Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Alfabetização e políticas públicas

PROGRAMA CONTA PRA MIM: inserção da alfabetização no contexto domiciliar PDF
Senhoras Ferreira; Gontijo
ALFABETIZAÇÃO EM DISCURSOS: DAS POLÍTICAS PÚBLICAS ÀS PRÁTICAS DOCENTES PDF
Fernanda de Araújo Frambach
O BLOCO DE ALFABETIZAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BREVES, PARÁ: PROBLEMAS ADIADOS? PDF
Lenilson Corrêa Pureza, Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira

Alfabetização, diversidades e inclusão

O ENSINO REMOTO E UMA ESTUDANTE COM AUTISMO: uma experiência na educação inclusiva PDF
Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira
A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TEA NO ENSINO REMOTO: relato de experiência comparativo entre Brasil e EUA PDF
Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira, Rachel de Arruda Botelho
A COMPREENSÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA POR CRIANÇAS SURDAS PDF
Rosane Aparecida Favoreto da Silva

Alfabetização e infância

ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Concepções e práticas em debate PDF
Adriana Santos da Mata, ANA CRISTINA CORRêA FERNANDES, ANDRÉA RELVA DA FONTE
A REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA DA LINGUAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO INFANTIL PDF
Laura Correia Guimarães, Stela Victório Faustino
A CRÍTICA ONTOLÓGICA EM TORNO DO LÚDICO E AS CONTRIBUIÇÕES DE WALTER BENJAMIN PDF
Marcelo Pereira de Almeida Ferreira, Aylla Maria Souza da Silva Mergulhão
MTSK – CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE A FORMAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO PDF
Cleonice Terezinha Fernandes, José Carrillo Yánez, Nuria Climent Rodriguez
A LINGUAGEM ESCRITA DESTITUÍDA DO DESEJO DE EXPRESSÃO: implicações para a formação do/a pequeno/a leitor/a e produtor/a de texto PDF
Daniela Barbosa Santos, Joelma Reis Correia, Edith Maria Batista Ferreira
A linguagem como comunicação humana PDF
Janaina Fernanda Fusco

Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos

DESAFIOS DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS: reflexões sobre as vivências na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte PDF
Chrisley Soares Félix, Dulce Constantina Santos, JÚLIA TERESA LEITE
A PANDEMIA E O PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEF 1 - UFMG) EM CASA PDF
Ana Clara Oliveira Carmo, Francisca Izabel Pereira Maciel, Gabriela Leite Burgarelli, Maíra Pilz Fidelis, Rute Silva de Oliveira
UM DIÁLOGO CONCEITUAL SOBRE ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PDF
Lyzandra Santos Silva, Ana Luisa Tenório Santos, Marinaide Lima Queiroz Freitas

Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens

“EU APRENDI A LER NO GOOGLE”: um relato sobre o uso de rotações por estação no ciclo de alfabetização PDF
Nara Meurely Moraes Ferreira, Elaine Vieira de Almeida
HORA DO CONTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: Estratégias de inserção da cultura literária em contextos familiares e contribuições para o processo de alfabetização. PDF
Natália Douglas Laner, Mari Ângela dos Santos Frediani
A construção de uma brinquedoteca virtual: contribuição de jogos e brincadeiras interdisciplinares para o processo de alfabetização PDF
Daniele Lira, Andressa Folly, Juliana Araújo, Marcela Medeiros, Cristina Freund, Nathália Cotrim, Tatiana Maillard, Jéssica Souza, Agnes Saide, Pedro Matos, Luciene Cerdas
CULTURA ESCRITA DIGITAL E A PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS COM CRIANÇAS EM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL PDF
Íris Freua Assumpção, Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Mônica Daisy Vieira Araújo
HORA DO CONTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: Estratégias de inserção da cultura literária em contextos familiares e contribuições para o processo de alfabetização. PDF
Natália Douglas Laner, Mari Ângela dos Santos Frediani

Alfabetização e formação inicial e continuada de professores

PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PIBID/UFMG PDF
Yasmim Alves Rezende, Daniela Freitas Brito Montuani, Simone Regina Pinto Pereira, Ana Clara Oliveira Carmo, Emanuelle Ferreira, Izadora Matos de Souza, Júlia Cristina Souza Trindade, Natália Maria Avelino
A “MATURIDADE” DA CRIANÇA E A IDADE MAIS INDICADA À ALFABETIZAÇÃO: exame de um enunciado direcionado aos professores PDF
Andressa Caroline Francisco Leme
FORMAÇÃO DOCENTE E PROFESSORES INICIANTES: a inserção do professor dos anos iniciais do ensino fundamental à docência PDF
Jussara Carmisini de Lima Ferreira

Alfabetização e modos de aprender e de ensinar

BRINCAR COM CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Para a ampliação do repertório de práticas pedagógicas intencionais PDF
Adriély Lopes, Maria Eduarda Fernanda dos Santos de Fraga, Wagner Ferreira Angelo
TRAJETÓRIAS DE ESCRITA E A DOCÊNCIA: entrelaçando sentidos e práticas no contexto de uma sala de educação infantil PDF
Elaine Vieira de Almeida, Maria Alda de Lavor Freire
O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: concepções e práticas a partir de consignas e materiais didáticos PDF
Adriana Jesuíno Francisco, Elianeth Dias Kanthack Hernandes
AS METODOLOGIAS DE ALFABETIZAÇÃO UTILIZADAS NO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Luana Alves LIMA, Maria Ernilde Vieira, FABIANA MELLO FÉLIX
ESTILO E AUTORIA: o processo de produção de textos escritos PDF
Iara Maravalha Freire, Rosimere Pereira Manzani Lagares
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: análise de uma prática docente PDF
José Carlos de França Filho
ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: perspectiva de ensino de língua materna no 3º ano do Ensino Fundamental PDF
Danillo da Silva Feitosa, Alison Douglas Silva, Yana Liss Soares Gomes
UMA ESCUTA SENSÍVEL SOBRE A CONCEPÇÃO DO ATO DO ATO DE LER POR CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Joelma Reis Correia, Edith Maria Batista Ferreira

Alfabetização e as condições materiais e pessoais de ensinar em contextos diversos

ENSINANDO A COMPREENDER: frutos da adaptação de um material didático PDF
Maria Eduarda Fernanda dos Santos de Fraga, Juliane Dutra da Rosa Silvano, Dalva Maria Alves Godoy
PEDAGOGIA HOSPITALAR E SUAS MULTIFACES: a importância da alfabetização na perspectiva do letramento para as crianças com câncer PDF
EMANUELLE DA SILVA FERREIRA, ANA CLÁUDIA RODRIGUES GONÇALVES PESSOA
RESSIGNIFICANDO O USO DO LIVRO DIDÁTICO ENQUANTO RECURSO POTENCIALIZADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO PDF
Mariluci Souza Farias Brandão
A GESTÃO PARTICIPATIVA: O CASO DA ESCOLA FRANCISCO XAVIER EM HORIZONTE-CE PDF
Karla Meneses Farias, Maria Dorotéa Costa de Oliveira

Alfabetização e ensino remoto: desafios, aprendizados e perspectivas

O ENSINO REMOTO NA ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA DO CAMPO PDF
Carmen Regina Gonçalves Ferreira
ENSINO REMOTO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE: desamparo e responsabilização de professoras alfabetizadoras durante a pandemia de covid-19 PDF
Patrícia Camini, Alice Teixeira de Freitas
ENSINO REMOTO: relato de experiência no ensino fundamental anos iniciais em uma escola da rede pública de ensino. PDF
MARIA GENI Geni Pereira Bilio, Cleonice Terezinha Fernandes
O SARAU LITERÁRIO a literatura infantil na formação de professores no PIBID PDF
Luciene Cerdas, Cristina Spolidoro Freund, Agnes de Oliveira Saide, Andressa Folly Fonseca, Jéssica Cristina Santos Souza, Juliana Bento de Araújo, Marcela Oliveira de Medeiros, Nathália Pereira dos Santos Cotrim, Pedro Matos dos Santos, Tatiana Borges Amado Maillard, Daniela Sueira de Lima
LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: desafios para a construção de um projeto de extensão em tempos de pandemia PDF
Maria José Francisco Souza, Daniela Freitas Brito Montuani, Gabrielle de Aguilar Magnani, Ingrid Stefane da Costa, Emanuelle Caroline Lima Ferreira
OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA: Propostas e soluções encontradas por professoras para esse enfrentamento. PDF
Angela Fonseca, Cristiane Gabriela Tudeschini Marques