Apresentação VI CONBALF
| Apresentação | |
| Lourival José Martins Filho, Adelma das Neves Nunes Barros-Mendes, Elizabeth Orofino Lucio, Selma Costa Pena |
Alfabetização e políticas públicas
| A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS POLÍTICAS NACIONAIS DE ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL (2001 – 2019) | |
| Lúcia Veiga Schermack, Tânia Maria Massaruto de Quintal, Ellen Michelle Barbosa de Moura, Fraulein Vidigal de Paula |
| AS APROPRIAÇÕES DA TEORIA DA PSICOGÊNESE DA ESCRITA NOS PCN E NA BNCC | |
| Maria Vitória Bezerra da Silva |
| REVISITANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PROGRAMAS FEDERAIS PARA A ALFABETIZAÇÃO NO PAÍS | |
| Giovanna Rodrigues Cabral, Maely Estefania Ruth Monteiro Barbosa, Ilsa do Carmo Vieira Goulart |
| AVALIAÇÃO EXTERNA NA ALFABETIZAÇÃO: o entendimento das professoras sobre a contribuição para as turmas do 2º ano | |
| Maria José Barbosa, Ana Karla Gomes Pereira, Lo-Ruama Amaro de Oliveira |
| INTENÇÕES E PROPÓSITOS DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA/2019): que Educação Infantil (não) desejamos? | |
| Flávia Burdzinski de Souza, Gabriela Medeiros Nogueira |
| UMA PROPOSTA DE ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM EM REDE: possibilidades com testagens diagnósticas a partir da psicogênese da Língua Escrita | |
| Carine Daiana Binsfeld, Caroline Leonhardt Romanowsk, Michelle Turra, Laura Pippi Fraga |
Alfabetização e história
| CONTRIBUIÇÕES DA CARTILHA “A CASINHA FELIZ”, DE IRACEMA FURTADO SOARES DE MEIRELES (1907-1982), PARA A HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA | |
| Bruno Marini Bruneri |
Alfabetização, diversidades e inclusão
| PRÁTICAS DECOLONIAIS DE ALFABETIZAÇÃO: tecendo saberes sobre o continente africano a partir da leitura e da escrita | |
| Patrícia Barros Soares Batista, Maria Carolina da Silva Caldeira |
Alfabetização e infância
| REFLEXÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO E AS APROXIMAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Danielle Jurema Barcelos, Alba Regina Battisti de Souza |
Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos
| Cultura e educação popular na EJA: reflexões sobre memórias e afetividade no processo de alfabetização | |
| Jaqueline Luzia da Silva, Andréa Cristina Ferreira dos Santos, Priscila da Silva Barcellos |
| CAROLINA MARIA DE JESUS COMO ELEMENTO CONTEMPORÂNEO DE REFLEXÃO NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Relato de experiência | |
| Melissa Branco |
Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens
| FORMAÇÃO DE LEITORES: O que a criança aprende com a leitura em voz alta pelo professor | |
| edneia da silva neves, Karoline Aparecida Soares do Nascimento, Raquel Francisca Matos Bezerra |
| OS TEXTOS MULTIMODAIS DAS FANFICS: a escrita criativa como forma de consolidação das competências leitoras e de escrita de crianças do 5°ano do ensino fundamental | |
| Welessandra Aparecida Benfica, Ana Luisa Silva Schmidt |
Alfabetização e formação inicial e continuada de professores
| CÍRCULO DE LEITURA: a literatura na formação de docentes da Educação Básica | |
| Eliana Guimarães Almeida, Patrícia Barros Soares Batista, Kely Cristina Nogueira Souto, Beatriz Iva de Sales |
| DE CARTA EM CARTA: sentidos, memórias e métodos de alfabetização em correspondências. | |
| karen cezar baptista, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto |
| DIDÁTICA DA PALAVRA INVISÍVEL À PALAVRA VISÍVEL: um (singelo) tributo à Magda Soares | |
| Jilvania Lima dos Santos Bazzo, Rute da Silva, Daniele Aparecida Muller Pamplona Soares |
| ENTRE FIOS E DESAFIOS: literatura, formação inicial docente e currículo | |
| Giane Maria Silva, Patrícia Barros Soares Batista, Maria Carolina da Silva Caldeira |
| FORMAÇÃO ESTÉTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES: uma questão (para a área da) Didática? | |
| Caroline Fanizzi, Jilvania Lima dos Santos Bazzo |
| MEMÓRIA E ALFABETIZAÇÃO – CIRCUITOS DA DOCÊNCIA EM APRENDIZAGEM | |
| Gracielle Boing Lyra, nelita Bortolotto |
| O PROJETO LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma experiência de formação continuada em municípios da Chapada Diamantina - BA (2022-2023) | |
| Mônica Correia Baptista, Laís Carolina Andrade Bitencourt, Ana Cláudia Figueiredo Brasil Silva Melo, Mariana Parreira Lara do Amaral |
| POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO PARA ALFABETIZAR: o projeto ‘1º ano no Colégio de Aplicação João XXIII-observação e interação’ | |
| Rita de Cássia Barros de Freitas Araujo, Andreia Alvim Bellotti, Kelly Marcella de Paula Michaeli Roque |
| UM ESTADO DO CONHECIMENTO DAS TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO DE 2012 A 2022 NAS IES FEDERAIS BRASILEIRAS: um estudo em andamento. | |
| Ingrid Nalin Trocha, Andreia Bulaty |
| AS PRETINHAS SÃO AS MELHORES QUE HÁ: uma proposta de formação de coordenadores pedagógicos no Município de Santa Maria/RS | |
| Laura Pippi Fraga, Caroline Leonhardt Romanowski, Carine Daiana Binsfeld, Michelle Turra |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: tendências temáticas na produção científica realizada no Brasil | |
| Isabela Cristina Daeuble Girardi, Rita Buzzi Rausch |
| O POTENCIAL FORMATIVO DO TRABALHO COM MEMÓRIAS DE ALFABETIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Márcia Regina do Nascimento Sambugari, Kamile Frias Claros, Sonia Aparecida Bays |
| PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO EM FORMA E CONTEÚDO: A DOCUMENTAÇÃO NARRATIVA DE PROFESSORES QUE OUSARAM PEGAR NA SEMENTE DA PALAVRA | |
| Lorelay Pereira Brandão, Greice Duarte de Brito Silva |
Alfabetização e modos de aprender e de ensinar
| AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: uma análise de instrumentos avaliativos para uma turma de 1º ano | |
| Jennifer Sitaria Petzold Mendes, Renata Sperrhake, Fernanda Berger Blumenthal |
| LEITURA, ESCRITA, INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM - LEIA: projeto-piloto em Santa Catarina | |
| Fabíola Cardoso Cecchetti, Adriana Leal Brum Silva, Patrícia Carla Bittencourt |
| LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS EM TURMAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: compartilhando experiências de ações de extensão do LAL/Ceale/Fae/UFMG | |
| Maria José Francisco Souza, Fernanda Louise Helena Brites, Ingrid Stefane Costa, Gabrielle de Aguilar Magnani |
| Literatura Infantil e Alfabetização: Um Estudo Na Perspectiva Histórico-Cultural | |
| Nayra Ferreira De Almeida, Daniele Pampanini Dias, Ana Luiza Bustamante Smolka |
| O QUE OS TRABALHOS DO CONBALF APRESENTAM SOBRE LEITURA? | |
| Luzia Helena Brandt Martins, Gabriella das Neves Furtado |
| RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRÁTICAS ALFABETIZADORAS O que tem por dentro e por fora dessa bola chamada planeta terra? | |
| Cristiane Barroso Dias, Érica Cristina de Melo R. Gentil2 |
| DE QUAL LINGUAGEM, DOCÊNCIA E ALFABETIZAÇÃO FALAM OS PROFESSORES E PROFESSORAS? Reflexões acerca do processo de alfabetização de crianças. | |
| Camila Besen Koch, MARIA APARECIDA LAPA DE AGUIAR |
| ENFOQUES DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO | |
| Kamile Frias Claros, Sonia Aparecida Bays, Márcia Regina do Nascimento Sambugari |
| Práticas de letramentos: um fenômeno plural presente no Ensino Fundamental? | |
| Leticia Bitencourt Bianchi, Francinilda de Sousa Nascimento, Darlize Teixeira de Mello |
| CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: aplicação de uma proposta de intervenção pedagógica e a superação do realismo nominal | |
| Vitória Bersch, Renata Sperrhake |
Alfabetização e pandemia: desafios, aprendizados e perspectivas
| Alfabetização na Pandemia: as experiências de professoras alfabetizadoras | |
| Tamara Cardoso André, Soraia Cristina Weidman Baltruk |
| Alfabetização como justiça social: o desafio de garantir a aprendizagem inicial da leitura e da escrita das crianças no contexto do pós-pandemia | |
| Adrielle Viana Ramos, Maria Luisa Da Silva Braz, Nandyara Souza Santos Sampaio, Rosangela Alves De Oliveira Santos |
| DO PANORAMA DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS PROFESSORAS | |
| Ana Vitória Bonatti Passos, Elvira Cristina Martins Tassoni |
| ENTRE O PLANEJAMENTO DAS REDES E O EFETIVO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS: um estudo sobre uma rede municipal | |
| Fernanda Arndt Mesenburg, Eugênia Antunes Dias, Alisson Castro Batista, Raissa Souza Santiago, Luzia Helena Brandt Martins, Mateus Valadão de Souza, Gilceane Caetano Porto |
| O APROFUNDAMENTO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: alguns impactos das modalidades remotas de ensino | |
| Alisson Castro Batista, Giovanna Allegretti, Fernanda Arndt Mesenburg, Raíssa Souza Santiago, Mauro Augusto Burkert Del Pino |
| PANDEMIA DA COVID-19: Panorama da educação especial em turmas de alfabetização em cidades de Minas Gerais | |
| Duanne Antunes Bomfim, Flávia Emily Viegas dos Santos, Marco Antônio de Melo Franco |
| UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DO EIXO 10 DO V CONBALF (2021) | |
| Márcia de Souza dos Santos, Santuza Amorim da Silva, Daniela Perri Bandeira |
| DA URGÊNCIA À EXPERIÊNCIA: caminhos de construção de estratégias teórico-metodológicas para alfabetização on-line. | |
| Renata Silva Bergo |
| OS DESAFIOS DO PÓS-PANDEMIA NA ALFABETIZAÇÃO: reflexões sobre o retorno às aulas presenciais na rede municipal de ensino de Corumbá-MS | |
| Sonia Aparecida Bays, Kamile Frias Claros, Marcia Regina do Nascimento Sambugari |
| Recomposição das Aprendizagens: Mais uma oportunidade para a alfabetização | |
| Lindinalva Maria Barbosa Bezerra, Maria Luciene da Silva, Maria Ciane do Nascimento, Patrícia Socorro Souza do Espírito Santo |