Alfabetização e políticas públicas
BREVE PANORAMA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO NO BRASIL | |
Otávio Barduzzi Rodrigues da Costa |
UMA ANÁLISE CRÍTICA DO PROGRAMA “CONTA PRA MIM” DO GOVERNO FEDERAL | |
Thaíse Machado Santos, Tainá Pinto Bessa Ribeiro, Letícia de Oliveira Affonso Salvador |
CURRÍCULO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: contribuições para o processo de alfabetização | |
Andrea Rodrigues Dalcin |
EQUIDADE COMO POLÍTICA AFIRMATIVA NO PROCESSO ALFABETIZADOR: uma análise no contexto do Programa LEIA+ | |
Ana Celina Rabuske Corsi, Isabella De Meira Araujo |
GT SAMAÚMA: por uma política de livro e leitura infantojuvenil no Portal da Amazônia | |
SOLANGE HENRIQUE CHAVES RIBEIRO, ELIZABETH OROFINO LUCIO |
PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: consolidação das práticas proficientes para o alcance de uma aprendizagem significativa | |
Hislan Gomes de Almeida Rodrigues, Andrea Rodrigues Dalcin, Vanessa Sotelo da Silva, Tatiany Gomes dos Santos, Luciana Ribeiro Teixeira Oliveira, Renata Fernandes Gomes Olaia, Katerine Chagas Camargo Garcia |
TEMPO DE APRENDER O QUÊ? A luta por significar o alfabetizar na Política Nacional de Alfabetização | |
Phelipe Florez Rodrigues, Sonia de Oliveria Martins, Emerson Bezerra Vidal Gomes |
UMA PROPOSTA DE ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM EM REDE: possibilidades com testagens diagnósticas a partir da psicogênese da Língua Escrita | |
Carine Daiana Binsfeld, Caroline Leonhardt Romanowsk, Michelle Turra, Laura Pippi Fraga |
Alfabetização e história
A ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: um encontro com Paulo Freire | |
Cecília de Sousa Reibnitz |
A LEITURA (EM)CENA: o papel da fluência leitora no processo de alfabetização | |
Marli Stuart Araujo, Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Izabel Cristina Costa de Faria |
ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: do paradigma dominante ao emergente | |
Priscila Alves Pereira, Francisca de Paula Santos da Silva, Alfredo Eurico Rodrigues Matta, Alberto Batinga Pinheiro |
Alfabetização, diversidades e inclusão
LITERATURA E A REPRESENTATIVIDADE NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES | |
Maria Clara Fajardo Souza Lima, Milena Prado Dos Santos Peres, Jennifer Willis Rezende de Sousa |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO REMOTO: vivências com a alfabetização durante a pandemia de COVID-19 | |
Mateus Marques da Cunha, Aira Suzana Ribeiro Martins |
Alfabetização e infância
Alfabetização de crianças numa perspectiva crítica | |
Angela Barbara Rossetto, Almir Paulo dos Santos |
O QUE AS CRIANÇAS DE 5 ANOS PENSAM SOBRE A LINGUAGEM ESCRITA? | |
Maryelen Evilly Reis de Amorim, Elizangela Gonzaga Rosa, Adriana Alves Fausto Gama |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INFÂNCIA: reutilização de resíduos sólidos na Educação Infantil | |
EVERTON VIEIRA RIBEIRO, JOSIANE VINHAS QUADROS |
Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens
AS NOVAS SUPERFÍCIES DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | |
Margarete Nunes, Wendell Fiori de Faria, Maria de Fátima Ferreira de Oliveira Rosilho, Tatiane Castro dos Santos |
CULTURA VIVIDA E ALFABETIZAÇÃO: linguagem escrita como ponto de conexão | |
Dilza Maria Rodrigues, Suellen Nathasha dos Anjos Costa, Carlos Jorge Paixão |
O UNIVERSO DA LIGUANGEM ORAL E ESCRITA NA EI: Uma questão de direito | |
Maria Wenny Franco Feitosa, Hadassa Araújo Carvalho, Daniele Dorotéia Rocha da silva de Lima |
Alfabetização e formação inicial e continuada de professores
DESAFIOS ENCONTRADOS NO INÍCIO DA DOCÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO | |
Cleide dos Santos Pereira Sopelsa, Rita Buzzi Rausch |
AÇÕES EXTENSIONISTAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE ALFABETIZADORAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA | |
Luciane Manera Magalhães, Juliano Guerra Rocha |
FORMAÇÕES EM LINGUAGEM PARA PROFESSORES: O PAPEL DO PROGRAMA DE EXTENSÃO ALETRA/UFRGS | |
Ana Paula Rigatti-Scherer, Clarice Staub Lehnen |
POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO PARA ALFABETIZAR: o projeto ‘1º ano no Colégio de Aplicação João XXIII-observação e interação’ | |
Rita de Cássia Barros de Freitas Araujo, Andreia Alvim Bellotti, Kelly Marcella de Paula Michaeli Roque |
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: a interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização | |
EVERTON VIEIRA RIBEIRO, JOSIANE VINHAS QUADROS |
AS PRETINHAS SÃO AS MELHORES QUE HÁ: uma proposta de formação de coordenadores pedagógicos no Município de Santa Maria/RS | |
Laura Pippi Fraga, Caroline Leonhardt Romanowski, Carine Daiana Binsfeld, Michelle Turra |
Ondas da Alfabetização e a Formação de professores eternamente iniciantes | |
Ludmila Thomé de Andrade, Denise Resende |
Alfabetização e modos de aprender e de ensinar
ENTRE PALAVRAS E EXPERIÊNCIAS: a aprendizagem da língua escrita na metodologia de projetos | |
Eduarda Troglio Dias, Alba Regina Battisti de Souza |
PLIM EM AÇÃO: uma proposta de enriquecimento escolar no Município de Santa Maria/RS | |
Caroline Leonhardt Romanowski |
A aprendizagem da ortografia sob o viés das práticas interativas | |
Elaine Cristina Rodrigues Gomes Vidal |
ESTRATÉGIAS PARA A COMPREENSÃO LEITORA: um modo de assegurar o direito à aprendizagem da leitura | |
Chris Royes Schardosim |
Alfabetização e pandemia: desafios, aprendizados e perspectivas
Alfabetização como justiça social: o desafio de garantir a aprendizagem inicial da leitura e da escrita das crianças no contexto do pós-pandemia | |
Adrielle Viana Ramos, Maria Luisa Da Silva Braz, Nandyara Souza Santos Sampaio, Rosangela Alves De Oliveira Santos |
AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO E OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19: (im)possibilidades da mediação familiar | |
de Souza Papa Geruza Soares Rodrigues |
FIM DO ENSINO REMOTO: desafios enfrentados por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma rede pública | |
João Carlos Roedel Hirdes, Rafael Mendes, Alisson Castro Batista |
AS LIVES DO CICLO DE SEMINÁRIOS SOBRE A ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 | |
Taís - Caroline Barbosa - Braga Rodrigues -Michel |
EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DURANTE A PANDEMIA NA AMAZÔNIA DO BAIXO TOCANTINS | |
Sirlane Damasceno Ramos, Ana Luiza Bustamante Smolka |
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: o ensino não presencial no município de Itabirito/MG | |
Daniela De Carvalho Pena Gonçalves, Paula Cristina De Almeida Rodrigues, Janaína Oliveira Gonçalves |
ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: experiências de pesquisa do ensino remoto no território maranhense | |
Marise Marçalina Rosa |