Alfabetização e políticas públicas
| A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA/2019): dissonâncias com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/1996) | |
| Estela Souza de Castro, Alessandra Amaral da Silveira, Flávia Burdzinski de Souza, Lívia Lempek Trindade Monteiro |
| AS POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E OS DIREITOS HUMANOS DAS CRIANÇAS: alguns dispositivos de governo da infância engendrados entre 2019 e 2022 | |
| Cristiane Perol da Silva |
| MÉTODO FÔNICO: O “NOVO-VELHO” CAMINHO À ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA NOS DISCURSOS DE ALFABETIZADORES | |
| Érica Raiane de Santana Galvão, Jânio Nunes dos Santos, Adriana Cavalcanti dos Santos |
| POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: uma análise na perspectiva foucaultiana do discurso | |
| Patrícia Luciene de Albuquerque Bragamonte, Neffar Jaquelini Azevedo Vieira de Assis Brasil |
| PROGRAMA ALFABETIZAR COM SUCESSO (PAS) NO ESTADO DE PERNAMBUCO: percepções de professoras alfabetizadoras | |
| Risocleide Aparecida Maria Da Silva |
| A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E SUAS INTERFACES FRENTE A CRIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: uma análise do Projeto Alfa em Ação no município de Marituba/PA | |
| Gislayne Carvalho Pires, Weslley Rosa Lalor, Verônica Moreira Souto Ferreira, Micheli Silva dos Santos |
| ALFABETIZAÇÃO: discurso oficial e desdobramentos do Projeto Conquista Maceió para a recuperação e recomposição de aprendizagens | |
| Vivian Souza Lima, Adriana Cavalcanti dos Santos |
| ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO: uma análise das ações desenvolvidas em 2020 e 2021 | |
| Priscilla de Freitas Mafra |
| AVALIAÇÃO EXTERNA NA ALFABETIZAÇÃO: o entendimento das professoras sobre a contribuição para as turmas do 2º ano | |
| Maria José Barbosa, Ana Karla Gomes Pereira, Lo-Ruama Amaro de Oliveira |
| EQUIDADE COMO POLÍTICA AFIRMATIVA NO PROCESSO ALFABETIZADOR: uma análise no contexto do Programa LEIA+ | |
| Ana Celina Rabuske Corsi, Isabella De Meira Araujo |
| LETRAMENTO COMO SIGNO IDEOLÓGICO DA ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA: um contraponto à sanha [não menos ideológica] da Política Nacional de Alfabetização | |
| Jânio Nunes dos Santos, Adriana Cavalcanti dos Santos |
| MECANISMOS DE SUPORTE PEDAGÓGICO DO PROJETO ALFA EM AÇÃO: contribuições da Secretaria Municipal de Educação de Marituba (PA) | |
| Veronica Moreira Souto Ferreira, Weslley Rosa Lalor, Gislayne Carvalho Pires, Daniela de Nazaré Alfaia Nascimento, Naelen Nunes dos Santos, Micheli Silva dos Santos, Luiz Augusto Soares Mendes |
| POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E CRIANÇAS QUE NÃO APRENDEM A LER E ESCREVER NA ESCOLA: relações e reflexões. | |
| Ana Clarissa Gomes de França, Denise Maria de Carvalho Lopes, Elaine Luciana Sobral Dantas |
| PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA/CEARÁ | |
| Karine Andrade Mourão, Darlize Teixeira de Mello |
| PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: consolidação das práticas proficientes para o alcance de uma aprendizagem significativa | |
| Hislan Gomes de Almeida Rodrigues, Andrea Rodrigues Dalcin, Vanessa Sotelo da Silva, Tatiany Gomes dos Santos, Luciana Ribeiro Teixeira Oliveira, Renata Fernandes Gomes Olaia, Katerine Chagas Camargo Garcia |
| FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DO PROGRAMA TEMPO DE APREN | |
| Suzane Melo da Silva |
Alfabetização e história
| ASPECTOS HISTÓRICOS DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL ATÉ 1963 | |
| Márcia Cicci Romero, Sônia Maria dos Santos |
| MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO: DIFERENTES PERSPECTIVAS TEÓRICAS E MODOS DE ENSINO | |
| Magna Aparecida Unas Dias, Cancionila Janzkovski Cardoso |
| O direito à leitura e à escrita no contexto da lei 14.583 | |
| Bianca Anderson Laurintino, Marli Delmonico De Araujo Futata |
| A Cartilha maternal e o Método João de Deus em Belém do Pará | |
| Fabio Fujiyama da Fontoura, Elizabeth Orofino Lucio |
| A LEITURA (EM)CENA: o papel da fluência leitora no processo de alfabetização | |
| Marli Stuart Araujo, Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Izabel Cristina Costa de Faria |
Alfabetização, diversidades e inclusão
| APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS | |
| Wenis Vargas de Carvalho |
| O LETRAMENTO FICCIONAL NA INFÂNCIA: formas de inserção na cultura escrita na periferia | |
| Clarice adalgiza Cruz dos Santos |
| PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: análise de concepções | |
| Mariana Antunes Portis, Clarice Adalgiza Cruz dos Santos |
| PRÁTICAS DECOLONIAIS DE ALFABETIZAÇÃO: tecendo saberes sobre o continente africano a partir da leitura e da escrita | |
| Patrícia Barros Soares Batista, Maria Carolina da Silva Caldeira |
| A ADAPTAÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA ALUNOS PCDS NO PROJETO ALFA EM AÇÃO NO MUNICÍPIO DE MARITUBA/PA | |
| Daniela de Nazaré Alfaia Nascimento, Naelen Nunes dos Santos |
| LITERATURA E A REPRESENTATIVIDADE NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES | |
| Maria Clara Fajardo Souza Lima, Milena Prado Dos Santos Peres, Jennifer Willis Rezende de Sousa |
| OS DESAFIOS NO INTERIOR DA ESCOLA: POR UMA ALFABETIZAÇÃO INCLUSIVA COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISMO | |
| Alenita Rodrigues da Silva, Marcia Machado de Lima, Jocilene Macedo da Silva Almeida |
| Protagonismo na educação inclusiva: contribuindo no processo de alfabetização e letramento com cadernos sensoriais. | |
| Risele Dayane Costa de Souza |
Alfabetização e infância
| QUAL O ESTADO DA ARTE SOBRE AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE TEMPO INTEGRAL, NA ANPED E NO CONBALF, ENTRE 2015 E 2021? | |
| Fabiana da Silva Correia Souza |
| OU ISTO OU AQUILO: Proposições metodológicas para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita | |
| Gildene Lima de Souza Fernandes, Manoilly Dantas de Oliveira |
| Alfabetização de crianças numa perspectiva crítica | |
| Angela Barbara Rossetto, Almir Paulo dos Santos |
| ALFABETIZAÇÃO INICIAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | |
| claudionor alves da silva, Rejane Antônio Coelho Trindade dos Santo, Josevaldo Trindade dos Santos |
| AS VOZES MÚLTIPLAS NO DIÁLOGO ENTRE O VERBAL E O VISUAL: Repertório poético para a formação literária das crianças | |
| Lilane Maria de Moura Chagas, Cleber Fabiano da Silva |
Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos
| Da invenção do "analfabeto" ao analfabetizado: leitura, escrita e população negra | |
| Marta Lima De Souza |
| MEDIAÇÃO DE LEITURA EM UMA TURMA DE JOVENS E ADULTOS: As coincidências do inesperado | |
| Julia Soares Martini, Victória Luiza Vargas dos Santos |
| OS ALFABETIZANDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DE RETORNO PRESENCIAL | |
| Juliane Gomes de Oliveira, Simone de Assis Costa |
| O ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO DE LÍNGUA INGLESA: estratégias de ensino aprendizagem na ejai no ensino municipal. | |
| Sra Patrícia Cabral Duarte |
Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens
| Abrindo Espaços para Atividade Criadora das Crianças: O Ateliê de História Coletiva nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental | |
| Bruna Eduarda Olivera da Silva, Ana Luiza Bustamante Smolka |
| ENSINO DA ORALIDADE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: contribuições do CONBALF | |
| Rafael Mendes, Arnaldo Antônio Duarte de Duarte Junior, Diuli Alves Wulff, Mateus Valadão de Souza, Gilceane Caetano Porto |
| FORMAÇÃO DE LEITORES: O que a criança aprende com a leitura em voz alta pelo professor | |
| edneia da silva neves, Karoline Aparecida Soares do Nascimento, Raquel Francisca Matos Bezerra |
| JOGOS E A TECNOLOGIA: alfabetizando de forma dinâmica e divertida. | |
| Karine Lindesay da Soledade de Souza |
| O QUE HÁ SOBRE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA? Um estudo sobre o eixo estruturante análise linguística e as habilidades metafonológicas | |
| Arnaldo Antônio Duarte de Duarte Junior, Monique Beatriz Klumb |
| Produção Cultural na Escola: do texto ao livro, do livro ao teatro- A bruxa do 74 | |
| Monica Regina dos Santos |
| A ALFABETIZAÇÃO NA CULTURA DE CRIANÇAS INDÍGENAS EM MACAÍBA-RN | |
| Lucielton Tavares, Cristina Leandro de Paiva |
| ALFABETIZAÇÃO DIGITAL: UMA ANÁLISE DAS TIC NO CURRICULO ESCOLAR | |
| Ana Christina de Sousa Damasceno, maria dos remédios nunes da costa |
| CULTURA VIVIDA E ALFABETIZAÇÃO: linguagem escrita como ponto de conexão | |
| Dilza Maria Rodrigues, Suellen Nathasha dos Anjos Costa, Carlos Jorge Paixão |
Alfabetização e formação inicial e continuada de professores
| A DIMENSÃO POLÍTICA E PEDAGÓGICA DA ALFABETIZAÇÃO: uma construção possível do projeto de escola | |
| Rosimeri Jorge Silva, Patricia de Simas Pinheiro, JIlvania Lima dos Santos Bazzo |
| DIDÁTICA DA PALAVRA INVISÍVEL À PALAVRA VISÍVEL: um (singelo) tributo à Magda Soares | |
| Jilvania Lima dos Santos Bazzo, Rute da Silva, Daniele Aparecida Muller Pamplona Soares |
| ENTRE FIOS E DESAFIOS: literatura, formação inicial docente e currículo | |
| Giane Maria Silva, Patrícia Barros Soares Batista, Maria Carolina da Silva Caldeira |
| ESTUDANTES E PROFESSORAS VOANDO NAS ASAS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS | |
| Ana Paula da Silva Almeida, Bárbara Cortella Pereira, Abraão Augusto da Silva Santos |
| PROFESSORA PESQUISADORA: A docência com o primeiro ano do Ensino Fundamental | |
| Ariane Simão de Souza |
| A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES E A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO ALFA EM AÇÃO NO MUNICÍPIO DE MARITUBA | |
| Naelen Nunes dos Santos, Daniela de Nazaré Alfaia Nascimento, Luiz Augusto Soares Mendes |
| COMPREENSÃO SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA REDE MUNICIPAL DE ARAPIRACA-ALAGOAS: o que dizem os professores alfabetizadores? | |
| Jânio Nunes dos Santos, Patrícia dos Santos dos Santos Moura Cavalcante, Thammy Cristina de Oliveira Nascimento |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: tendências temáticas na produção científica realizada no Brasil | |
| Isabela Cristina Daeuble Girardi, Rita Buzzi Rausch |
| O professor leitor: indicativos para uma política de formação continuada na rede pública municipal de Várzea Grande - MT | |
| Wanda Cecília Mello, Ana Paula Duarte, Waldir Félix Costa Júnior |
| SABERES TECIDOS EM ESCRITAS E LEITURAS: um caminho para indução pedagógica | |
| Jessika de Assiz da Silva |
| APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA: uma análise dos saberes do professor/a alfabetizador/a sobre os conceitos da linguística textual | |
| Ana Christina de Sousa Damasceno |
Alfabetização e modos de aprender e de ensinar
| A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA: o que dizem os documentos que norteiam o planejamento e a prática em alfabetização e letramento | |
| Jennifer Pereira da Rocha Almeida |
| A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PELO ALUNO COMO UMA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS ESSENCIAIS NA FORMAÇÃO LEITORA | |
| Louyzie Barbara da Cruz Dias |
| ALFABETIZAÇÃO E LEITURA DE MUNDO: aprendendo a ler, escrever a partir do lugar na Amazônia Marajoara | |
| Solange Pereira da Silva |
| ALFABETIZAR LETRANDO: O QUE DIZEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS SOBRE SUAS PRÁTICAS | |
| Iure Coutre Gurgel, Adriana Fernandes Ferreira, Marcos Roberto da Silva Cavalcante |
| Articulação dos Fundamentos da alfabetização a partir de uma Tecnologia Educacional | |
| Natalia de Souza Duarte |
| BRINCADEIRA E LINGUAGEM ESCRITA: como se articulam na Educação Infantil? | |
| Maiara vieira da silva, Jaíne Lorivânia Neckel da Silva, Marineiva Moro Campos de Oliveira |
| “EU NÃO SABIA ESCREVER SEU NOME, ENTÃO FIZ ESSAS LETRAS”: criação de escritas e sentidos na Educação Infantil | |
| Adriana Santos da Mata |
| Literatura Infantil e Alfabetização: Um Estudo Na Perspectiva Histórico-Cultural | |
| Nayra Ferreira De Almeida, Daniele Pampanini Dias, Ana Luiza Bustamante Smolka |
| NAS ASAS DA LITERATURA INFANTIL: vivências com crianças em fase de alfabetização e o prazer pela leitura, escritura e oralidade | |
| Débora Fernandes Fontes, Izaira Aparecida Da Silva, Aleth Da Graça Amorim |
| O CADERNO DA REALIDADE COMO APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA | |
| Karine maria heidemann, Daniela Dias dos Anjos |
| O QUE OS TRABALHOS DO CONBALF APRESENTAM SOBRE LEITURA? | |
| Luzia Helena Brandt Martins, Gabriella das Neves Furtado |
| ORIGAMI E (RE)CONTO: DO ENCANTAMENTO À PRODUÇÃO DE SENTIDOS NAS ASAS DA LITERATURA INFANTIL | |
| Flávia Cristina da Silva Lena, JULLIETTE GOMES DA SILVA |
| PALAVRA é BRINQUEDO: a rima da cultura popular brasileira no desenvolvimento da consciência fonológica | |
| Prof.ª Caroline de Lima Goulart |
| PRÁTICAS ALFABETIZADORAS: o ensino dos atos de ler e de escrever no 1º e 2º anos do ensino fundamental | |
| Greice Ferreira da Silva |
| Propostas de Alfabetização em um livro aprovado no PNLD 2019 | |
| Edlane Alves de Lima, Eliana Borges Correia de Albuquerque |
| RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRÁTICAS ALFABETIZADORAS O que tem por dentro e por fora dessa bola chamada planeta terra? | |
| Cristiane Barroso Dias, Érica Cristina de Melo R. Gentil2 |
| Sequência didática com jogos de alfabetização e textos de tradição oral: um relato de ações do Laboratório de Alfabetização e Letramento em turmas de 2° ano do ensino fundamental | |
| Isadora Cristina Silva Felipe, Letícia Lima da Silva, Daniela Freitas Brito Montuani, Maria José Francisco De Souza |
| TECENDO UMA GINCANA INESQUECÍVEL: quando ler e escrever se tornam uma aventura | |
| CristinaFreund Spolidoro Freund, Andressa Folly Fonseca, Letícia Tavares Cyrillo, Adriane Fernandes da Silva |
| A LEITURA COMO PRÁTICA TRANSGRESSORA: por uma escola leitora | |
| DANIELE RODRIGUES do NASCIMENTO, NILO CARLOS PEREIRA DE SOUZA |
| Bichos Malucos: uma sequência didática como ponto de partida | |
| Luana Luiza de Oliveira |
| FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: a formação leitora de crianças pequenas | |
| SELMA COSTA PENA, ANNA PAULA DE OLIVEIRA DE ABREU, DOUGLAS ALMEIDA DE OLIVEIRA |
| MÚSICA E ALFABETIZAÇÃO: uma sinfonia para a infância | |
| PATRICIA TATIANE SOUZA DA COSTA, DANIELE RODRIGUES DO NASCIMENTO, DANIELE DOROTÉIA ROCHA DA SILVA DE LIMA |
| O Desenho como Representação Ideativa da Palavra | |
| Janaina Souza Silva, Cláudia Beatriz De Castro Nascimento Ometto |
| Práticas de letramentos: um fenômeno plural presente no Ensino Fundamental? | |
| Leticia Bitencourt Bianchi, Francinilda de Sousa Nascimento, Darlize Teixeira de Mello |
Alfabetização e as condições materiais e pessoais de ensinar em contextos diversos
| ALFABETIZAÇÃO, LINGUAGEM E CULTURA ESCRITA : Entre Leituras e afetos | |
| alreny lima da rocha, Elizabeth Orofino Lúucio |
| PRÁTICAS DE LEITURAS LITERÁRIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DE PERSPECTIVA DISCURSIVA | |
| Ana Beatriz de Oliveira da Silva, Gabrielle da Silva Pereira, Giovanna Melo de Paiva Torres |
Alfabetização e pandemia: desafios, aprendizados e perspectivas
| ALFABETIZAÇÃO COM GAMES NA PÓS-PANDEMIA: a experiência da pesquisa alfabeclicando | |
| Luciene de Sousa Teixeira Vales, Kamila Melo de Oliveira Costa, Lorrayne dos Santos, Maisa Caroline Carvalho dos Anjos Lacerd, Thais da Cruz Martins |
| Alfabetização como justiça social: o desafio de garantir a aprendizagem inicial da leitura e da escrita das crianças no contexto do pós-pandemia | |
| Adrielle Viana Ramos, Maria Luisa Da Silva Braz, Nandyara Souza Santos Sampaio, Rosangela Alves De Oliveira Santos |
| E AGORA PROFESSORA? Narrativas de alfabetizadoras do Sul e do Norte do país em tempos de pandemia. | |
| Cristiane Medianeira da Silva Reis, Vanessa Marcuzzo |
| ENTRE O PLANEJAMENTO DAS REDES E O EFETIVO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS: um estudo sobre uma rede municipal | |
| Fernanda Arndt Mesenburg, Eugênia Antunes Dias, Alisson Castro Batista, Raissa Souza Santiago, Luzia Helena Brandt Martins, Mateus Valadão de Souza, Gilceane Caetano Porto |
| FAMILIA, ESCOLA E ALFABETIZAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA | |
| Adriana Francisca de Medeiros, Rute dos Santos Silva |
| O APROFUNDAMENTO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: alguns impactos das modalidades remotas de ensino | |
| Alisson Castro Batista, Giovanna Allegretti, Fernanda Arndt Mesenburg, Raíssa Souza Santiago, Mauro Augusto Burkert Del Pino |
| O CONTROLE DO TRABALHO DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA PANDEMIA: A FALÁCIA DO PRODUTIVISMO | |
| Mara Rubia Aparecida da Silva, Cecídia Barreto Almeida |
| TECNOLOGIAS DIGITAIS PÓS-ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: revolução tecnológica e as possibilidades no chão da escola | |
| Annelise Costa de Jesus, Giovanna Allegretti, Arnaldo Antônio Duarte de Duarte Junior, Eugênia Antunes Dias |
| ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS DA LEITURA E DA ESCRITA NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS | |
| Gilceane Caetano Porto, Annelise Costa de Jesus, Fernanda Arndt Mesenburg, Raíssa Souza Santiago, Mateus Valadão de Souza, Luzia Helena Brandt Martins, Mauro Augusto Burkert Del Pino |
| “EU FIQUEI COM SAUDADE PORQUE A MINHA MÃE QUE ME ENSINAVA AS COISAS”: perspectiva das crianças em processo de alfabetização durante a pandemia | |
| Jéssica Castrto Nogueira, Janete Teixeira de Lyra, Zena Winona Eisenberg |
| OS DESAFIOS DO PÓS-PANDEMIA NA ALFABETIZAÇÃO: reflexões sobre o retorno às aulas presenciais na rede municipal de ensino de Corumbá-MS | |
| Sonia Aparecida Bays, Kamile Frias Claros, Marcia Regina do Nascimento Sambugari |
| PANDEMIA E ALFABETIZAÇÃO: uma análise das práticas dos/as alfabetizadores/as no Piauí | |
| Ana Christina de Sousa Damasceno, MARIA DOS REMÉDIOS NUNES DA COSTA |
| Recomposição das Aprendizagens: Mais uma oportunidade para a alfabetização | |
| Lindinalva Maria Barbosa Bezerra, Maria Luciene da Silva, Maria Ciane do Nascimento, Patrícia Socorro Souza do Espírito Santo |
| TEXTOS AUTORAIS DE CRIANÇAS: ALFABETIZAÇÃO PÓS- PANDEMIA EM RONDÔNIA | |
| Jocilene Macedo da Silva Almeida, Marcia Machado de Lima, Alenita Rodrigues da Silva |