BA E A INTERDISCIPLINARIDADE: sentidos no saber e fazer pedagógico | |
Geisa Gabrielle Santos, Paulo Cesar Marques de Andrade Santos |
Alfabetização e modos de aprender e de ensinar
DIREITOS DAS CRIANÇAS: Garantindo aprendizagens no processo de alfabetização | |
Sérgio Renato Pinto, Walter Silva Braga, Luiza Pereira Silva, Márcia Cristina Nascimento da Silva, Wilson Oliveira Andrade |
O CENÁRIO PANORÂMICO DAS PESQUISAS EM ALFABETIZAÇÃO INSERIDO NO CONTEXTO DA PERSPECTIVA DISCURSIVA ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2019 | |
Camila Besen Koch, Maria Aparecida Lapa de Aguiar |
BRINCAR COM CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Para a ampliação do repertório de práticas pedagógicas intencionais | |
Adriély Lopes, Maria Eduarda Fernanda dos Santos de Fraga, Wagner Ferreira Angelo |
CONCEPÇÕES DE LEITURA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES E SUAS IMPLICAÇÕES PARA SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | |
FILOMENA ELAINE PAIVA ASSOLINI |
PRODUZINDO TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO: o caso de uma turma de 2º ano | |
Ana Caroline Almeida |
ESPAÇO DE EXPLICAÇÃO: escrita de definição de palavras durante a alfabetização | |
Eliana Guimarães Almeida, Clenice Griffo |
INVENTAR PALAVRAS É RECRIAR O MUNDO: Ludicidade no processo de alfabetização e construção de sentidos | |
Hebe Duarte Andrade Maluf Resende |
Alfabetização e ensino remoto: desafios, aprendizados e perspectivas
ATIVIDADES AVALIATIVAS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: desafios e (im)possibilidades à prática do alfabetizador | |
Aline Gasparini Zacharias Carolino, Tatiana Andrade Fernandes de Lucca, Andréia Osti |
“DA LISENSA EU TO COMENDO POLVILIO”: (Re)pensando o currículo da alfabetização pela tela | |
BONNIE AXER, Yasmin de Barros Oliveira |
A avaliação da alfabetização no contexto do ensino remoto: uma análise a partir dos grupos focais da pesquisa Alfabetização em Rede | |
Luciana Piccoli, Renata Sperrhake, Sandra dos Santos Andrade |
A ATUAÇÃO DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA EXPERIÊNCIA INUSITADA DO ENSINO REMOTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Maria José Barbosa, Alexandre de Paiva Nepumuceno, Aurinete Alves Nogueira, Elizangela Silva Mesquita, Francisca Regiane S. de Sousa, Henriqueta Rocha de Abreu, Lara Ronise de Negreiros P. Scipião |
Itinerários de alfabetização em tempos de pandemia | |
Caroline Brandelli Garziera, Mariana de Souza Arieta |
O SARAU LITERÁRIO a literatura infantil na formação de professores no PIBID | |
Luciene Cerdas, Cristina Spolidoro Freund, Agnes de Oliveira Saide, Andressa Folly Fonseca, Jéssica Cristina Santos Souza, Juliana Bento de Araújo, Marcela Oliveira de Medeiros, Nathália Pereira dos Santos Cotrim, Pedro Matos dos Santos, Tatiana Borges Amado Maillard, Daniela Sueira de Lima |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO REMOTO: dificuldades e possibilidades | |
Josilene da Silva Augusto, Anamaria Santana da Silva |
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19: o que revelam docentes de uma escola pública do Distrito Federal? | |
Lucineide Alves Batista Lobo, Solange Alves de Oliveira Mendes |
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO NA ESCOLA PÚBLICA: percepções e possibilidades vivenciadas por professores de escolas públicas | |
Helena Cristina da Cruz Ruiz, Neusa Banhara Ambrosetti |
O IMPACTO DA PANDEMIA DO COVID-19 NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS: reflexões sobre o vivido | |
Manuella Sampaio Alves, Mônica Teresinha Marçal |
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NAS TURMAS 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2020 E 2021: construindo trajetórias possíveis | |
Rita de Cássia Barros de Freitas Araujo, Andreia Alvim Bellotti, Simone Ribeiro, Alesandra Maia Lima Alves |
REFLEXÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO: do planejamento à prática pedagógica virtual | |
Aurinete Alves Nogueira, Aleandra de Paiva Nepomuceno, Francisca Regiane Sabino de Sousa, Karla Kamille Costa de Oliveira Fonteles, Michelly Matos Araújo |
CIRANDA DA LEITURA EM MEIO VIRTUAL: o real, o possível, e o surpreendente nos cotidianos dos encontros virtuais | |
Alessandra Nascimento Santos Moraes, Simone Alencastre |
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID 19: Estratégias governamentais e táticas das professoras alfabetizadoras em Minas Gerais | |
Ana Caroline Almeida, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo |
MEMÓRIAS DA/NA QUARENTENA: vislumbrando a autoria na escrita em sala de aula virtual | |
Cláudia Cristina ANDRADE, Beatriz Donda |
O ENSINO REMOTO EM UMA REDE MUNICIPAL: desafios e resistências | |
Mauro Augusto Burkert Del Pino, Gilceane Caetano Porto, Eugênia Antunes Dias, Annelise Costa de Jesus, Giovanna Allegretti, Fernanda Arndt Mesenburg, João Carlos Roedel Hirdes, Leticia Gabrieli Vivian Garcia |
PARCERIA DA FAMÍLIA NO TRABALHO REMOTO COM CRIANÇAS ALFABETIZANDAS: APORTES TEÓRICOS FREIRIANOS E CONVÊRGENCIAS | |
Margarete Nunes, Maria das Graças de Araújo, Escilda Manique Barreto Mesquita |