Alfabetização e políticas públicas
| A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS POLÍTICAS NACIONAIS DE ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL (2001 – 2019) | |
| Lúcia Veiga Schermack, Tânia Maria Massaruto de Quintal, Ellen Michelle Barbosa de Moura, Fraulein Vidigal de Paula |
| A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA/2019): dissonâncias com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/1996) | |
| Estela Souza de Castro, Alessandra Amaral da Silveira, Flávia Burdzinski de Souza, Lívia Lempek Trindade Monteiro |
| AVALIAÇÃO DE FLUÊNCIA EM LEITURA: implicações para o ensino da leitura e formação de leitores no 2º ano do ensino fundamental | |
| Schirlen Pancieri Lima, Cleonara Maria Schwartz |
| DISSONÂNCIAS NO CONTEXTO DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA) | |
| Luciana Leopoldino Carvalho, Milka Helena Carrilho Slavez |
| OBRAS DIDÁTICAS DESTINADAS A PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL APROVADAS NO PNLD 2019: que sugestões de atividades de leitura e de escrita são propostas no livro “Pé de brincadeira”? | |
| Augusto Vinícius Olveira da Silva, Alexsandro da Silva |
| PRÁTICAS DE LEITURA DE TEXTOS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: o que propõem os PCN e a BNCC? | |
| Elifalety Silva Nascimento, Alexsandro da Silva |
| PROGRAMA TEMPO DE APRENDER: análise do curso “Práticas de produção de textos” | |
| você Daniela Silva, Senhora Ferraz Leal |
| QUANDO UMA POLITICA DE ALFABETIZAÇÃO ENTRA EM JOGO E ROMPE COM UMA TRADIÇÃO PEDAGÓGICA CONTRUÍDA A LONGO DE 40 DECÁDAS | |
| ALESSANDRA AMARAL SILVEIRA |
| UMA ANÁLISE CRÍTICA DO PROGRAMA “CONTA PRA MIM” DO GOVERNO FEDERAL | |
| Thaíse Machado Santos, Tainá Pinto Bessa Ribeiro, Letícia de Oliveira Affonso Salvador |
| ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE EM TEMPOS DE BNCC: o que dizem algumas pesquisas sobre a temática | |
| Sthefany Sigolo, Heloisa Chalmers Sisla |
| LETRAMENTO COMO SIGNO IDEOLÓGICO DA ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA: um contraponto à sanha [não menos ideológica] da Política Nacional de Alfabetização | |
| Jânio Nunes dos Santos, Adriana Cavalcanti dos Santos |
| POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E CRIANÇAS QUE NÃO APRENDEM A LER E ESCREVER NA ESCOLA: relações e reflexões. | |
| Ana Clarissa Gomes de França, Denise Maria de Carvalho Lopes, Elaine Luciana Sobral Dantas |
| PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: consolidação das práticas proficientes para o alcance de uma aprendizagem significativa | |
| Hislan Gomes de Almeida Rodrigues, Andrea Rodrigues Dalcin, Vanessa Sotelo da Silva, Tatiany Gomes dos Santos, Luciana Ribeiro Teixeira Oliveira, Renata Fernandes Gomes Olaia, Katerine Chagas Camargo Garcia |
Alfabetização e história
| LIVRO DIDÁTICO- ALFABETIZAÇÃO E PARCERIA (1996) Um artefato em análise | |
| ela -- Vilar, ela Silva |
| ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: do paradigma dominante ao emergente | |
| Priscila Alves Pereira, Francisca de Paula Santos da Silva, Alfredo Eurico Rodrigues Matta, Alberto Batinga Pinheiro |
| SÉRIE “LEITURAS INFANTIS”: o ensino de leitura no início do século XX por meio das obras de Francisco Furtado Mendes Vianna | |
| Alessandra Melo Secundo Paulino |
Alfabetização, diversidades e inclusão
| RECURSOS DE COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA PARA MEDIAR A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM AUTISMO: um produto educacional do mestrado profissional em educação inclusiva | |
| Fabíola Cadete Silva |
| ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E INCLUSÃO: Reflexões sobre estratégias pedagógicas e lúdicas no processo de ensino da escrita e da leitura para crianças com dificuldades de aprendizagem. | |
| jeane vieira souza |
| Contação de História para alunos com deficiência visual:Com a utilização do programa etnomatematica | |
| Izabela Monteiro Gilmara Santos Monteiro |
| LITERATURA E A REPRESENTATIVIDADE NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES | |
| Maria Clara Fajardo Souza Lima, Milena Prado Dos Santos Peres, Jennifer Willis Rezende de Sousa |
| OS DESAFIOS NO INTERIOR DA ESCOLA: POR UMA ALFABETIZAÇÃO INCLUSIVA COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISMO | |
| Alenita Rodrigues da Silva, Marcia Machado de Lima, Jocilene Macedo da Silva Almeida |
Alfabetização e infância
| A LITERATURA INFANTIL NA ALFABETIZAÇÃO: a formação leitora da criança | |
| Kalytha Rodrigues Silva, Aline Lemes Silva, Lethicia Rafaelly Fernandes Oliveira |
| ALFABETIZAÇÃO INICIAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | |
| claudionor alves da silva, Rejane Antônio Coelho Trindade dos Santo, Josevaldo Trindade dos Santos |
| ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA E LIVRO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a experiência de uma professora com o Porta Aberta Volume 2 | |
| Debora Djully Gomes da Paz, Maria da Conceição Lira da Silva, Eliana Borges Correia de Albuquerque |
| O APLICATIVO GRAPHOGAME COMO PRODUTO DE UM CURRÍCULO EM DISPUTAS | |
| Carolina Silva Severo |
| A LITERATURA PELO VIÉS DA ARTE E ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: mapeamento das produções acadêmicas | |
| Simone de Cássia Soares da Silva, Bárbara Cortella Pereira |
| INFÂNCIAS: proteger e educar para a vida | |
| Anayse de Fatima Santos da Silva |
Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos
| Alfabetização, educação e trabalho: discussões necessárias para o repensar dos currículos na/da EJA para uma formação humana e integral | |
| Jaqueline Luzia da Silva, Bruno Martins de Carvalho Paulo, Estefanne Beatriz Cordeiro do Nascimento |
| Cultura e educação popular na EJA: reflexões sobre memórias e afetividade no processo de alfabetização | |
| Jaqueline Luzia da Silva, Andréa Cristina Ferreira dos Santos, Priscila da Silva Barcellos |
| LIVRO DIDÁTICO PARA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: projeto recomeçar e a constituição de identidades | |
| Liziana Arambula Teixeira, Francisca da Silva Cruz, Thaise da Silva |
Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens
| Abrindo Espaços para Atividade Criadora das Crianças: O Ateliê de História Coletiva nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental | |
| Bruna Eduarda Olivera da Silva, Ana Luiza Bustamante Smolka |
| JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO: concepções em manuais didáticos do Programa Criança Alfabetizada | |
| Aline Gomes de Souza |
| OS TEXTOS MULTIMODAIS DAS FANFICS: a escrita criativa como forma de consolidação das competências leitoras e de escrita de crianças do 5°ano do ensino fundamental | |
| Welessandra Aparecida Benfica, Ana Luisa Silva Schmidt |
| A cultura escrita na Educação Infantil | |
| Camila Antonia da Silva Santos |
| AS NOVAS SUPERFÍCIES DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | |
| Margarete Nunes, Wendell Fiori de Faria, Maria de Fátima Ferreira de Oliveira Rosilho, Tatiane Castro dos Santos |
Alfabetização e formação inicial e continuada de professores
| DESAFIOS ENCONTRADOS NO INÍCIO DA DOCÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO | |
| Cleide dos Santos Pereira Sopelsa, Rita Buzzi Rausch |
| A DIMENSÃO POLÍTICA E PEDAGÓGICA DA ALFABETIZAÇÃO: uma construção possível do projeto de escola | |
| Rosimeri Jorge Silva, Patricia de Simas Pinheiro, JIlvania Lima dos Santos Bazzo |
| ENTRE FIOS E DESAFIOS: literatura, formação inicial docente e currículo | |
| Giane Maria Silva, Patrícia Barros Soares Batista, Maria Carolina da Silva Caldeira |
| FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: percepções docentes sobre o Programa ‘Educar para Valer’ | |
| Tarcyla Coelho Marinho, Maria Virgínia Freire Santos |
| IDENTIDADE DA PROFESSORA ALFABETIZADORA: análises a partir de resumos de teses e dissertações produzidas no Estado do Rio Grande do Sul | |
| Renata Sperrhake, Luciana Piccoli, Kamila Petrikicz |
| PRODUÇÃO DE JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ALFABETIZADORA EM FORMAÇÃO INICIAL | |
| Verônica Tostes Silva |
| SUPERANDO O BÁ BE BI BO BU: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS POR MEIO DO PROJETO ALFABETIZAÇÃO ITINERANTE | |
| Srta Liége Santos |
| Um panorama nacional sobre a formação inicial do professor alfabetizador | |
| Andrialex Silva |
| A FORMAÇÃO DO ALFABETIZADOR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO BRASIL | |
| Jhessiene Keila da Silva Mendes, Luanna Vivório Cardoso Santos, Maria Letícia Cautela de Almeida Machado |
| COMPREENSÃO SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA REDE MUNICIPAL DE ARAPIRACA-ALAGOAS: o que dizem os professores alfabetizadores? | |
| Jânio Nunes dos Santos, Patrícia dos Santos dos Santos Moura Cavalcante, Thammy Cristina de Oliveira Nascimento |
| COORDENAÇÃO COLETIVA: espaço/ tempo de formação continuada de docentes alfabetizadores em escolas públicas do Distrito Federal | |
| Emely Crystina Da Silva Viana, Maria Elena Tavares de Pinho, Ozenilde Santos do Nascimento |
| LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO: A formação de professores alfabetizadores em Belém do Pará | |
| Débora Thaissa Monteiro Teixeira, Jéssica Lorena Marinho de Souza, Brenda Karoline Meireles Sales, Danielle de Nazaré Lopes Cunha |
| O POTENCIAL FORMATIVO DO TRABALHO COM MEMÓRIAS DE ALFABETIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Márcia Regina do Nascimento Sambugari, Kamile Frias Claros, Sonia Aparecida Bays |
| PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO EM FORMA E CONTEÚDO: A DOCUMENTAÇÃO NARRATIVA DE PROFESSORES QUE OUSARAM PEGAR NA SEMENTE DA PALAVRA | |
| Lorelay Pereira Brandão, Greice Duarte de Brito Silva |
Alfabetização e modos de aprender e de ensinar
| ALFABETIZAÇÃO NA PRÁTICA – Análise em caderno de atividades de alfabetização no contexto de escola pública estadual do ensino fundamental em Ji-Paraná, Rondônia. | |
| senhora Souza Souza, doutora maria Azevedo Machado |
| APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA PELA CRIANÇA: MODOS DE PARTICIPAÇÃO DO OUTRO | |
| Adriana Ofretorio, Ana Luiza Bustamante Smolka |
| AS CONTRIBUIÇÕES DE ANA LUIZA BUSTAMANTE SMOLKA PARA A ALFABETIZAÇÃO EM PERSPECTIVA DISCURSIVA | |
| Rafael Scheidt, Maria Aparecida Lapa de Aguiar |
| AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: uma análise de instrumentos avaliativos para uma turma de 1º ano | |
| Jennifer Sitaria Petzold Mendes, Renata Sperrhake, Fernanda Berger Blumenthal |
| Emprestando asas para voar através de Manoel de Barros: alçando voos literários na leitura e escrita de crianças | |
| Flaviane Flaviane Silva, Mônica Regina Santos, Keila Aparecida Gonçalves |
| HOJE TEM TEATRO E LETRAMENTO? Tem sim senhor! | |
| Magalis Bésser Dorneles Schneider |
| LEITURA, ESCRITA, INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM - LEIA: projeto-piloto em Santa Catarina | |
| Fabíola Cardoso Cecchetti, Adriana Leal Brum Silva, Patrícia Carla Bittencourt |
| LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS EM TURMAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: compartilhando experiências de ações de extensão do LAL/Ceale/Fae/UFMG | |
| Maria José Francisco Souza, Fernanda Louise Helena Brites, Ingrid Stefane Costa, Gabrielle de Aguilar Magnani |
| “O ACIDENTE MISTERIOSO”: o discurso escrito de crianças em processo de alfabetização | |
| Andréa Pessôa dos Santos |
| SEQUÊNCIA DIDÁTICA E ENSINO POR PESQUISA: as parlendas na alfabetização | |
| Rute Sheila Moura Gomes, Maria Elizabete Souza Couto |
| ABORDAGEM DISCURSIVA DE ALFABETIZAÇÃO: princípios e concepções | |
| Maria Aparecida Lapa de Aguiar, Laura Luzietti Guitel, Rafael Scheidt |
| ALFABETIZAÇÃO E SEQUÊNCIA DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA LÚDICA. Vivências em uma escola pública de Castanhal-PA | |
| JAQUELINE CASSIA GOMES DO NASCIMENTO, Marinalva Santos Silva |
| ALFABETIZAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS: Quando a (anti)discriminação vai para a escola | |
| Fabiane Castilho Oliveira, Sarai Schmidt |
| ENFOQUES DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO | |
| Kamile Frias Claros, Sonia Aparecida Bays, Márcia Regina do Nascimento Sambugari |
| O Desenho como Representação Ideativa da Palavra | |
| Janaina Souza Silva, Cláudia Beatriz De Castro Nascimento Ometto |
| O TRABALHO COM A LEITURA E ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA E INTERDISCIPLINAR | |
| Evanilza Ferreira Silva, Mariete Souza Amorim Lima, Tatiane Castro Santos, Nadson Araujo Santos |
| Práticas de ensino no ciclo de alfabetização: o foco em atividades notacionais | |
| Renata Rossi Fiorim Siqueira |
| CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: aplicação de uma proposta de intervenção pedagógica e a superação do realismo nominal | |
| Vitória Bersch, Renata Sperrhake |
Alfabetização e pandemia: desafios, aprendizados e perspectivas
| A ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: práticas de uma professora do sertão de Pernambuco. | |
| Ana Flávia Pereira Menezes, Nayanne Nayara Torres da Silva |
| Alfabetização como justiça social: o desafio de garantir a aprendizagem inicial da leitura e da escrita das crianças no contexto do pós-pandemia | |
| Adrielle Viana Ramos, Maria Luisa Da Silva Braz, Nandyara Souza Santos Sampaio, Rosangela Alves De Oliveira Santos |
| ALFABETIZAR EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: os desafios enfrentados pelas professoras de uma escola do campo do RS | |
| Verônica Amorim Saraiva |
| ENTRE O PLANEJAMENTO DAS REDES E O EFETIVO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS: um estudo sobre uma rede municipal | |
| Fernanda Arndt Mesenburg, Eugênia Antunes Dias, Alisson Castro Batista, Raissa Souza Santiago, Luzia Helena Brandt Martins, Mateus Valadão de Souza, Gilceane Caetano Porto |
| ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 | |
| Giovanna Rodrigues Cabral, Caroline Souza Silva, Ilsa do Carmo Vieira Goulart |
| FAMILIA, ESCOLA E ALFABETIZAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA | |
| Adriana Francisca de Medeiros, Rute dos Santos Silva |
| O APROFUNDAMENTO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: alguns impactos das modalidades remotas de ensino | |
| Alisson Castro Batista, Giovanna Allegretti, Fernanda Arndt Mesenburg, Raíssa Souza Santiago, Mauro Augusto Burkert Del Pino |
| O PÓS-PANDEMIA NA PRÁTICA EDUCATIVA NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: relato de experiência | |
| Márcia de Souza dos Santos |
| PANDEMIA DA COVID-19: Panorama da educação especial em turmas de alfabetização em cidades de Minas Gerais | |
| Duanne Antunes Bomfim, Flávia Emily Viegas dos Santos, Marco Antônio de Melo Franco |
| PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO EM TEMPO DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
| sr ECIONE FELIX DE LIMA, SRA Yzynya Silva Rezende Machado, SRA Maria Cristina Leandro de Paiva |
| REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: O QUE DIZEM AS PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO DURANTE O ENSINO REMOTO DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19. | |
| Mariane Ferreira Placeres, Heloisa Chalmers Sisla |
| UMA ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS PÓS PANDEMIA | |
| Sra Maria Cristina Leandro de Paiva, sra Yzynya Silva Rezende Machado, Sr Ecione Félix de Lima |
| UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DO EIXO 10 DO V CONBALF (2021) | |
| Márcia de Souza dos Santos, Santuza Amorim da Silva, Daniela Perri Bandeira |
| ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS DA LEITURA E DA ESCRITA NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS | |
| Gilceane Caetano Porto, Annelise Costa de Jesus, Fernanda Arndt Mesenburg, Raíssa Souza Santiago, Mateus Valadão de Souza, Luzia Helena Brandt Martins, Mauro Augusto Burkert Del Pino |
| As dificuldades em relação a alfabetização e letramento e as consequências na aprendizagem após isolamento social | |
| Marcela Alves, Adriana Sousa, Hellen Cristina Monteiro |
| EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DURANTE A PANDEMIA NA AMAZÔNIA DO BAIXO TOCANTINS | |
| Sirlane Damasceno Ramos, Ana Luiza Bustamante Smolka |
| Letramento e ensino remoto em escolas rurais: práticas de leitura | |
| Leila Beatriz Almeida Santos, Áurea da Silva Pereira Santos |
| O TRABALHO COM A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO | |
| ela PERDONI SOARES |
| Recomposição das Aprendizagens: Mais uma oportunidade para a alfabetização | |
| Lindinalva Maria Barbosa Bezerra, Maria Luciene da Silva, Maria Ciane do Nascimento, Patrícia Socorro Souza do Espírito Santo |