Alfabetização e políticas públicas
RELATÓRIOS DE MONITORAMENTO GLOBAL DA EDUCAÇÃO/UNESCO: lições sobre alfabetização | |
Izabel Cristina Costa de Faria, Amélia Escotto do Amaral Ribeiro |
ESTUDO SOBRE O PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS: O QUE DIZEM OS SUJEITOS DESSA AÇÃO? | |
Maély Estefania Ruth Monteiro Barbosa, Giovanna Rodrigues Cabral, Ilsa do Carmo Vieira Goulart |
RELATÓRIOS DE MONITORAMENTO GLOBAL DA EDUCAÇÃO/UNESCO: lições sobre alfabetização | |
Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Izabel Cristina Costa de Faria |
LIVROS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA: políticas públicas e a questão da qualidade | |
Mônica Correia Baptista, Mariana Parreira Lara do Amaral, Camila Souza Petrovitch |
NARRATIVAS DOCENTES SOBRE POLÍTICAS CURRICULARES E ALFABETIZAÇÃO: reflexões possíveis e mudanças necessárias | |
Débora Ortiz de Leão, Helenise Sangoi Antunes, Priscila Michelon Giovelli, Liliane Goreti Portinho Cruz, Thaieni Mazetto Costa |
Alfabetização, diversidades e inclusão
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: o projeto de ensino “Áfricas e Eu” | |
Maria Carolina da Silva Caldeira, Patrícia Barros Soares Batista, Ruana Priscila da Silva Brito |
O Ensino De Língua Portuguesa No Contexto De Pandemia: limites e possibilidade de uma prática inclusiva | |
Viviane Gislaine Caetano |
TRABALHO EDUCATIVO JUNTO ÀS PESSOAS QUE POSSUEM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EJA | |
Viviane Gislaine Caetano |
O ENSINO REMOTO PARA ALUNOS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: inclusão x exclusão | |
Soraya Gonçalves Celestino da silva, Fábia Souza de Sena, Evangelina Maria Brito de Faria |
LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA PARA ALUNOS SURDOS NA PANDEMIA DO COVID-19: análise de vídeos no YouTube | PDF () PDF |
Tatiane Felix Guimarães, Hector Renan da Silveira Calixto, Fabienne Valença da Rocha |
Alfabetização e infância
SEMEANDO LETRAS E COLHENDO PRÁTICAS: uma experiência pedagógica e literária com uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental | |
Maria do Carmo Amorim Vieira, Paula Costa Pereira de S Thiago |
A BRINCADEIRA COMO A ATIVIDADE DE ESTUDO: primeiras aproximações com a teoria histórico-cultural | |
Taizani Nunes Costa, Regina Aparecida Marques de Souza |
A LINGUAGEM ESCRITA DESTITUÍDA DO DESEJO DE EXPRESSÃO: implicações para a formação do/a pequeno/a leitor/a e produtor/a de texto | |
Daniela Barbosa Santos, Joelma Reis Correia, Edith Maria Batista Ferreira |
Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos
A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS a alfabetização na perspectiva do letramento | |
Adriana Regina Sanceverino, Cenira Rosa Cechin |
ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: constituições brasileiras em debate | |
Lourival José Martins Filho, Deisi Cord |
DA ESCURIDÃO PARA A LUZ: um sonho | |
Ivaldir Donizettti Donizetti Chagas |
A PANDEMIA E O PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEF 1 - UFMG) EM CASA | |
Ana Clara Oliveira Carmo, Francisca Izabel Pereira Maciel, Gabriela Leite Burgarelli, Maíra Pilz Fidelis, Rute Silva de Oliveira |
Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens
A MEDIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA DURANTE A PANDEMIA: como ler para as crianças no ensino remoto? | |
LEONARDO - CAPRA, LEONARDO CAPRA |
A construção de uma brinquedoteca virtual: contribuição de jogos e brincadeiras interdisciplinares para o processo de alfabetização | |
Daniele Lira, Andressa Folly, Juliana Araújo, Marcela Medeiros, Cristina Freund, Nathália Cotrim, Tatiana Maillard, Jéssica Souza, Agnes Saide, Pedro Matos, Luciene Cerdas |
HISTÓRIAS QUE NAVEGAM NO YOUTUBE: uma ação de incentivo à leitura em tempos de pandemia | |
Barbara Cordeiro Borges, Gabriela Medeiros Nogueira, Carolina dos Santos Espíndola, Carmen Regina Gonçalves Ferreira, Janaína Soares Martins Lapuente |
TENDÊNCIAS DE PRÁTICAS DE LEITURA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO | |
Tania Tuchtenhagen Clarindo |
Alfabetização e formação inicial e continuada de professores
EXPERIÊNCIA INOVADORA EM ALFABETIZAÇÃO NO NORDESTE | |
Leonor Scliar Cabral, Rosiene Omena Bispo, Silvania Santana dos Santos |
MULTILETRAR PARA ALFABETIZAR NA PANDEMIA: desafios e possibilidades na iniciação à docência | |
Rute da Silva, Simone Ballmann Campos, Izabel Cristina da Rosa Gomes dos Santos |
DO ALFABETIZAR AO ALFABETIZAR LETRANDO: UM SALTO QUALITATIVO | |
Claudia Pereira Gomes, Cristina Sales Cruz |
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PIBID/UFMG | |
Yasmim Alves Rezende, Daniela Freitas Brito Montuani, Simone Regina Pinto Pereira, Ana Clara Oliveira Carmo, Emanuelle Ferreira, Izadora Matos de Souza, Júlia Cristina Souza Trindade, Natália Maria Avelino |
DIÁLOGOS CONSTRUÍDOS COM PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: quem ensina e quem aprende com o ensino remoto? | |
Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Giovanna Rodrigues Cabral |
FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPO DE PANDEMIA: as lives e a polissemia sobre avaliação diagnóstica para alfabetização escolar | |
Elaine Constant Constant Pereira de Souza, Jefferson Willian Willian Silva da Conceição, Vanessa Soares Soares Soares |
PRÁTICAS COM GÊNEROS TEXTUAIS EM RELATOS DE PROFESSORES PARTICIPANTES DA FORMAÇÃO SOMA - PB | |
Fábia Sousa de Sena, Jocielle Sousa de Alfredo, Soraya Gonçalves Celestino da Silva, Rubeny Ramalho dos Santos, Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante |
REFLEXÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO NAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
DIEGO CAMARA DE LIMA, Shirleide Pereira da Silva Cruz |
A FORMAÇÃO INICIAL DO ALFABETIZADOR: percursos de um projeto de extensão | |
LILIAM CRISTINA CALDEIRA |
A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A): breves reflexões sobre a práxis pedagógica | |
Fabíola Cardoso Cecchetti, Jilvania Lima dos Santos Bazzo |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INCIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: a formação inicial diante de novos desafios | |
EVERTON VIEIRA RIBEIRO, Kerlly Pires Costa Sousa |
FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DO PNAIC: a experiência da Universidade do Estado de Minas Gerais | |
Maria do Carmo Assunção de Oliveira, LÍLIAN SIPOLI CAÑETE |
Alfabetização e modos de aprender e de ensinar
AÇÃO DOCENTE E O TRATAMENTO DA HETEROGENEIDADE DE NÍVEIS DE CONHECIMENTO | |
Amanda Carla Nascimento Cavalcanti, Dayane Marques Silva, Telma Ferraz Leal |
ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E LETRAMENTO MATEMÁTICO: uma reflexão acerca do ensino-aprendizagem | |
Warlen Silva da Cruz, Francisco Pereira Smith Junior, Ana Paula Vieira e Souza |
A FLUTUAÇÃO NO REGISTRO ORTOGRÁFICO DE PALAVRAS: marcas da heterogeneidade da produção enunciativa infantil | |
Cristiane Carneiro Capristano, Adriane Karine Mariano ANICIAS Mariano ANICIAS |
O SOLDADINHO DE CHUMBO E A BAILARINA NO 4º ANO: a constituição de crianças leitoras e autoras apaixonadas | |
Mônica Regina dos Santos, Bárbara Cortella Pereira de Oliveira |
UMA ESCUTA SENSÍVEL SOBRE A CONCEPÇÃO DO ATO DO ATO DE LER POR CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Joelma Reis Correia, Edith Maria Batista Ferreira |
O SUPORTE TEXTUAL JORNAL E AS IMPLICAÇÕES DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Karine Viegas Carvalho |
Alfabetização e as condições materiais e pessoais de ensinar em contextos diversos
Mestranda em Educação. Graduada em Pedagogia. | |
Camila Moura Costa |
Os espaços de leitura na Educação Infantil: o direito a qualidade | |
Eliana Crepaldi Crepaldi Santos |
Alfabetização e ensino remoto: desafios, aprendizados e perspectivas
ENSINO REMOTO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE: desamparo e responsabilização de professoras alfabetizadoras durante a pandemia de covid-19 | |
Patrícia Camini, Alice Teixeira de Freitas |
OS DESAFIOS NOS MODOS DE ENSINAR E DE APRENDER EM TEMPOS DE PANDEMIA | |
Ana Karina Lopes de Sousa Carneiro, Douglas Almeida de Oliveira, Maria Josefina Ferreira da Silva |
A IMPLEMENTAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS SP E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A PROFISSIONALIDADE DA PROFESSORA ALFABETIZADORA | |
Vania Lizie da Silva Lima, Milka Helena Carrilho Slavez |
Temas emergentes na educação e seu uso como facilitador da aprendizagem | |
Larissa Cruz |
O SARAU LITERÁRIO a literatura infantil na formação de professores no PIBID | |
Luciene Cerdas, Cristina Spolidoro Freund, Agnes de Oliveira Saide, Andressa Folly Fonseca, Jéssica Cristina Santos Souza, Juliana Bento de Araújo, Marcela Oliveira de Medeiros, Nathália Pereira dos Santos Cotrim, Pedro Matos dos Santos, Tatiana Borges Amado Maillard, Daniela Sueira de Lima |
Desafios da prática docente na alfabetização em contexto fronteiriço de Corumbá-MS | |
Kamile Frias Claros, Márcia Regina do Nascimento Sambugari |
LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: desafios para a construção de um projeto de extensão em tempos de pandemia | |
Maria José Francisco Souza, Daniela Freitas Brito Montuani, Gabrielle de Aguilar Magnani, Ingrid Stefane da Costa, Emanuelle Caroline Lima Ferreira |
EXPERIÊNCIAS DISCURSIVAS COM A LITERATURA INFANTIL NO ENSINO REMOTO: (im) possibilidades de leitura literária em espaços não-presenciais | |
Thaís Rodrigues Carlos |
ANÁLISE DO DIAGNÓSTICO DE LEITURA E DE ESCRITA DE CRIANÇAS MATRICULADAS EM UMA TURMA DO 1º/2º ANOS NO CONTEXTO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL-ERE | |
Layla Rocha Castro, Márcia Gonçalves de Jesus, Nandyara Souza Santos Sampaio |
ALFABETIZAÇÃO EM CURSO: uma proposta de interação e formação de alfabetizadores | |
Maria Cristina Corais |
SALA DE AULA INVERTIDA: uma experiência de ensino com estudantes dos anos iniciais no ensino remoto em uma escola pública do Distrito Federal, o caso Flor de Mel | |
Cília Cardoso Rodrigues da Silva, Suene Marques Costa |
Template
Template para submissão de trabalhos ao V CONBALF | Template |
V Conbalf |