Alfabetização e políticas públicas
PROGRAMA CONTA PRA MIM: inserção da alfabetização no contexto domiciliar | |
Senhoras Ferreira; Gontijo |
ALFABETIZAÇÃO EM DISCURSOS: DAS POLÍTICAS PÚBLICAS ÀS PRÁTICAS DOCENTES | |
Fernanda de Araújo Frambach |
O BLOCO DE ALFABETIZAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BREVES, PARÁ: PROBLEMAS ADIADOS? | |
Lenilson Corrêa Pureza, Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira |
Alfabetização, diversidades e inclusão
O ENSINO REMOTO E UMA ESTUDANTE COM AUTISMO: uma experiência na educação inclusiva | |
Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira |
A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TEA NO ENSINO REMOTO: relato de experiência comparativo entre Brasil e EUA | |
Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira, Rachel de Arruda Botelho |
A COMPREENSÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA POR CRIANÇAS SURDAS | |
Rosane Aparecida Favoreto da Silva |
Alfabetização e infância
ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Concepções e práticas em debate | |
Adriana Santos da Mata, ANA CRISTINA CORRêA FERNANDES, ANDRÉA RELVA DA FONTE |
A REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA DA LINGUAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO INFANTIL | |
Laura Correia Guimarães, Stela Victório Faustino |
A CRÍTICA ONTOLÓGICA EM TORNO DO LÚDICO E AS CONTRIBUIÇÕES DE WALTER BENJAMIN | |
Marcelo Pereira de Almeida Ferreira, Aylla Maria Souza da Silva Mergulhão |
MTSK – CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE A FORMAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO | |
Cleonice Terezinha Fernandes, José Carrillo Yánez, Nuria Climent Rodriguez |
A LINGUAGEM ESCRITA DESTITUÍDA DO DESEJO DE EXPRESSÃO: implicações para a formação do/a pequeno/a leitor/a e produtor/a de texto | |
Daniela Barbosa Santos, Joelma Reis Correia, Edith Maria Batista Ferreira |
A linguagem como comunicação humana | |
Janaina Fernanda Fusco |
Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos
DESAFIOS DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS: reflexões sobre as vivências na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte | |
Chrisley Soares Félix, Dulce Constantina Santos, JÚLIA TERESA LEITE |
A PANDEMIA E O PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEF 1 - UFMG) EM CASA | |
Ana Clara Oliveira Carmo, Francisca Izabel Pereira Maciel, Gabriela Leite Burgarelli, Maíra Pilz Fidelis, Rute Silva de Oliveira |
UM DIÁLOGO CONCEITUAL SOBRE ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
Lyzandra Santos Silva, Ana Luisa Tenório Santos, Marinaide Lima Queiroz Freitas |
Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens
“EU APRENDI A LER NO GOOGLE”: um relato sobre o uso de rotações por estação no ciclo de alfabetização | |
Nara Meurely Moraes Ferreira, Elaine Vieira de Almeida |
HORA DO CONTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: Estratégias de inserção da cultura literária em contextos familiares e contribuições para o processo de alfabetização. | |
Natália Douglas Laner, Mari Ângela dos Santos Frediani |
A construção de uma brinquedoteca virtual: contribuição de jogos e brincadeiras interdisciplinares para o processo de alfabetização | |
Daniele Lira, Andressa Folly, Juliana Araújo, Marcela Medeiros, Cristina Freund, Nathália Cotrim, Tatiana Maillard, Jéssica Souza, Agnes Saide, Pedro Matos, Luciene Cerdas |
CULTURA ESCRITA DIGITAL E A PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS COM CRIANÇAS EM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL | |
Íris Freua Assumpção, Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Mônica Daisy Vieira Araújo |
HORA DO CONTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: Estratégias de inserção da cultura literária em contextos familiares e contribuições para o processo de alfabetização. | |
Natália Douglas Laner, Mari Ângela dos Santos Frediani |
Alfabetização e formação inicial e continuada de professores
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PIBID/UFMG | |
Yasmim Alves Rezende, Daniela Freitas Brito Montuani, Simone Regina Pinto Pereira, Ana Clara Oliveira Carmo, Emanuelle Ferreira, Izadora Matos de Souza, Júlia Cristina Souza Trindade, Natália Maria Avelino |
A “MATURIDADE” DA CRIANÇA E A IDADE MAIS INDICADA À ALFABETIZAÇÃO: exame de um enunciado direcionado aos professores | |
Andressa Caroline Francisco Leme |
FORMAÇÃO DOCENTE E PROFESSORES INICIANTES: a inserção do professor dos anos iniciais do ensino fundamental à docência | |
Jussara Carmisini de Lima Ferreira |
Alfabetização e modos de aprender e de ensinar
BRINCAR COM CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Para a ampliação do repertório de práticas pedagógicas intencionais | |
Adriély Lopes, Maria Eduarda Fernanda dos Santos de Fraga, Wagner Ferreira Angelo |
TRAJETÓRIAS DE ESCRITA E A DOCÊNCIA: entrelaçando sentidos e práticas no contexto de uma sala de educação infantil | |
Elaine Vieira de Almeida, Maria Alda de Lavor Freire |
O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: concepções e práticas a partir de consignas e materiais didáticos | |
Adriana Jesuíno Francisco, Elianeth Dias Kanthack Hernandes |
AS METODOLOGIAS DE ALFABETIZAÇÃO UTILIZADAS NO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Luana Alves LIMA, Maria Ernilde Vieira, FABIANA MELLO FÉLIX |
ESTILO E AUTORIA: o processo de produção de textos escritos | |
Iara Maravalha Freire, Rosimere Pereira Manzani Lagares |
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: análise de uma prática docente | |
José Carlos de França Filho |
ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: perspectiva de ensino de língua materna no 3º ano do Ensino Fundamental | |
Danillo da Silva Feitosa, Alison Douglas Silva, Yana Liss Soares Gomes |
UMA ESCUTA SENSÍVEL SOBRE A CONCEPÇÃO DO ATO DO ATO DE LER POR CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Joelma Reis Correia, Edith Maria Batista Ferreira |
Alfabetização e as condições materiais e pessoais de ensinar em contextos diversos
ENSINANDO A COMPREENDER: frutos da adaptação de um material didático | |
Maria Eduarda Fernanda dos Santos de Fraga, Juliane Dutra da Rosa Silvano, Dalva Maria Alves Godoy |
PEDAGOGIA HOSPITALAR E SUAS MULTIFACES: a importância da alfabetização na perspectiva do letramento para as crianças com câncer | |
EMANUELLE DA SILVA FERREIRA, ANA CLÁUDIA RODRIGUES GONÇALVES PESSOA |
RESSIGNIFICANDO O USO DO LIVRO DIDÁTICO ENQUANTO RECURSO POTENCIALIZADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO | |
Mariluci Souza Farias Brandão |
A GESTÃO PARTICIPATIVA: O CASO DA ESCOLA FRANCISCO XAVIER EM HORIZONTE-CE | |
Karla Meneses Farias, Maria Dorotéa Costa de Oliveira |
Alfabetização e ensino remoto: desafios, aprendizados e perspectivas
O ENSINO REMOTO NA ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA DO CAMPO | |
Carmen Regina Gonçalves Ferreira |
ENSINO REMOTO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE: desamparo e responsabilização de professoras alfabetizadoras durante a pandemia de covid-19 | |
Patrícia Camini, Alice Teixeira de Freitas |
ENSINO REMOTO: relato de experiência no ensino fundamental anos iniciais em uma escola da rede pública de ensino. | |
MARIA GENI Geni Pereira Bilio, Cleonice Terezinha Fernandes |
O SARAU LITERÁRIO a literatura infantil na formação de professores no PIBID | |
Luciene Cerdas, Cristina Spolidoro Freund, Agnes de Oliveira Saide, Andressa Folly Fonseca, Jéssica Cristina Santos Souza, Juliana Bento de Araújo, Marcela Oliveira de Medeiros, Nathália Pereira dos Santos Cotrim, Pedro Matos dos Santos, Tatiana Borges Amado Maillard, Daniela Sueira de Lima |
LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: desafios para a construção de um projeto de extensão em tempos de pandemia | |
Maria José Francisco Souza, Daniela Freitas Brito Montuani, Gabrielle de Aguilar Magnani, Ingrid Stefane da Costa, Emanuelle Caroline Lima Ferreira |
OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA: Propostas e soluções encontradas por professoras para esse enfrentamento. | |
Angela Fonseca, Cristiane Gabriela Tudeschini Marques |