Apresentação VI CONBALF
Apresentação | |
Lourival José Martins Filho, Adelma das Neves Nunes Barros-Mendes, Elizabeth Orofino Lucio, Selma Costa Pena |
Alfabetização e políticas públicas
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS POLÍTICAS NACIONAIS DE ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL (2001 – 2019) | |
Lúcia Veiga Schermack, Tânia Maria Massaruto de Quintal, Ellen Michelle Barbosa de Moura, Fraulein Vidigal de Paula |
O PLANO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: reflexões a partir de um olhor acerca da história dos métodos de alfabetização e da concepção de leitura | |
Mariana Antunes Portis |
A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E SUAS INTERFACES FRENTE A CRIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: uma análise do Projeto Alfa em Ação no município de Marituba/PA | |
Gislayne Carvalho Pires, Weslley Rosa Lalor, Verônica Moreira Souto Ferreira, Micheli Silva dos Santos |
ANÁLISE DA CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO “ALFA EM AÇÃO” NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARITUBA/PA: impactos e desafios | |
Weslley Rosa Lalor, Verônica Moreira Souto Ferreira, Gislayne Carvalho Pires, Luiz Augusto Soares Mendes |
AVALIAÇÃO EXTERNA NA ALFABETIZAÇÃO: o entendimento das professoras sobre a contribuição para as turmas do 2º ano | |
Maria José Barbosa, Ana Karla Gomes Pereira, Lo-Ruama Amaro de Oliveira |
MECANISMOS DE SUPORTE PEDAGÓGICO DO PROJETO ALFA EM AÇÃO: contribuições da Secretaria Municipal de Educação de Marituba (PA) | |
Veronica Moreira Souto Ferreira, Weslley Rosa Lalor, Gislayne Carvalho Pires, Daniela de Nazaré Alfaia Nascimento, Naelen Nunes dos Santos, Micheli Silva dos Santos, Luiz Augusto Soares Mendes |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMPARTILHADAS DE ALFABETIZADORAS EM ESCOLAS PORTUGUESAS E BRASILEIRA: implementação de políticas públicas para iniciação da leitura e da escrita | |
Suzana Mary de Andrade Nunes, Fátima Carneiro Pereira |
Alfabetização e história
A HISTÓRIA DA PALAVRA ESCRITA: um relato de experiência sobre as oficinas e suas contribuições para o ensino de História | |
Aline Madalena Martins, Maria Sirlene Pereira Schlickmann |
O PERCURSO HISTÓRICO DA ALFABETIZAÇÃO: estado do conhecimento a partir da Revista Brasileira de Alfabetização | |
Bruna Aldine Muller, Claudia Maria Petchak Zanlorenzi |
ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: do paradigma dominante ao emergente | |
Priscila Alves Pereira, Francisca de Paula Santos da Silva, Alfredo Eurico Rodrigues Matta, Alberto Batinga Pinheiro |
Alfabetização, diversidades e inclusão
PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: análise de concepções | |
Mariana Antunes Portis, Clarice Adalgiza Cruz dos Santos |
Alfabetização e infância
ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA E LIVRO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a experiência de uma professora com o Porta Aberta Volume 2 | |
Debora Djully Gomes da Paz, Maria da Conceição Lira da Silva, Eliana Borges Correia de Albuquerque |
LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: reflexões a partir dos documentos que orientam o currículo | |
Luíse Penning Pereira, Larissa dos Santos Urquia |
O SISTEMA APOSTILADO DE ENSINO VAMOS TODOS APRENDER A LER (EDUBE/BID) - REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CANOAS/RS: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES | |
Ananda Silva Palermo, Darlize Teixeira de Mello |
A LITERATURA PELO VIÉS DA ARTE E ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: mapeamento das produções acadêmicas | |
Simone de Cássia Soares da Silva, Bárbara Cortella Pereira |
A produção científico-acadêmico sobre o livro didático no contexto da Educação Infantil e o ensino da leitura e escritura | |
Albene Cezar de Arruda, Bárbara Cortella Pereira |
Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos
Alfabetização, educação e trabalho: discussões necessárias para o repensar dos currículos na/da EJA para uma formação humana e integral | |
Jaqueline Luzia da Silva, Bruno Martins de Carvalho Paulo, Estefanne Beatriz Cordeiro do Nascimento |
ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E HISTÓRIA DE VIDA: SENTIDOS E (RE)FORMULAÇÕES ENTRE SUJEITOS COM TRAJETÓRIA NA EJA | |
Daniela Penha Monteiro Brito Pavini, Filomena Elaine Paiva Assolini |
Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens
CULTURA VIVIDA E ALFABETIZAÇÃO: linguagem escrita como ponto de conexão | |
Dilza Maria Rodrigues, Suellen Nathasha dos Anjos Costa, Carlos Jorge Paixão |
(RE)SIGNIFICANDO O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: os jogos para a aquisição da leitura e escrita | |
Amanda Murta Gama, Isabella Paim, Klegillen Canelas, Leonan Castro |
Alfabetização e formação inicial e continuada de professores
CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: um estudo das dissertações e teses dos Programas de Pós-graduação em Educação do Pará | |
Vitoria Raquel Pereira de Souza, Petrônio Cavalcante, Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira |
IDENTIDADE DA PROFESSORA ALFABETIZADORA: análises a partir de resumos de teses e dissertações produzidas no Estado do Rio Grande do Sul | |
Renata Sperrhake, Luciana Piccoli, Kamila Petrikicz |
O DESAFIO DE ALFABETIZAR NO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE: a gestão da sala de aula em discussão | |
Kamila Petrikicz, Patrícia Camini |
Alfabetização e modos de aprender e de ensinar
ALFABETIZAÇÃO: a concepção e a prática pedagógica de professoras das turmas de 1° ano da rede de ensino municipal de Alcobaça e Caravelas | |
Adriele Apolinária Casagrande, Amanda Moreira Maia, Priscila Alves Pereira |
OS JOGOS DE ANÁLISE FONOLÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA PELAS CRIANÇAS | |
Simone Regina Pereira, Daniela Montuani |
POÉTICA PEDAGÓGICA EM MANOEL DE BARROS: uma vivência inspiradora para os modos de ensinaraprender leitura e escritura numa perspectiva discursiva na Educação Básica | |
Agnaldo Périgo, Aleth da Graça Amorim |
A AFETIVIDADE COMO ELEMENTO CATALISADOR DA APRENDIZAGEM: aquisição/evolução da leitura e da escrita. | |
Nizandria dos Santos Pompeu |
DEIXA EU FALAR: projeto de leitura e escrita com crianças | |
JOANA DARC ROCHA VASCONCELOS, SELMA COSTA PENA |
DIALOGANDO COM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS SOBRE AS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DO/NO LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO | |
Renata Luchi Pires, Dania Monteiro Vieira Costa |
FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: a formação leitora de crianças pequenas | |
SELMA COSTA PENA, ANNA PAULA DE OLIVEIRA DE ABREU, DOUGLAS ALMEIDA DE OLIVEIRA |
MODOS INDIVIDUAIS DE REPRESENTAÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO E NA DOCÊNCIA: Princípios de constituição do Núcleo de Estudos e Ensino em Linguagens, Alfabetização e Letramento | |
Janaina Moreira Pacheco de Souza, Maria Letícia Cautela de Almeida Machado, Paula da Silva Vidal Cid Lopes |
O INÍCIO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E O PAPEL DO AMBIENTE ALFABETIZADOR | |
Klegillen Canelas, Isabella Paim, Amanda Gama, Leonan Castro |
Alfabetização e as condições materiais e pessoais de ensinar em contextos diversos
ALFABETIZAÇÃO ESCOLAR: a prática didático-pedagógica do professor e o tamanho da turma no contexto da sala de aula | |
Vanessa Moreira Pintoco |
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO CICLO ALFABETIZADOR: reflexões sobre a realidade cotidiana em escolas públicas estaduais do Sul de Santa Catarina | |
Veronez Nandi Marisângela, Maria Sirlene Pereira Schlickmann |
PRÁTICAS DE LEITURAS LITERÁRIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DE PERSPECTIVA DISCURSIVA | |
Ana Beatriz de Oliveira da Silva, Gabrielle da Silva Pereira, Giovanna Melo de Paiva Torres |
Alfabetização e pandemia: desafios, aprendizados e perspectivas
ENTRE O PLANEJAMENTO DAS REDES E O EFETIVO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS: um estudo sobre uma rede municipal | |
Fernanda Arndt Mesenburg, Eugênia Antunes Dias, Alisson Castro Batista, Raissa Souza Santiago, Luzia Helena Brandt Martins, Mateus Valadão de Souza, Gilceane Caetano Porto |
IMPACTOS DO PERÍODO PANDÊMICO NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DE CRIANÇAS EM TURMA DE ALFABETIZAÇÃO | |
Sandra dos Santos Andrade, Luciana Piccoli, Brenda Rosana Goulart |
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: O QUE DIZEM AS PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO DURANTE O ENSINO REMOTO DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19. | |
Mariane Ferreira Placeres, Heloisa Chalmers Sisla |
ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS DA LEITURA E DA ESCRITA NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS | |
Gilceane Caetano Porto, Annelise Costa de Jesus, Fernanda Arndt Mesenburg, Raíssa Souza Santiago, Mateus Valadão de Souza, Luzia Helena Brandt Martins, Mauro Augusto Burkert Del Pino |
PRÁTICA DE UMA ALFABETIZADORA NA EJA DURANTE O ENSINO REMOTO: "crer que eles são capazes" | |
Gabriela Medeiros Nogueira, Janaína Soares Martins Lapuente, Silvana Maria Bellé Zasso, Luíse Penning Pereira |