Alfabetização e políticas públicas
| POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA): diálogos sobre a formação docente | |
| Fernanda Duarte Araújo Silva, Glaucia Signorelli de Queiroz Gonçalves |
| A Alfabetização de Crianças No Brasil e o Ods4: Alguns Apontamentos | |
| Alcione Aparecida de Azevedo |
| “POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA)” E O SILENCIAMENTO DO LETRAMENTO | |
| Darlize Teixeira de Mello, Bruna Bissolotti Disegna, Bárbara dos Santos Alves |
| DIRETRIZES E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO: Plano Nacional de Educação, Base Nacional Comum Curricular e a Política Nacional de Alfabetização | |
| VIVIENE DE PAULO DE MELO |
| A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA REDE MUNICIPAL: retrocesso e resistência docente | |
| Gilceane Caetano Porto, Mauro Augusto Burkert Del Pino, Giovanna Allegretti, Fernanda Arndt Mesenburg, João Carlos Roedel Hirdes, Eugênia Antunes Dias, Annelise Costa de Jesus |
| MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO APROVADO PELO PNLD (2007 – 2016): um estudo sobre o ensino do sistema de escrita alfabética | |
| Risocleide Aparecida Maria Da Silva, Alexsandro Da Silva |
| O PNLD E OS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO: algumas reflexões | |
| Helena Santiago de Sant Anna, Taiane Passos da Silva, Andréa Pessôa dos Santos |
| REFLEXÕES SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: O currículo como revés e a ideia de qualidade na educação | |
| Nataly da Costa Afonso, Jade Juliane Dias |
| PROVINHA BRASIL, UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE AVALIAÇÃO PARA ALFABETIZAÇÃO: o que sabem e pensam os professores alfabetizadores de Camaragibe? | |
| Simone Lindolfo da Silva |
| PROVINHA BRASIL, UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE AVALIAÇÃO PARA ALFABETIZAÇÃO: o que sabem e pensam os professores alfabetizadores de Camaragibe? | |
| Simone Lindolfo da Silva |
Alfabetização e história
| “Tudo está em tudo”: o desafio da Panecástica na alfabetização no Brasil. | |
| SUZANA LOPES DE ALBUQUERQUE |
| A ESCOLA NOVA E OS TESTES ABC DE LOUENÇO FILHO | |
| MARIA ADRIANE DA SILVA BARROZO |
| ALFABETIZAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL: entre histórias e memórias | |
| Terezinha Bazé de Lima, REGINA APARECIDA MARQUES DE SOUZA, Rozemeiry dos Santos Marques Moreira, Alan Silus |
Alfabetização, diversidades e inclusão
| JOGAFRICANDO: o jogo e a arte em prol da alfabetização, numeramento e produção artístico-textual. | |
| Renata Jurema Vieira, Alan Alex de Souza Silva, Anderson Palmela Machado, Glória da Penha Candido Martins, Milena Mansim, Rayane do Prado Gomes da Silva, Alexandre Euzébio Torres |
| Professor, Monitor e Aluno com Deficiência Intelectual: interações necessárias | |
| MÔNICA MENIN MARTINS, MARIA LÚCIA SUZIGAN DRAGONE |
| A construção das escritas (in)visíveis no diálogo com alunos(as)do Projeto de Correção de Fluxo idade-série | |
| Simone Andrade D'Oliveira |
| O ENSINO REMOTO PARA ALUNOS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: inclusão x exclusão | |
| Soraya Gonçalves Celestino da silva, Fábia Souza de Sena, Evangelina Maria Brito de Faria |
| A representação das culturas afro-brasileiras nos livros didáticos de alfabetização: ausências e silenciamentos de um conteúdo de ensino | |
| Andrea Cristina Ulisses de Jesus, Danela Perri Bandeira, Moacir Gomes Almeida, Isabella Xavier do Valle, Maria Betânia Pereira Santos, Ana Luisa de Oliveira Miranda |
| PERCURSO DO ENSINO DE LITERATURA NA RPEMG | |
| Ricardo Pinto de Paula |
Alfabetização e infância
| “O DIREITO DAS CRIANÇAS É FAZER COISAS IMPORTANTES”: o trabalho com a linguagem verbal na Educação Infantil | |
| Adriana Santos da Mata, ALESSANDRA GUIMARÃES RODRIGUES |
| ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Concepções e práticas em debate | |
| Adriana Santos da Mata, ANA CRISTINA CORRêA FERNANDES, ANDRÉA RELVA DA FONTE |
| LINGUAGEM ESCRITA PARA CRIANÇAS PEQUENAS: cartas abertas para o mundo. | |
| MARINA VIEIRA DE OLIVEIRA, douglas almeida de oliveira, SELMA COSTA PENA |
| CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS ACERCA DA ABORDAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Ana Paula de Jesus Capistrano, Liane Araujo |
| PRÁTICAS DA CRIANÇA PARTICIPANTE E A ESCUTA DOCENTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO | |
| Queila Cristina de Oliveira |
| LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a experiência da palavra no espaço | |
| Lilane Maria de Moura Chagas, Caroline Machado |
| A ESCOLA, FAMÍLIA E EXTREMA POBREZA | |
| Maria Dorotéa Costa de Oliveira |
Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos
| “AINDA NÃO”: Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos, Tecnologias e Suas Implicações no Processo de Aprendizagem | |
| Wanderléa Pereira Damásio Maurício |
Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens
| A apropriação do sistema notacional alfabético por crianças da EMEB Silva Freire: um processo de escuta e interação | |
| Rosa Maria de Albuquerque |
| O papel do livro infantil no processo de alfabetização: a leitura e a escrita como apropriação e construção de sentidos | |
| Gabriele Damin de Souza, Fabiana Giovani |
| O USO DO APLUCATIVO EDU EDU NO PROCESSO DE ALFABETIZACAO: CONTRIBUIÇÕES E ENTRAVES | |
| Esther Meireles Do Nascimento |
| “EU APRENDI A LER NO GOOGLE”: um relato sobre o uso de rotações por estação no ciclo de alfabetização | |
| Nara Meurely Moraes Ferreira, Elaine Vieira de Almeida |
| APRENDIZAGEM MÓVEL: reflexões sobre alfaletrar | |
| Maria Alice Junqueira de Almeida |
| APRENDIZAGEM MÓVEL: reflexões sobre alfaletrar | |
| Maria Alice Junqueira de Almeida, Maria Alice Junqueira de Almeida |
| A LITERATURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: análises de uma experiência | |
| MARIA APARECIDA DE AGUIAR DEMARIA |
| HISTÓRIAS QUE NAVEGAM NO YOUTUBE: uma ação de incentivo à leitura em tempos de pandemia | |
| Barbara Cordeiro Borges, Gabriela Medeiros Nogueira, Carolina dos Santos Espíndola, Carmen Regina Gonçalves Ferreira, Janaína Soares Martins Lapuente |
| ACERVOS DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o que contam as pesquisas? | |
| Úrsula Gabriela Dantas de Menezes, Denise Maria de Carvalho Lopes |
| LEITURA E ESCRITA: recursos para o processo de alfabetização | |
| ECIONE FELIX DE LIMA, YZYNYA SILVA REZENDE MACHADO |
Alfabetização e formação inicial e continuada de professores
| DOCÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: da construção à mobilização de saberes | |
| Francicleide Cesário de Oliveira |
| ESCUTA DAS TRAJETÓRIAS DOCENTES EM CLASSES MULTISSERIADAS EM DIÁLOGO COM A ALFABETIZAÇÃO | |
| Priscila Michelon Giovelli, Helenise Sangoi Antunes, Juliana da Rosa Ribas, Liliane Goreti Portinho Ortiz, Thaieni Mazetto Costa |
| ALFABETIZAÇÃO COMPREENDIDA ENQUANTO PRÁTICA DISCURSIVA | |
| Angela Rita Christofolo de Mello |
| EXPERIÊNCIA INOVADORA EM ALFABETIZAÇÃO NO NORDESTE | |
| Leonor Scliar Cabral, Rosiene Omena Bispo, Silvania Santana dos Santos |
| PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP): teoria e prática na formação de Rede para saberes profissionais da docência | |
| Wanderléa Pereira Damásio Maurício, Lourival José Martins Filho |
| PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PIBID/UFMG | |
| Yasmim Alves Rezende, Daniela Freitas Brito Montuani, Simone Regina Pinto Pereira, Ana Clara Oliveira Carmo, Emanuelle Ferreira, Izadora Matos de Souza, Júlia Cristina Souza Trindade, Natália Maria Avelino |
| A formação linguística da professora alfabetizadora | |
| Grasiela de Oliveira Darski, Maria Aparecida Lapa de Aguiar |
| ALFABETIZAÇÃO NO ACRE: cenários, desafios e perspectivas da/para a formação dos professores e práticas escolares | |
| Tatiane Castro dos Santos |
| PROGRAMA MAIS FORMAÇÃO DOCENTE: experiências de alfabetização multifacetada no ensino remoto | |
| Dedilene Alves de Jesus |
| PRÁTICAS COM GÊNEROS TEXTUAIS EM RELATOS DE PROFESSORES PARTICIPANTES DA FORMAÇÃO SOMA - PB | |
| Fábia Sousa de Sena, Jocielle Sousa de Alfredo, Soraya Gonçalves Celestino da Silva, Rubeny Ramalho dos Santos, Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante |
| OS DESAFIOS DA PRÁTICA DO PLANEJAMENTO DAS AULAS NO COTIDIANO DA ALFABETIZAÇÃO | |
| Paula Pires da Silva, Silvana Maria Bellé Zasso |
| REFLEXÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO NAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| DIEGO CAMARA DE LIMA, Shirleide Pereira da Silva Cruz |
| ALFABETIZAÇÃO BASEADA NA CIÊNCIA: reflexões sobre o curso ABC | |
| Cristiane Perol da Silva |
| LITERATURA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: impactos do Pibid e do RP na formação inicial de professores | |
| Kenia Adriana de Aquino, Isa Mara Colombo Scarlati Domingues |
Alfabetização e modos de aprender e de ensinar
| O Letramento nas Atividades Remotas da Educação Infantil | |
| Priscila da Rosa Lescano Dias, Thaise da Silva |
| APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA DA CRIANÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Tatiane Cigott Figueiredo Moritz, Greice Ferreira da Silva |
| A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE LETRAMENTO PARA O ENSINO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA | |
| FLÁVIA SIMÕES DE MOURA |
| TRAVESSIAS NO ENSINO REMOTO: relatos sobre possibilidades e desafios em busca de um processo de alfabetização produtor de sentidos | |
| Marta Patrícia Peixoto Duarte de Deco, Elaine de Barros Manhanini Sampaio |
| TRAJETÓRIAS DE ESCRITA E A DOCÊNCIA: entrelaçando sentidos e práticas no contexto de uma sala de educação infantil | |
| Elaine Vieira de Almeida, Maria Alda de Lavor Freire |
| MÉTODOS PARA ALFABETIZAR: O QUE SABEM E DIZEM OS PROFESSORES ALFABETIZADORES? | |
| Érica Raiane de Santana Galvão, Viviane Caline de Souza Pinheiro, Adriana Cavalcanti dos Santos |
| PLATAFORMAS DIGITAIS EDUCACIONAIS COMO RECURSO PARA A ALFABETIZAÇÃO | |
| Regina Maria da Silva Delduque |
| A PRODUÇÃO ACADÊMICA E CIENTÍFICA SOBRE JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO (2013-2019) | |
| Aline Gomes de Souza, Alexsandro da Silva |
| Alfabetização e Literatura Infantil: um diálogo pai d'égua | |
| Nádia Farias da Silva Pantoja |
Alfabetização e as condições materiais e pessoais de ensinar em contextos diversos
| ORGANIZAÇÃO DE TURMA HOMOGÊNEA: UMA ANÁLISE DAS ANGÚSTIAS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM BAIXO DESEMPENHO | |
| Aparecida Dias de Oliveira Torres |
| PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO NO CAMPO: uma análise da produção acadêmica | |
| Mikelle Nunes de Lima Meneses, Elaine Luciana Sobral Dantas, Denise Maria de Carvalho Lopes |
| A GESTÃO PARTICIPATIVA: O CASO DA ESCOLA FRANCISCO XAVIER EM HORIZONTE-CE | |
| Karla Meneses Farias, Maria Dorotéa Costa de Oliveira |
Alfabetização e ensino remoto: desafios, aprendizados e perspectivas
| A LEITURA E A ESCRITA NO ENSINO REMOTO: relato de experiência com o primeiro ano | |
| Ariane Simão de Souza |
| ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO EM DIFERENTES CONTEXTOS | |
| Danieli Dias da Silva, Tamires Pereira Duarte Goulart |
| RESSIGNIFICANDO O ESPAÇO FÍSICO DA SALA DE LEITURA – NOVAS FORMAS DE LER E INTERPRETAR O TEXTO ESCRITO | |
| Idê Moraes dos Santos, Lilian Gracieli Knoblok Rodrigues |
| TEM ALGUÉM ALFABETIZANDO AQUI?Inquietações de professoras alfabetizadoras frente ao ensino remoto | |
| Magda Dezotti, Patrícia Gonçalves Nery, Welessandra Aparecida Benfica, Daniela Perri Bandeira |
| OS DESAFIOS PARA ALFABETIZAR NO ENSINO REMOTO: A realidade no Sul do Amazonas | |
| Adriana Francisca de Medeiros |
| OS DESAFIOS NOS MODOS DE ENSINAR E DE APRENDER EM TEMPOS DE PANDEMIA | |
| Ana Karina Lopes de Sousa Carneiro, Douglas Almeida de Oliveira, Maria Josefina Ferreira da Silva |
| A IMPLEMENTAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS SP E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A PROFISSIONALIDADE DA PROFESSORA ALFABETIZADORA | |
| Vania Lizie da Silva Lima, Milka Helena Carrilho Slavez |
| JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO: desafios do trabalho pela tela do celular | |
| Maria Alice Junqueira de Almeida |
| ALFABETIZAÇÃO E PANDEMIA: vivências do estàgio supervisionado no ensino remoto | |
| Rejane souza Ribeiro de Cristo, BRUNA SANTOS ROCHA, MASSAI BARRETO LIMA |
| PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO NA ESCOLA PÚBLICA: percepções e possibilidades vivenciadas por professores de escolas públicas | |
| Helena Cristina da Cruz Ruiz, Neusa Banhara Ambrosetti |
| REFLEXÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO: do planejamento à prática pedagógica virtual | |
| Aurinete Alves Nogueira, Aleandra de Paiva Nepomuceno, Francisca Regiane Sabino de Sousa, Karla Kamille Costa de Oliveira Fonteles, Michelly Matos Araújo |
| A PRÁTICA DE PLANEJAMENTO DAS AULAS NO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: os desafios em tempos de pandemia | |
| Silvana Bellé Zasso, ALESSANDRA AMARAL SILVEIRA, Juliane Alves Silveira, Paula Pires da Silva, Milena Severo Estima, Milene Gonzalez Lopez Bandeira |
| ANÁLISE DO DIAGNÓSTICO DE LEITURA E DE ESCRITA DE CRIANÇAS MATRICULADAS EM UMA TURMA DO 1º/2º ANOS NO CONTEXTO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL-ERE | |
| Layla Rocha Castro, Márcia Gonçalves de Jesus, Nandyara Souza Santos Sampaio |
| ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO CONTEXTO DE ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS: fragmentos de uma experiência vivenciada com turma de 1º ano de uma escola pública | |
| Ana Clarissa Gomes de França, Denise Maria de Carvalho Lopes, Elaine Luciana Sobral Dantas |
| MEMÓRIAS DA/NA QUARENTENA: vislumbrando a autoria na escrita em sala de aula virtual | |
| Cláudia Cristina ANDRADE, Beatriz Donda |
| O ENSINO REMOTO EM UMA REDE MUNICIPAL: desafios e resistências | |
| Mauro Augusto Burkert Del Pino, Gilceane Caetano Porto, Eugênia Antunes Dias, Annelise Costa de Jesus, Giovanna Allegretti, Fernanda Arndt Mesenburg, João Carlos Roedel Hirdes, Leticia Gabrieli Vivian Garcia |
| PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NO CONTEXTO PANDÊMICO: sentidos e processos de desenvolvimento e aprendizagem da produção do texto escrito como uma atividade social e cognitiva | |
| Flaviana Demenech |
| ENSINO REMOTO E ALFABETIZAÇÃO: possibilidades de práticas pedagógicas no contexto de pandemia | |
| ANGÉLICA FURTADO DE ALMEIDA, SILVANA DOS SANTOS SILVA |
| O ALFABETIZAR LETRANDO NAS VIDEOAULAS PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma experiência do ensino municipal de Curitiba em 2020 | |
| Vânia Gusmão Dobranski, Ana Lucia Maichak de Gois Santos |
| A EFICÁCIA OU A REMEDIAÇÃO NAS CONDIÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM REMOTAS: o ensino e a aprendizagem na perspectiva dos eixos da apropriação do SEA – Sistema de Escrita Alfabética | |
| Rosemeire Reis Ribeiro da Costa |