Alfabetização e políticas públicas
POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA): diálogos sobre a formação docente | |
Fernanda Duarte Araújo Silva, Glaucia Signorelli de Queiroz Gonçalves |
A Alfabetização de Crianças No Brasil e o Ods4: Alguns Apontamentos | |
Alcione Aparecida de Azevedo |
“POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA)” E O SILENCIAMENTO DO LETRAMENTO | |
Darlize Teixeira de Mello, Bruna Bissolotti Disegna, Bárbara dos Santos Alves |
DIRETRIZES E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO: Plano Nacional de Educação, Base Nacional Comum Curricular e a Política Nacional de Alfabetização | |
VIVIENE DE PAULO DE MELO |
A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA REDE MUNICIPAL: retrocesso e resistência docente | |
Gilceane Caetano Porto, Mauro Augusto Burkert Del Pino, Giovanna Allegretti, Fernanda Arndt Mesenburg, João Carlos Roedel Hirdes, Eugênia Antunes Dias, Annelise Costa de Jesus |
MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO APROVADO PELO PNLD (2007 – 2016): um estudo sobre o ensino do sistema de escrita alfabética | |
Risocleide Aparecida Maria Da Silva, Alexsandro Da Silva |
O PNLD E OS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO: algumas reflexões | |
Helena Santiago de Sant Anna, Taiane Passos da Silva, Andréa Pessôa dos Santos |
REFLEXÕES SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: O currículo como revés e a ideia de qualidade na educação | |
Nataly da Costa Afonso, Jade Juliane Dias |
PROVINHA BRASIL, UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE AVALIAÇÃO PARA ALFABETIZAÇÃO: o que sabem e pensam os professores alfabetizadores de Camaragibe? | |
Simone Lindolfo da Silva |
PROVINHA BRASIL, UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE AVALIAÇÃO PARA ALFABETIZAÇÃO: o que sabem e pensam os professores alfabetizadores de Camaragibe? | |
Simone Lindolfo da Silva |
Alfabetização e história
“Tudo está em tudo”: o desafio da Panecástica na alfabetização no Brasil. | |
SUZANA LOPES DE ALBUQUERQUE |
A ESCOLA NOVA E OS TESTES ABC DE LOUENÇO FILHO | |
MARIA ADRIANE DA SILVA BARROZO |
ALFABETIZAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL: entre histórias e memórias | |
Terezinha Bazé de Lima, REGINA APARECIDA MARQUES DE SOUZA, Rozemeiry dos Santos Marques Moreira, Alan Silus |
Alfabetização, diversidades e inclusão
JOGAFRICANDO: o jogo e a arte em prol da alfabetização, numeramento e produção artístico-textual. | |
Renata Jurema Vieira, Alan Alex de Souza Silva, Anderson Palmela Machado, Glória da Penha Candido Martins, Milena Mansim, Rayane do Prado Gomes da Silva, Alexandre Euzébio Torres |
Professor, Monitor e Aluno com Deficiência Intelectual: interações necessárias | |
MÔNICA MENIN MARTINS, MARIA LÚCIA SUZIGAN DRAGONE |
A construção das escritas (in)visíveis no diálogo com alunos(as)do Projeto de Correção de Fluxo idade-série | |
Simone Andrade D'Oliveira |
O ENSINO REMOTO PARA ALUNOS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: inclusão x exclusão | |
Soraya Gonçalves Celestino da silva, Fábia Souza de Sena, Evangelina Maria Brito de Faria |
A representação das culturas afro-brasileiras nos livros didáticos de alfabetização: ausências e silenciamentos de um conteúdo de ensino | |
Andrea Cristina Ulisses de Jesus, Danela Perri Bandeira, Moacir Gomes Almeida, Isabella Xavier do Valle, Maria Betânia Pereira Santos, Ana Luisa de Oliveira Miranda |
PERCURSO DO ENSINO DE LITERATURA NA RPEMG | |
Ricardo Pinto de Paula |
Alfabetização e infância
“O DIREITO DAS CRIANÇAS É FAZER COISAS IMPORTANTES”: o trabalho com a linguagem verbal na Educação Infantil | |
Adriana Santos da Mata, ALESSANDRA GUIMARÃES RODRIGUES |
ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Concepções e práticas em debate | |
Adriana Santos da Mata, ANA CRISTINA CORRêA FERNANDES, ANDRÉA RELVA DA FONTE |
LINGUAGEM ESCRITA PARA CRIANÇAS PEQUENAS: cartas abertas para o mundo. | |
MARINA VIEIRA DE OLIVEIRA, douglas almeida de oliveira, SELMA COSTA PENA |
CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS ACERCA DA ABORDAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Ana Paula de Jesus Capistrano, Liane Araujo |
PRÁTICAS DA CRIANÇA PARTICIPANTE E A ESCUTA DOCENTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO | |
Queila Cristina de Oliveira |
LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a experiência da palavra no espaço | |
Lilane Maria de Moura Chagas, Caroline Machado |
A ESCOLA, FAMÍLIA E EXTREMA POBREZA | |
Maria Dorotéa Costa de Oliveira |
Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos
“AINDA NÃO”: Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos, Tecnologias e Suas Implicações no Processo de Aprendizagem | |
Wanderléa Pereira Damásio Maurício |
Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens
A apropriação do sistema notacional alfabético por crianças da EMEB Silva Freire: um processo de escuta e interação | |
Rosa Maria de Albuquerque |
O papel do livro infantil no processo de alfabetização: a leitura e a escrita como apropriação e construção de sentidos | |
Gabriele Damin de Souza, Fabiana Giovani |
O USO DO APLUCATIVO EDU EDU NO PROCESSO DE ALFABETIZACAO: CONTRIBUIÇÕES E ENTRAVES | |
Esther Meireles Do Nascimento |
“EU APRENDI A LER NO GOOGLE”: um relato sobre o uso de rotações por estação no ciclo de alfabetização | |
Nara Meurely Moraes Ferreira, Elaine Vieira de Almeida |
APRENDIZAGEM MÓVEL: reflexões sobre alfaletrar | |
Maria Alice Junqueira de Almeida |
APRENDIZAGEM MÓVEL: reflexões sobre alfaletrar | |
Maria Alice Junqueira de Almeida, Maria Alice Junqueira de Almeida |
A LITERATURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: análises de uma experiência | |
MARIA APARECIDA DE AGUIAR DEMARIA |
HISTÓRIAS QUE NAVEGAM NO YOUTUBE: uma ação de incentivo à leitura em tempos de pandemia | |
Barbara Cordeiro Borges, Gabriela Medeiros Nogueira, Carolina dos Santos Espíndola, Carmen Regina Gonçalves Ferreira, Janaína Soares Martins Lapuente |
ACERVOS DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o que contam as pesquisas? | |
Úrsula Gabriela Dantas de Menezes, Denise Maria de Carvalho Lopes |
LEITURA E ESCRITA: recursos para o processo de alfabetização | |
ECIONE FELIX DE LIMA, YZYNYA SILVA REZENDE MACHADO |
Alfabetização e formação inicial e continuada de professores
DOCÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: da construção à mobilização de saberes | |
Francicleide Cesário de Oliveira |
ESCUTA DAS TRAJETÓRIAS DOCENTES EM CLASSES MULTISSERIADAS EM DIÁLOGO COM A ALFABETIZAÇÃO | |
Priscila Michelon Giovelli, Helenise Sangoi Antunes, Juliana da Rosa Ribas, Liliane Goreti Portinho Ortiz, Thaieni Mazetto Costa |
ALFABETIZAÇÃO COMPREENDIDA ENQUANTO PRÁTICA DISCURSIVA | |
Angela Rita Christofolo de Mello |
EXPERIÊNCIA INOVADORA EM ALFABETIZAÇÃO NO NORDESTE | |
Leonor Scliar Cabral, Rosiene Omena Bispo, Silvania Santana dos Santos |
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP): teoria e prática na formação de Rede para saberes profissionais da docência | |
Wanderléa Pereira Damásio Maurício, Lourival José Martins Filho |
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PIBID/UFMG | |
Yasmim Alves Rezende, Daniela Freitas Brito Montuani, Simone Regina Pinto Pereira, Ana Clara Oliveira Carmo, Emanuelle Ferreira, Izadora Matos de Souza, Júlia Cristina Souza Trindade, Natália Maria Avelino |
A formação linguística da professora alfabetizadora | |
Grasiela de Oliveira Darski, Maria Aparecida Lapa de Aguiar |
ALFABETIZAÇÃO NO ACRE: cenários, desafios e perspectivas da/para a formação dos professores e práticas escolares | |
Tatiane Castro dos Santos |
PROGRAMA MAIS FORMAÇÃO DOCENTE: experiências de alfabetização multifacetada no ensino remoto | |
Dedilene Alves de Jesus |
PRÁTICAS COM GÊNEROS TEXTUAIS EM RELATOS DE PROFESSORES PARTICIPANTES DA FORMAÇÃO SOMA - PB | |
Fábia Sousa de Sena, Jocielle Sousa de Alfredo, Soraya Gonçalves Celestino da Silva, Rubeny Ramalho dos Santos, Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante |
OS DESAFIOS DA PRÁTICA DO PLANEJAMENTO DAS AULAS NO COTIDIANO DA ALFABETIZAÇÃO | |
Paula Pires da Silva, Silvana Maria Bellé Zasso |
REFLEXÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO NAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
DIEGO CAMARA DE LIMA, Shirleide Pereira da Silva Cruz |
ALFABETIZAÇÃO BASEADA NA CIÊNCIA: reflexões sobre o curso ABC | |
Cristiane Perol da Silva |
LITERATURA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: impactos do Pibid e do RP na formação inicial de professores | |
Kenia Adriana de Aquino, Isa Mara Colombo Scarlati Domingues |
Alfabetização e modos de aprender e de ensinar
O Letramento nas Atividades Remotas da Educação Infantil | |
Priscila da Rosa Lescano Dias, Thaise da Silva |
APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA DA CRIANÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Tatiane Cigott Figueiredo Moritz, Greice Ferreira da Silva |
A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE LETRAMENTO PARA O ENSINO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA | |
FLÁVIA SIMÕES DE MOURA |
TRAVESSIAS NO ENSINO REMOTO: relatos sobre possibilidades e desafios em busca de um processo de alfabetização produtor de sentidos | |
Marta Patrícia Peixoto Duarte de Deco, Elaine de Barros Manhanini Sampaio |
TRAJETÓRIAS DE ESCRITA E A DOCÊNCIA: entrelaçando sentidos e práticas no contexto de uma sala de educação infantil | |
Elaine Vieira de Almeida, Maria Alda de Lavor Freire |
MÉTODOS PARA ALFABETIZAR: O QUE SABEM E DIZEM OS PROFESSORES ALFABETIZADORES? | |
Érica Raiane de Santana Galvão, Viviane Caline de Souza Pinheiro, Adriana Cavalcanti dos Santos |
PLATAFORMAS DIGITAIS EDUCACIONAIS COMO RECURSO PARA A ALFABETIZAÇÃO | |
Regina Maria da Silva Delduque |
A PRODUÇÃO ACADÊMICA E CIENTÍFICA SOBRE JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO (2013-2019) | |
Aline Gomes de Souza, Alexsandro da Silva |
Alfabetização e Literatura Infantil: um diálogo pai d'égua | |
Nádia Farias da Silva Pantoja |
Alfabetização e as condições materiais e pessoais de ensinar em contextos diversos
ORGANIZAÇÃO DE TURMA HOMOGÊNEA: UMA ANÁLISE DAS ANGÚSTIAS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM BAIXO DESEMPENHO | |
Aparecida Dias de Oliveira Torres |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO NO CAMPO: uma análise da produção acadêmica | |
Mikelle Nunes de Lima Meneses, Elaine Luciana Sobral Dantas, Denise Maria de Carvalho Lopes |
A GESTÃO PARTICIPATIVA: O CASO DA ESCOLA FRANCISCO XAVIER EM HORIZONTE-CE | |
Karla Meneses Farias, Maria Dorotéa Costa de Oliveira |
Alfabetização e ensino remoto: desafios, aprendizados e perspectivas
A LEITURA E A ESCRITA NO ENSINO REMOTO: relato de experiência com o primeiro ano | |
Ariane Simão de Souza |
ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO EM DIFERENTES CONTEXTOS | |
Danieli Dias da Silva, Tamires Pereira Duarte Goulart |
RESSIGNIFICANDO O ESPAÇO FÍSICO DA SALA DE LEITURA – NOVAS FORMAS DE LER E INTERPRETAR O TEXTO ESCRITO | |
Idê Moraes dos Santos, Lilian Gracieli Knoblok Rodrigues |
TEM ALGUÉM ALFABETIZANDO AQUI?Inquietações de professoras alfabetizadoras frente ao ensino remoto | |
Magda Dezotti, Patrícia Gonçalves Nery, Welessandra Aparecida Benfica, Daniela Perri Bandeira |
OS DESAFIOS PARA ALFABETIZAR NO ENSINO REMOTO: A realidade no Sul do Amazonas | |
Adriana Francisca de Medeiros |
OS DESAFIOS NOS MODOS DE ENSINAR E DE APRENDER EM TEMPOS DE PANDEMIA | |
Ana Karina Lopes de Sousa Carneiro, Douglas Almeida de Oliveira, Maria Josefina Ferreira da Silva |
A IMPLEMENTAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS SP E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A PROFISSIONALIDADE DA PROFESSORA ALFABETIZADORA | |
Vania Lizie da Silva Lima, Milka Helena Carrilho Slavez |
JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO: desafios do trabalho pela tela do celular | |
Maria Alice Junqueira de Almeida |
ALFABETIZAÇÃO E PANDEMIA: vivências do estàgio supervisionado no ensino remoto | |
Rejane souza Ribeiro de Cristo, BRUNA SANTOS ROCHA, MASSAI BARRETO LIMA |
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO NA ESCOLA PÚBLICA: percepções e possibilidades vivenciadas por professores de escolas públicas | |
Helena Cristina da Cruz Ruiz, Neusa Banhara Ambrosetti |
REFLEXÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO: do planejamento à prática pedagógica virtual | |
Aurinete Alves Nogueira, Aleandra de Paiva Nepomuceno, Francisca Regiane Sabino de Sousa, Karla Kamille Costa de Oliveira Fonteles, Michelly Matos Araújo |
A PRÁTICA DE PLANEJAMENTO DAS AULAS NO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: os desafios em tempos de pandemia | |
Silvana Bellé Zasso, ALESSANDRA AMARAL SILVEIRA, Juliane Alves Silveira, Paula Pires da Silva, Milena Severo Estima, Milene Gonzalez Lopez Bandeira |
ANÁLISE DO DIAGNÓSTICO DE LEITURA E DE ESCRITA DE CRIANÇAS MATRICULADAS EM UMA TURMA DO 1º/2º ANOS NO CONTEXTO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL-ERE | |
Layla Rocha Castro, Márcia Gonçalves de Jesus, Nandyara Souza Santos Sampaio |
ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO CONTEXTO DE ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS: fragmentos de uma experiência vivenciada com turma de 1º ano de uma escola pública | |
Ana Clarissa Gomes de França, Denise Maria de Carvalho Lopes, Elaine Luciana Sobral Dantas |
MEMÓRIAS DA/NA QUARENTENA: vislumbrando a autoria na escrita em sala de aula virtual | |
Cláudia Cristina ANDRADE, Beatriz Donda |
O ENSINO REMOTO EM UMA REDE MUNICIPAL: desafios e resistências | |
Mauro Augusto Burkert Del Pino, Gilceane Caetano Porto, Eugênia Antunes Dias, Annelise Costa de Jesus, Giovanna Allegretti, Fernanda Arndt Mesenburg, João Carlos Roedel Hirdes, Leticia Gabrieli Vivian Garcia |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NO CONTEXTO PANDÊMICO: sentidos e processos de desenvolvimento e aprendizagem da produção do texto escrito como uma atividade social e cognitiva | |
Flaviana Demenech |
ENSINO REMOTO E ALFABETIZAÇÃO: possibilidades de práticas pedagógicas no contexto de pandemia | |
ANGÉLICA FURTADO DE ALMEIDA, SILVANA DOS SANTOS SILVA |
O ALFABETIZAR LETRANDO NAS VIDEOAULAS PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma experiência do ensino municipal de Curitiba em 2020 | |
Vânia Gusmão Dobranski, Ana Lucia Maichak de Gois Santos |
A EFICÁCIA OU A REMEDIAÇÃO NAS CONDIÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM REMOTAS: o ensino e a aprendizagem na perspectiva dos eixos da apropriação do SEA – Sistema de Escrita Alfabética | |
Rosemeire Reis Ribeiro da Costa |