Alfabetização e políticas públicas
O PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO (PMALFA): lacunas e tensões | |
Eliane Dasmaceno da Silva |
RECEPÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NO CENÁRIO ALAGOANO | |
Jânio Nunes dos Santos, Adriana Cavalcanti dos Santos, Nádson Araújo dos Santos |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS À APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA PRECONIZADOS NA BNCC | |
Leila Nascimento Silva, Érica de Santana Galvão |
AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO: a potencialidade discursiva dos dados e das limitações de uma avaliação em larga escala | |
Dhietelly Morghana Almeida Santos, Marina Prestes Silva, Renata Sperrhake |
AVALIAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: ÍNDICES DE REPROVAÇÃO NO TERCEIRO ANO | |
Bianca Barbosa Santos |
LIVROS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA: políticas públicas e a questão da qualidade | |
Mônica Correia Baptista, Mariana Parreira Lara do Amaral, Camila Souza Petrovitch |
A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO APROVADA EM 2019 E O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: descontinuidades e dissensos | |
Jorge Antonio Lima Jesus, Celita Maria Paes de Sousa |
A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: uma falácia discursiva | |
CLAUDIONOR ALVES SILVA |
CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E CONVERSAS COM PROFESSORAS: DESDOBRAMENTOS VIÁVEIS DO PACTO | |
Fabíola Silva Santos |
Alfabetização e história
A ESCRITA TIPO SCRIPT EM CADERNOS DE ALUNOS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO (1949 a 1977) | |
ALESSANDRA AMARAL SILVEIRA |
ALFABETIZAÇÃO E DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: o que as notícias de jornais nos informam? | |
Juliana Silva Santana, Francisca Geny Lustosa |
ALFABETIZAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL: entre histórias e memórias | |
Terezinha Bazé de Lima, REGINA APARECIDA MARQUES DE SOUZA, Rozemeiry dos Santos Marques Moreira, Alan Silus |
Alfabetização, diversidades e inclusão
JOGAFRICANDO: o jogo e a arte em prol da alfabetização, numeramento e produção artístico-textual. | |
Renata Jurema Vieira, Alan Alex de Souza Silva, Anderson Palmela Machado, Glória da Penha Candido Martins, Milena Mansim, Rayane do Prado Gomes da Silva, Alexandre Euzébio Torres |
PROCESSOS OPERACIONAIS DA INCLUSÃO E ALFABETIZAÇÃO NO ESPECTRO AUTISTA | |
Fabíola Cadete Silva |
CONTOS DE FADAS E O PROGRAMA CONTA PRA MIM: A família no singular como norma de gênero prevalente | |
Maria Beatriz de Freitas Vasconcelos, Maria Carolina Caldeira da Silva |
A representação das culturas afro-brasileiras nos livros didáticos de alfabetização: ausências e silenciamentos de um conteúdo de ensino | |
Andrea Cristina Ulisses de Jesus, Danela Perri Bandeira, Moacir Gomes Almeida, Isabella Xavier do Valle, Maria Betânia Pereira Santos, Ana Luisa de Oliveira Miranda |
Alfabetização e infância
PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA DESENVOLVIDAS POR UMA DOCENTE PARTICIPANTE DO CURSO DE FORMAÇÃO DO PNAIC EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Maria da Conceição Lira da Silva |
O USO DO LIVRO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: quais implicações para o ensino da leitura e da escrita? | |
Renata Adjaína Silva de Araujo, Alexsandro da Silva |
Docência com bebês: a aprendizagem da leitura, do mundo, da vida, de si | |
Laís Caroline Andrade Bitencourt, Isabel de Oliveira e Silva, Mônica Correia Baptista |
A LINGUAGEM ORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: reflexões sobre a prática pedagógica | |
Taiane Passos da Silva, Helena Santiago dos Santos de Sant Anna, Andréa Pessôa dos Santos |
A BRINCADEIRA COMO A ATIVIDADE DE ESTUDO: primeiras aproximações com a teoria histórico-cultural | |
Taizani Nunes Costa, Regina Aparecida Marques de Souza |
A LINGUAGEM ESCRITA DESTITUÍDA DO DESEJO DE EXPRESSÃO: implicações para a formação do/a pequeno/a leitor/a e produtor/a de texto | |
Daniela Barbosa Santos, Joelma Reis Correia, Edith Maria Batista Ferreira |
Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos
Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos: por um diálogo necessário com a escola | |
Jaqueline Luzia da Silva, Ariene Maciel Melo |
A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS a alfabetização na perspectiva do letramento | |
Adriana Regina Sanceverino, Cenira Rosa Cechin |
DESAFIOS DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS: reflexões sobre as vivências na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte | |
Chrisley Soares Félix, Dulce Constantina Santos, JÚLIA TERESA LEITE |
AS PRÁTICAS DE ALFABETIZADORAS DA EJA SOB O OLHAR DE SEUS ALUNOS | |
Fabiana da Silva Correia Souza, Andréa Tereza Brito Ferreira |
UM DIÁLOGO CONCEITUAL SOBRE ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
Lyzandra Santos Silva, Ana Luisa Tenório Santos, Marinaide Lima Queiroz Freitas |
Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens
SENSIBILIZAÇÃO FONOLÓGICA E SUA COLABORAÇÃO SOBRE AS ESCRITAS INICIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
CARLA MELISSA KLOCK SCALZITTI |
O NOME PRÓPRIO DA CRIANÇA PRESENTE EM ATIVIDADES DE LINGUAGEM ESCRITA NOS CADERNOS ESCOLARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO PERÍODO DE 1975 A 2017 | |
Tracy Suchard |
A construção de uma brinquedoteca virtual: contribuição de jogos e brincadeiras interdisciplinares para o processo de alfabetização | |
Daniele Lira, Andressa Folly, Juliana Araújo, Marcela Medeiros, Cristina Freund, Nathália Cotrim, Tatiana Maillard, Jéssica Souza, Agnes Saide, Pedro Matos, Luciene Cerdas |
HISTÓRIAS QUE NAVEGAM NO YOUTUBE: uma ação de incentivo à leitura em tempos de pandemia | |
Barbara Cordeiro Borges, Gabriela Medeiros Nogueira, Carolina dos Santos Espíndola, Carmen Regina Gonçalves Ferreira, Janaína Soares Martins Lapuente |
Literatura e Alfabetização: contando histórias para formar pequenos leitores | |
Alan Silus |
TALITA ROMANO SANTOS CONBALF 2021 | |
Talita Romano Santos |
Alfabetização e formação inicial e continuada de professores
ESCUTA DAS TRAJETÓRIAS DOCENTES EM CLASSES MULTISSERIADAS EM DIÁLOGO COM A ALFABETIZAÇÃO | |
Priscila Michelon Giovelli, Helenise Sangoi Antunes, Juliana da Rosa Ribas, Liliane Goreti Portinho Ortiz, Thaieni Mazetto Costa |
MULTILETRAR PARA ALFABETIZAR NA PANDEMIA: desafios e possibilidades na iniciação à docência | |
Rute da Silva, Simone Ballmann Campos, Izabel Cristina da Rosa Gomes dos Santos |
A formação continuada no programa tempo de aprender: rupturas e retrocessos | |
Jacqueline Lima Monteiro, Marcia Regina do Nascimento Sambugari |
ENSINO DA ORALIDADE: abordagem da dimensão Valorização dos Textos de Tradição Oral nos cadernos do PNAIC 2013. | |
Julia Teixeira Souza, ANA CLAUDIA RODRIGUES GONÇALVES PESSOA |
Formação Continuada: práticas pedagógicas materializadas no processo de alfabetização | |
Patricia Simas Pinheiro, ROSIMERI JORGE SILVA |
A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO FORMA DE INSERÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Viviane Dias Pereira, Alba Regina Battisti de Souza |
LETRAMENTO PROFISSIONAL: práticas pedagógicas em Três Lagoas e Santa Rita do Pardo/MS. | |
Sonia Fátima Leal Souza, Kátia Cristina Silva |
FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPO DE PANDEMIA: as lives e a polissemia sobre avaliação diagnóstica para alfabetização escolar | |
Elaine Constant Constant Pereira de Souza, Jefferson Willian Willian Silva da Conceição, Vanessa Soares Soares Soares |
Formação de professoras alfabetizadoras no Rio Grande do Sul: análises a partir de uma pesquisa bibliográfica | |
Renata Sperrhake, Luciana Piccoli |
FORMAÇÃO CONTINUADA: algumas relações com a docência nos anos iniciais | |
Ana Elisa de Moura Miotto, Alba Regina Battisti de Souza |
O PIBID NA ALFABETIZAÇÃO: contribuições na Formação Inicial docente em uma escola dos anos iniciais da Rede de Ensino de Palhoça/SC. | |
Adriely Arruda Souza |
RELAÇÃO ENTRE A HABILIDADE EM CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM CRIANÇAS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Flávia Renata Silva Souza |
O PNAIC E A CRIANÇA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: teoria histórico-cultural como possibilidades de aprendizagem na prática pedagógica da alfabetização do município de Corumbá/MS | |
Nair Terezinha Gonzaga Rosa de Oliveira, Regina Aparecida Marques de Souza |
DIÁLOGOS ENTRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JUAZEIRO – BA E A INTERDISCIPLINARIDADE: sentidos no saber e fazer pedagógico | |
Geisa Gabrielle Santos, Paulo Cesar Marques de Andrade Santos |
O ENSINO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA, BASEADO EM EVIDÊNCIAS, SOBRE OS PROCESSOS DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA DOS ALUNOS NA ETAPA DE ALFABETIZAÇÃO | |
Luciane Aparecida Souza |
A IMPORTÂNCIA DE REFLETIR SOBRE A PRÁTICA A PARTIR DO CONFRONTO COM ESTUDOS TEÓRICOS: uma experiência de formação continuada baseada no diálogo | |
Antônia Verônica Carneiro Soeiro, Natielly de Almeida Santiago, Maria José Barbosa |
Alfabetização e modos de aprender e de ensinar
DIREITOS DAS CRIANÇAS: Garantindo aprendizagens no processo de alfabetização | |
Sérgio Renato Pinto, Walter Silva Braga, Luiza Pereira Silva, Márcia Cristina Nascimento da Silva, Wilson Oliveira Andrade |
A AVALIAÇÃO ESCOLAR, UMA QUESTÃO REFLEXIVA NA ESCOLA PARA A PRÁTICA MEDIADORA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR | |
Tatiana DE Camargo Schiavon |
A reescrita de texto: um caminho para a proficiência escritora | |
Carla Conceição Vale Silva, Maria Elizabete Souza Couto |
NARRATIVAS ORAIS DE HISTÓRIAS: A VISÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR | |
Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Paola Helena Muxfeldt Morando Silva |
AÇÃO DOCENTE E O TRATAMENTO DA HETEROGENEIDADE DE NÍVEIS DE CONHECIMENTO | |
Amanda Carla Nascimento Cavalcanti, Dayane Marques Silva, Telma Ferraz Leal |
A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA E O TRABALHO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS: uma experiência no Bloco Inicial de Alfabetização | |
Graciely Garcia Soares, Kelly Alves Rocha dos Santos |
O ATO DE ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE, NA CONSTRUÇÃO INSURGENTE DAS DODISCÊNCIAS: interrogações de nosso tempo | |
Aluisio Ricardo Souza |
ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E LETRAMENTO MATEMÁTICO: uma reflexão acerca do ensino-aprendizagem | |
Warlen Silva da Cruz, Francisco Pereira Smith Junior, Ana Paula Vieira e Souza |
TRAVESSIAS NO ENSINO REMOTO: relatos sobre possibilidades e desafios em busca de um processo de alfabetização produtor de sentidos | |
Marta Patrícia Peixoto Duarte de Deco, Elaine de Barros Manhanini Sampaio |
O SOLDADINHO DE CHUMBO E A BAILARINA NO 4º ANO: a constituição de crianças leitoras e autoras apaixonadas | |
Mônica Regina dos Santos, Bárbara Cortella Pereira de Oliveira |
ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: perspectiva de ensino de língua materna no 3º ano do Ensino Fundamental | |
Danillo da Silva Feitosa, Alison Douglas Silva, Yana Liss Soares Gomes |
O ATO DE ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE, NA CONSTRUÇÃO INSURGENTE DAS DODISCÊNCIAS: interrogações de nosso tempo | |
Souza Ricardo Souza |
Alfabetização e as condições materiais e pessoais de ensinar em contextos diversos
ENSINANDO A COMPREENDER: frutos da adaptação de um material didático | |
Maria Eduarda Fernanda dos Santos de Fraga, Juliane Dutra da Rosa Silvano, Dalva Maria Alves Godoy |
LEITURA E ESCRITA EM ESPAÇO EDUCACIONAL NÃO ESCOLAR: Relato de Experiência em uma Organização da Sociedade Civil de Fortaleza-CE | |
ele Gabriel da Silva Lopes, ela Natielly de Almeida Santiago |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO NO CAMPO: uma análise da produção acadêmica | |
Mikelle Nunes de Lima Meneses, Elaine Luciana Sobral Dantas, Denise Maria de Carvalho Lopes |
Alfabetização e ensino remoto: desafios, aprendizados e perspectivas
FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO ENSINO EMERGENCIAL REMOTO: (des)encontro e (re)invenção da prática | |
Viviane Caline de Souza Pinheiro, Érica Raiane de Santana Galvão, Adriana Cavalcanti dos Santos |
PODCAST MACACA SOFIA: um projeto de letramento em tempos de aulas remotas | |
Andreia Aparecida Suli da Costa |
Os desafios e as possibilidades do ensino de ortografia em tempos de pandemia | |
Verônica Amorim Saraiva, Caroline Braga Michel |
A avaliação da alfabetização no contexto do ensino remoto: uma análise a partir dos grupos focais da pesquisa Alfabetização em Rede | |
Luciana Piccoli, Renata Sperrhake, Sandra dos Santos Andrade |
A ATUAÇÃO DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA EXPERIÊNCIA INUSITADA DO ENSINO REMOTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Maria José Barbosa, Alexandre de Paiva Nepumuceno, Aurinete Alves Nogueira, Elizangela Silva Mesquita, Francisca Regiane S. de Sousa, Henriqueta Rocha de Abreu, Lara Ronise de Negreiros P. Scipião |
LER E ESCREVER EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: diálogos de alfabetização em Ji-Paraná, Rondônia. | |
Josélia Gomes Neves, Vanubia Sampaio dos Santos, Ednéia Maria Azevedo Machado |
A FORMAÇÃO LITERÁRIA DOS ALUNOS, 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19, NO MUNICÍPIO DE SUMARÉ (SP) | |
Flávia Poliana Serafim Alves |
O SARAU LITERÁRIO a literatura infantil na formação de professores no PIBID | |
Luciene Cerdas, Cristina Spolidoro Freund, Agnes de Oliveira Saide, Andressa Folly Fonseca, Jéssica Cristina Santos Souza, Juliana Bento de Araújo, Marcela Oliveira de Medeiros, Nathália Pereira dos Santos Cotrim, Pedro Matos dos Santos, Tatiana Borges Amado Maillard, Daniela Sueira de Lima |
Desafios da prática docente na alfabetização em contexto fronteiriço de Corumbá-MS | |
Kamile Frias Claros, Márcia Regina do Nascimento Sambugari |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO REMOTO: dificuldades e possibilidades | |
Josilene da Silva Augusto, Anamaria Santana da Silva |
DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL | |
Marina Quadrado Salva, Rachel Moreira Almeida Rodrigues |
A ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO REMOTO: o que dizem e fazem os Orientadores Pedagógicos | |
Lais Ribeiro Canuto, Marcelle Rodrigues, Angélica Silvestre Pereira Ferreira |
REFLEXÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO: do planejamento à prática pedagógica virtual | |
Aurinete Alves Nogueira, Aleandra de Paiva Nepomuceno, Francisca Regiane Sabino de Sousa, Karla Kamille Costa de Oliveira Fonteles, Michelly Matos Araújo |
Alfabetização em tempos de pandemia: desafios enfrentados pelo/as professores/as para ensinar as crianças a ler e escrever por meio da abordagem pedagógica remota | |
Gabriela Ribeiro Gomes, Lismara Bastos Paiva, Nandyara Souza Santos |
LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: desafios para a construção de um projeto de extensão em tempos de pandemia | |
Maria José Francisco Souza, Daniela Freitas Brito Montuani, Gabrielle de Aguilar Magnani, Ingrid Stefane da Costa, Emanuelle Caroline Lima Ferreira |
A PRÁTICA DE PLANEJAMENTO DAS AULAS NO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: os desafios em tempos de pandemia | |
Silvana Bellé Zasso, ALESSANDRA AMARAL SILVEIRA, Juliane Alves Silveira, Paula Pires da Silva, Milena Severo Estima, Milene Gonzalez Lopez Bandeira |
UMA EXPERIÊNCIA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental em tempos de pandemia Covid 19 | |
Sara Duarte Souto-Maior |
Ensino Remoto Emergencial: com a voz o gestor municipal | |
Gabriela Medeiros Nogueira, ALESSANDRA AMARAL SILVEIRA, Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, Silvana Maria Bellé Zasso, Barbara Cordeiro Borges, Michele Alaise Flores Borges |
ANÁLISE DO DIAGNÓSTICO DE LEITURA E DE ESCRITA DE CRIANÇAS MATRICULADAS EM UMA TURMA DO 1º/2º ANOS NO CONTEXTO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL-ERE | |
Layla Rocha Castro, Márcia Gonçalves de Jesus, Nandyara Souza Santos Sampaio |
ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO CONTEXTO DE ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS: fragmentos de uma experiência vivenciada com turma de 1º ano de uma escola pública | |
Ana Clarissa Gomes de França, Denise Maria de Carvalho Lopes, Elaine Luciana Sobral Dantas |
ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID 19: relatos de vivência no Programa Residência Pedagógica em busca de uma educação humanizadora | |
Rosiane Tavares Santos, Marcia Maria Pereira da Silva, Natátia Alves de Lima Pinto, Rosalina Dias Rodrigues, Silvana Alves da Silva Bispo |
ENSINO REMOTO E ALFABETIZAÇÃO: possibilidades de práticas pedagógicas no contexto de pandemia | |
ANGÉLICA FURTADO DE ALMEIDA, SILVANA DOS SANTOS SILVA |
O ALFABETIZAR LETRANDO NAS VIDEOAULAS PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma experiência do ensino municipal de Curitiba em 2020 | |
Vânia Gusmão Dobranski, Ana Lucia Maichak de Gois Santos |
ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: perspectivas e desafios em realidades distintas – Porto Velho/RO e Três Lagoas/MS | |
Silvana Alves Bispo, Aline Santos Silva |
Aprendizados sobre a leitura e a escrita em tempos de pandemia | |
Janaina Souza Silva, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto, Maria Eliete Lacerda Luchesi |