Alfabetização e políticas públicas
A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA/2019): dissonâncias com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/1996) | |
Estela Souza de Castro, Alessandra Amaral da Silveira, Flávia Burdzinski de Souza, Lívia Lempek Trindade Monteiro |
AS POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E OS DIREITOS HUMANOS DAS CRIANÇAS: alguns dispositivos de governo da infância engendrados entre 2019 e 2022 | |
Cristiane Perol da Silva |
MÉTODO FÔNICO: O “NOVO-VELHO” CAMINHO À ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA NOS DISCURSOS DE ALFABETIZADORES | |
Érica Raiane de Santana Galvão, Jânio Nunes dos Santos, Adriana Cavalcanti dos Santos |
POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: uma análise na perspectiva foucaultiana do discurso | |
Patrícia Luciene de Albuquerque Bragamonte, Neffar Jaquelini Azevedo Vieira de Assis Brasil |
PROGRAMA ALFABETIZAR COM SUCESSO (PAS) NO ESTADO DE PERNAMBUCO: percepções de professoras alfabetizadoras | |
Risocleide Aparecida Maria Da Silva |
A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E SUAS INTERFACES FRENTE A CRIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: uma análise do Projeto Alfa em Ação no município de Marituba/PA | |
Gislayne Carvalho Pires, Weslley Rosa Lalor, Verônica Moreira Souto Ferreira, Micheli Silva dos Santos |
ALFABETIZAÇÃO: discurso oficial e desdobramentos do Projeto Conquista Maceió para a recuperação e recomposição de aprendizagens | |
Vivian Souza Lima, Adriana Cavalcanti dos Santos |
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO: uma análise das ações desenvolvidas em 2020 e 2021 | |
Priscilla de Freitas Mafra |
AVALIAÇÃO EXTERNA NA ALFABETIZAÇÃO: o entendimento das professoras sobre a contribuição para as turmas do 2º ano | |
Maria José Barbosa, Ana Karla Gomes Pereira, Lo-Ruama Amaro de Oliveira |
EQUIDADE COMO POLÍTICA AFIRMATIVA NO PROCESSO ALFABETIZADOR: uma análise no contexto do Programa LEIA+ | |
Ana Celina Rabuske Corsi, Isabella De Meira Araujo |
LETRAMENTO COMO SIGNO IDEOLÓGICO DA ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA: um contraponto à sanha [não menos ideológica] da Política Nacional de Alfabetização | |
Jânio Nunes dos Santos, Adriana Cavalcanti dos Santos |
MECANISMOS DE SUPORTE PEDAGÓGICO DO PROJETO ALFA EM AÇÃO: contribuições da Secretaria Municipal de Educação de Marituba (PA) | |
Veronica Moreira Souto Ferreira, Weslley Rosa Lalor, Gislayne Carvalho Pires, Daniela de Nazaré Alfaia Nascimento, Naelen Nunes dos Santos, Micheli Silva dos Santos, Luiz Augusto Soares Mendes |
POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E CRIANÇAS QUE NÃO APRENDEM A LER E ESCREVER NA ESCOLA: relações e reflexões. | |
Ana Clarissa Gomes de França, Denise Maria de Carvalho Lopes, Elaine Luciana Sobral Dantas |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA/CEARÁ | |
Karine Andrade Mourão, Darlize Teixeira de Mello |
PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: consolidação das práticas proficientes para o alcance de uma aprendizagem significativa | |
Hislan Gomes de Almeida Rodrigues, Andrea Rodrigues Dalcin, Vanessa Sotelo da Silva, Tatiany Gomes dos Santos, Luciana Ribeiro Teixeira Oliveira, Renata Fernandes Gomes Olaia, Katerine Chagas Camargo Garcia |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DO PROGRAMA TEMPO DE APREN | |
Suzane Melo da Silva |
Alfabetização e história
ASPECTOS HISTÓRICOS DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL ATÉ 1963 | |
Márcia Cicci Romero, Sônia Maria dos Santos |
MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO: DIFERENTES PERSPECTIVAS TEÓRICAS E MODOS DE ENSINO | |
Magna Aparecida Unas Dias, Cancionila Janzkovski Cardoso |
O direito à leitura e à escrita no contexto da lei 14.583 | |
Bianca Anderson Laurintino, Marli Delmonico De Araujo Futata |
A Cartilha maternal e o Método João de Deus em Belém do Pará | |
Fabio Fujiyama da Fontoura, Elizabeth Orofino Lucio |
A LEITURA (EM)CENA: o papel da fluência leitora no processo de alfabetização | |
Marli Stuart Araujo, Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Izabel Cristina Costa de Faria |
Alfabetização, diversidades e inclusão
APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS | |
Wenis Vargas de Carvalho |
O LETRAMENTO FICCIONAL NA INFÂNCIA: formas de inserção na cultura escrita na periferia | |
Clarice adalgiza Cruz dos Santos |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: análise de concepções | |
Mariana Antunes Portis, Clarice Adalgiza Cruz dos Santos |
PRÁTICAS DECOLONIAIS DE ALFABETIZAÇÃO: tecendo saberes sobre o continente africano a partir da leitura e da escrita | |
Patrícia Barros Soares Batista, Maria Carolina da Silva Caldeira |
A ADAPTAÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA ALUNOS PCDS NO PROJETO ALFA EM AÇÃO NO MUNICÍPIO DE MARITUBA/PA | |
Daniela de Nazaré Alfaia Nascimento, Naelen Nunes dos Santos |
LITERATURA E A REPRESENTATIVIDADE NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES | |
Maria Clara Fajardo Souza Lima, Milena Prado Dos Santos Peres, Jennifer Willis Rezende de Sousa |
OS DESAFIOS NO INTERIOR DA ESCOLA: POR UMA ALFABETIZAÇÃO INCLUSIVA COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISMO | |
Alenita Rodrigues da Silva, Marcia Machado de Lima, Jocilene Macedo da Silva Almeida |
Protagonismo na educação inclusiva: contribuindo no processo de alfabetização e letramento com cadernos sensoriais. | |
Risele Dayane Costa de Souza |
Alfabetização e infância
QUAL O ESTADO DA ARTE SOBRE AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE TEMPO INTEGRAL, NA ANPED E NO CONBALF, ENTRE 2015 E 2021? | |
Fabiana da Silva Correia Souza |
OU ISTO OU AQUILO: Proposições metodológicas para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita | |
Gildene Lima de Souza Fernandes, Manoilly Dantas de Oliveira |
Alfabetização de crianças numa perspectiva crítica | |
Angela Barbara Rossetto, Almir Paulo dos Santos |
ALFABETIZAÇÃO INICIAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | |
claudionor alves da silva, Rejane Antônio Coelho Trindade dos Santo, Josevaldo Trindade dos Santos |
AS VOZES MÚLTIPLAS NO DIÁLOGO ENTRE O VERBAL E O VISUAL: Repertório poético para a formação literária das crianças | |
Lilane Maria de Moura Chagas, Cleber Fabiano da Silva |
Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos
Da invenção do "analfabeto" ao analfabetizado: leitura, escrita e população negra | |
Marta Lima De Souza |
MEDIAÇÃO DE LEITURA EM UMA TURMA DE JOVENS E ADULTOS: As coincidências do inesperado | |
Julia Soares Martini, Victória Luiza Vargas dos Santos |
OS ALFABETIZANDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DE RETORNO PRESENCIAL | |
Juliane Gomes de Oliveira, Simone de Assis Costa |
O ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO DE LÍNGUA INGLESA: estratégias de ensino aprendizagem na ejai no ensino municipal. | |
Sra Patrícia Cabral Duarte |
Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens
Abrindo Espaços para Atividade Criadora das Crianças: O Ateliê de História Coletiva nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental | |
Bruna Eduarda Olivera da Silva, Ana Luiza Bustamante Smolka |
ENSINO DA ORALIDADE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: contribuições do CONBALF | |
Rafael Mendes, Arnaldo Antônio Duarte de Duarte Junior, Diuli Alves Wulff, Mateus Valadão de Souza, Gilceane Caetano Porto |
FORMAÇÃO DE LEITORES: O que a criança aprende com a leitura em voz alta pelo professor | |
edneia da silva neves, Karoline Aparecida Soares do Nascimento, Raquel Francisca Matos Bezerra |
JOGOS E A TECNOLOGIA: alfabetizando de forma dinâmica e divertida. | |
Karine Lindesay da Soledade de Souza |
O QUE HÁ SOBRE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA? Um estudo sobre o eixo estruturante análise linguística e as habilidades metafonológicas | |
Arnaldo Antônio Duarte de Duarte Junior, Monique Beatriz Klumb |
Produção Cultural na Escola: do texto ao livro, do livro ao teatro- A bruxa do 74 | |
Monica Regina dos Santos |
A ALFABETIZAÇÃO NA CULTURA DE CRIANÇAS INDÍGENAS EM MACAÍBA-RN | |
Lucielton Tavares, Cristina Leandro de Paiva |
ALFABETIZAÇÃO DIGITAL: UMA ANÁLISE DAS TIC NO CURRICULO ESCOLAR | |
Ana Christina de Sousa Damasceno, maria dos remédios nunes da costa |
CULTURA VIVIDA E ALFABETIZAÇÃO: linguagem escrita como ponto de conexão | |
Dilza Maria Rodrigues, Suellen Nathasha dos Anjos Costa, Carlos Jorge Paixão |
Alfabetização e formação inicial e continuada de professores
A DIMENSÃO POLÍTICA E PEDAGÓGICA DA ALFABETIZAÇÃO: uma construção possível do projeto de escola | |
Rosimeri Jorge Silva, Patricia de Simas Pinheiro, JIlvania Lima dos Santos Bazzo |
DIDÁTICA DA PALAVRA INVISÍVEL À PALAVRA VISÍVEL: um (singelo) tributo à Magda Soares | |
Jilvania Lima dos Santos Bazzo, Rute da Silva, Daniele Aparecida Muller Pamplona Soares |
ENTRE FIOS E DESAFIOS: literatura, formação inicial docente e currículo | |
Giane Maria Silva, Patrícia Barros Soares Batista, Maria Carolina da Silva Caldeira |
ESTUDANTES E PROFESSORAS VOANDO NAS ASAS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS | |
Ana Paula da Silva Almeida, Bárbara Cortella Pereira, Abraão Augusto da Silva Santos |
PROFESSORA PESQUISADORA: A docência com o primeiro ano do Ensino Fundamental | |
Ariane Simão de Souza |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES E A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO ALFA EM AÇÃO NO MUNICÍPIO DE MARITUBA | |
Naelen Nunes dos Santos, Daniela de Nazaré Alfaia Nascimento, Luiz Augusto Soares Mendes |
COMPREENSÃO SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA REDE MUNICIPAL DE ARAPIRACA-ALAGOAS: o que dizem os professores alfabetizadores? | |
Jânio Nunes dos Santos, Patrícia dos Santos dos Santos Moura Cavalcante, Thammy Cristina de Oliveira Nascimento |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: tendências temáticas na produção científica realizada no Brasil | |
Isabela Cristina Daeuble Girardi, Rita Buzzi Rausch |
O professor leitor: indicativos para uma política de formação continuada na rede pública municipal de Várzea Grande - MT | |
Wanda Cecília Mello, Ana Paula Duarte, Waldir Félix Costa Júnior |
SABERES TECIDOS EM ESCRITAS E LEITURAS: um caminho para indução pedagógica | |
Jessika de Assiz da Silva |
APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA: uma análise dos saberes do professor/a alfabetizador/a sobre os conceitos da linguística textual | |
Ana Christina de Sousa Damasceno |
Alfabetização e modos de aprender e de ensinar
A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA: o que dizem os documentos que norteiam o planejamento e a prática em alfabetização e letramento | |
Jennifer Pereira da Rocha Almeida |
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PELO ALUNO COMO UMA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS ESSENCIAIS NA FORMAÇÃO LEITORA | |
Louyzie Barbara da Cruz Dias |
ALFABETIZAÇÃO E LEITURA DE MUNDO: aprendendo a ler, escrever a partir do lugar na Amazônia Marajoara | |
Solange Pereira da Silva |
ALFABETIZAR LETRANDO: O QUE DIZEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS SOBRE SUAS PRÁTICAS | |
Iure Coutre Gurgel, Adriana Fernandes Ferreira, Marcos Roberto da Silva Cavalcante |
Articulação dos Fundamentos da alfabetização a partir de uma Tecnologia Educacional | |
Natalia de Souza Duarte |
BRINCADEIRA E LINGUAGEM ESCRITA: como se articulam na Educação Infantil? | |
Maiara vieira da silva, Jaíne Lorivânia Neckel da Silva, Marineiva Moro Campos de Oliveira |
“EU NÃO SABIA ESCREVER SEU NOME, ENTÃO FIZ ESSAS LETRAS”: criação de escritas e sentidos na Educação Infantil | |
Adriana Santos da Mata |
Literatura Infantil e Alfabetização: Um Estudo Na Perspectiva Histórico-Cultural | |
Nayra Ferreira De Almeida, Daniele Pampanini Dias, Ana Luiza Bustamante Smolka |
NAS ASAS DA LITERATURA INFANTIL: vivências com crianças em fase de alfabetização e o prazer pela leitura, escritura e oralidade | |
Débora Fernandes Fontes, Izaira Aparecida Da Silva, Aleth Da Graça Amorim |
O CADERNO DA REALIDADE COMO APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA | |
Karine maria heidemann, Daniela Dias dos Anjos |
O QUE OS TRABALHOS DO CONBALF APRESENTAM SOBRE LEITURA? | |
Luzia Helena Brandt Martins, Gabriella das Neves Furtado |
ORIGAMI E (RE)CONTO: DO ENCANTAMENTO À PRODUÇÃO DE SENTIDOS NAS ASAS DA LITERATURA INFANTIL | |
Flávia Cristina da Silva Lena, JULLIETTE GOMES DA SILVA |
PALAVRA é BRINQUEDO: a rima da cultura popular brasileira no desenvolvimento da consciência fonológica | |
Prof.ª Caroline de Lima Goulart |
PRÁTICAS ALFABETIZADORAS: o ensino dos atos de ler e de escrever no 1º e 2º anos do ensino fundamental | |
Greice Ferreira da Silva |
Propostas de Alfabetização em um livro aprovado no PNLD 2019 | |
Edlane Alves de Lima, Eliana Borges Correia de Albuquerque |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRÁTICAS ALFABETIZADORAS O que tem por dentro e por fora dessa bola chamada planeta terra? | |
Cristiane Barroso Dias, Érica Cristina de Melo R. Gentil2 |
Sequência didática com jogos de alfabetização e textos de tradição oral: um relato de ações do Laboratório de Alfabetização e Letramento em turmas de 2° ano do ensino fundamental | |
Isadora Cristina Silva Felipe, Letícia Lima da Silva, Daniela Freitas Brito Montuani, Maria José Francisco De Souza |
TECENDO UMA GINCANA INESQUECÍVEL: quando ler e escrever se tornam uma aventura | |
CristinaFreund Spolidoro Freund, Andressa Folly Fonseca, Letícia Tavares Cyrillo, Adriane Fernandes da Silva |
A LEITURA COMO PRÁTICA TRANSGRESSORA: por uma escola leitora | |
DANIELE RODRIGUES do NASCIMENTO, NILO CARLOS PEREIRA DE SOUZA |
Bichos Malucos: uma sequência didática como ponto de partida | |
Luana Luiza de Oliveira |
FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: a formação leitora de crianças pequenas | |
SELMA COSTA PENA, ANNA PAULA DE OLIVEIRA DE ABREU, DOUGLAS ALMEIDA DE OLIVEIRA |
MÚSICA E ALFABETIZAÇÃO: uma sinfonia para a infância | |
PATRICIA TATIANE SOUZA DA COSTA, DANIELE RODRIGUES DO NASCIMENTO, DANIELE DOROTÉIA ROCHA DA SILVA DE LIMA |
O Desenho como Representação Ideativa da Palavra | |
Janaina Souza Silva, Cláudia Beatriz De Castro Nascimento Ometto |
Práticas de letramentos: um fenômeno plural presente no Ensino Fundamental? | |
Leticia Bitencourt Bianchi, Francinilda de Sousa Nascimento, Darlize Teixeira de Mello |
Alfabetização e as condições materiais e pessoais de ensinar em contextos diversos
ALFABETIZAÇÃO, LINGUAGEM E CULTURA ESCRITA : Entre Leituras e afetos | |
alreny lima da rocha, Elizabeth Orofino Lúucio |
PRÁTICAS DE LEITURAS LITERÁRIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DE PERSPECTIVA DISCURSIVA | |
Ana Beatriz de Oliveira da Silva, Gabrielle da Silva Pereira, Giovanna Melo de Paiva Torres |
Alfabetização e pandemia: desafios, aprendizados e perspectivas
ALFABETIZAÇÃO COM GAMES NA PÓS-PANDEMIA: a experiência da pesquisa alfabeclicando | |
Luciene de Sousa Teixeira Vales, Kamila Melo de Oliveira Costa, Lorrayne dos Santos, Maisa Caroline Carvalho dos Anjos Lacerd, Thais da Cruz Martins |
Alfabetização como justiça social: o desafio de garantir a aprendizagem inicial da leitura e da escrita das crianças no contexto do pós-pandemia | |
Adrielle Viana Ramos, Maria Luisa Da Silva Braz, Nandyara Souza Santos Sampaio, Rosangela Alves De Oliveira Santos |
E AGORA PROFESSORA? Narrativas de alfabetizadoras do Sul e do Norte do país em tempos de pandemia. | |
Cristiane Medianeira da Silva Reis, Vanessa Marcuzzo |
ENTRE O PLANEJAMENTO DAS REDES E O EFETIVO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS: um estudo sobre uma rede municipal | |
Fernanda Arndt Mesenburg, Eugênia Antunes Dias, Alisson Castro Batista, Raissa Souza Santiago, Luzia Helena Brandt Martins, Mateus Valadão de Souza, Gilceane Caetano Porto |
FAMILIA, ESCOLA E ALFABETIZAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA | |
Adriana Francisca de Medeiros, Rute dos Santos Silva |
O APROFUNDAMENTO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: alguns impactos das modalidades remotas de ensino | |
Alisson Castro Batista, Giovanna Allegretti, Fernanda Arndt Mesenburg, Raíssa Souza Santiago, Mauro Augusto Burkert Del Pino |
O CONTROLE DO TRABALHO DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA PANDEMIA: A FALÁCIA DO PRODUTIVISMO | |
Mara Rubia Aparecida da Silva, Cecídia Barreto Almeida |
TECNOLOGIAS DIGITAIS PÓS-ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: revolução tecnológica e as possibilidades no chão da escola | |
Annelise Costa de Jesus, Giovanna Allegretti, Arnaldo Antônio Duarte de Duarte Junior, Eugênia Antunes Dias |
ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS DA LEITURA E DA ESCRITA NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS | |
Gilceane Caetano Porto, Annelise Costa de Jesus, Fernanda Arndt Mesenburg, Raíssa Souza Santiago, Mateus Valadão de Souza, Luzia Helena Brandt Martins, Mauro Augusto Burkert Del Pino |
“EU FIQUEI COM SAUDADE PORQUE A MINHA MÃE QUE ME ENSINAVA AS COISAS”: perspectiva das crianças em processo de alfabetização durante a pandemia | |
Jéssica Castrto Nogueira, Janete Teixeira de Lyra, Zena Winona Eisenberg |
OS DESAFIOS DO PÓS-PANDEMIA NA ALFABETIZAÇÃO: reflexões sobre o retorno às aulas presenciais na rede municipal de ensino de Corumbá-MS | |
Sonia Aparecida Bays, Kamile Frias Claros, Marcia Regina do Nascimento Sambugari |
PANDEMIA E ALFABETIZAÇÃO: uma análise das práticas dos/as alfabetizadores/as no Piauí | |
Ana Christina de Sousa Damasceno, MARIA DOS REMÉDIOS NUNES DA COSTA |
Recomposição das Aprendizagens: Mais uma oportunidade para a alfabetização | |
Lindinalva Maria Barbosa Bezerra, Maria Luciene da Silva, Maria Ciane do Nascimento, Patrícia Socorro Souza do Espírito Santo |
TEXTOS AUTORAIS DE CRIANÇAS: ALFABETIZAÇÃO PÓS- PANDEMIA EM RONDÔNIA | |
Jocilene Macedo da Silva Almeida, Marcia Machado de Lima, Alenita Rodrigues da Silva |