Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Apresentação VI CONBALF

Apresentação PDF
Lourival José Martins Filho, Adelma das Neves Nunes Barros-Mendes, Elizabeth Orofino Lucio, Selma Costa Pena

Alfabetização e políticas públicas

O VAGAR DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA PDF
Cátia Marinello
A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA/2019): dissonâncias com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/1996) PDF
Estela Souza de Castro, Alessandra Amaral da Silveira, Flávia Burdzinski de Souza, Lívia Lempek Trindade Monteiro
E o “outro” no Projeto ABC? Rompendo a autoridade no movimento “Efeito Mateus” PDF
Nataly da Costa Afonso, Ana Paula Pereira Marques de Carvalho, Manoela do Nascimento Morgado
Esperançar através de diálogos e práticas: a Associação Brasileira de Alfabetização - ABAlf como espaço de resistência PDF
Daiane Aparecida Mesquita Marciano, Antônio Marcos Murta
VIDEOAULAS DO CURSO DO PROGRAMA TEMPO DE APRENDER: análise da organização do espaço da sala de aula na Educação Infantil PDF
ela Lempek Trindade Monteiro, ela Espíndola
Alfabetização, Letramento ou Literacia: perspectivas teóricas para a habilidade da leitura e da escrita PDF
Paula Rejane de Araújo Valente, Pérsida da Silva Ribeiro Miki
ANÁLISE DA CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO “ALFA EM AÇÃO” NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARITUBA/PA: impactos e desafios PDF
Weslley Rosa Lalor, Verônica Moreira Souto Ferreira, Gislayne Carvalho Pires, Luiz Augusto Soares Mendes
INTENÇÕES E PROPÓSITOS DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA/2019): que Educação Infantil (não) desejamos? PDF
Flávia Burdzinski de Souza, Gabriela Medeiros Nogueira
MECANISMOS DE SUPORTE PEDAGÓGICO DO PROJETO ALFA EM AÇÃO: contribuições da Secretaria Municipal de Educação de Marituba (PA) PDF
Veronica Moreira Souto Ferreira, Weslley Rosa Lalor, Gislayne Carvalho Pires, Daniela de Nazaré Alfaia Nascimento, Naelen Nunes dos Santos, Micheli Silva dos Santos, Luiz Augusto Soares Mendes
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA/CEARÁ PDF
Karine Andrade Mourão, Darlize Teixeira de Mello
TEMPO DE APRENDER O QUÊ? A luta por significar o alfabetizar na Política Nacional de Alfabetização PDF
Phelipe Florez Rodrigues, Sonia de Oliveria Martins, Emerson Bezerra Vidal Gomes

Alfabetização e história

A HISTÓRIA DA PALAVRA ESCRITA: um relato de experiência sobre as oficinas e suas contribuições para o ensino de História PDF
Aline Madalena Martins, Maria Sirlene Pereira Schlickmann
O PERCURSO HISTÓRICO DA ALFABETIZAÇÃO: estado do conhecimento a partir da Revista Brasileira de Alfabetização PDF
Bruna Aldine Muller, Claudia Maria Petchak Zanlorenzi
PRODUÇÃO EDITORIAL DE CARTILHAS E PRIMEIROS LIVROS DE LEITURA NO RS (1832-1976) PDF
Gabriela Medeiros Nogueira, Gabriela Medeiros Nogueira, Carolina dos Santos Espíndola

Alfabetização, diversidades e inclusão

Letramento Queer: um olhar desobediente aos corpos dissidentes PDF
Mateus Valadão de Souza, Diuli Alves Wulff, Rafael Mendes
O PERIGO DA HISTÓRIA ÚNICA: COMO O APAGAMENTO DA LITERATURA AFRODESCENDENTE CONTRIBUIU PARA UMA CONSTRUÇÃO CURRICULAR EUROCENTRICA? PDF
Ela/dela Jessica Machado de Sena e Silva
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO REMOTO: vivências com a alfabetização durante a pandemia de COVID-19 PDF
Mateus Marques da Cunha, Aira Suzana Ribeiro Martins

Alfabetização e infância

“NÃO COMPREENDIA BEM O SENTIDO”: as pesquisas sobre a linguagem escrita na Educação Infantil PDF
Elizangela Silva Mesquita, Adriana Leite Limaverde Gomes
O SISTEMA APOSTILADO DE ENSINO VAMOS TODOS APRENDER A LER (EDUBE/BID) - REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CANOAS/RS: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES PDF
Ananda Silva Palermo, Darlize Teixeira de Mello
ESTRATÉGIA DE LEITURA: Ler para encontrar PDF
Márcia Martins de Oliveira Martins

Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos

ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: a importância da coordenação pedagógica nos polos educativos PDF
Lourival José Martins Filho
MEDIAÇÃO DE LEITURA EM UMA TURMA DE JOVENS E ADULTOS: As coincidências do inesperado PDF
Julia Soares Martini, Victória Luiza Vargas dos Santos
Apropriação do sistema de escrita alfabética na EJA: desafios e possibilidades na prática das professoras PDF
Joanna Castro Magalhães Assenção, Francisca Maciel
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: uma incursão crítico-reflexiva sobre a temática PDF
CECILIA MARIA MOURAO CARVALHO, Isa Mourão Carvalho

Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: uma abordagem social e emancipatória PDF
Vitória Gabriela Lima Carvalho, Graziela Brito de Almeida, Odalisca Cavalcanti de Moraes
ENSINO DA ORALIDADE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: contribuições do CONBALF PDF
Rafael Mendes, Arnaldo Antônio Duarte de Duarte Junior, Diuli Alves Wulff, Mateus Valadão de Souza, Gilceane Caetano Porto
A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a socialização como resultado do conhecimento da linguagem oral e escrita PDF
Claudionor Gonçalves Melo
O JOGO DE PALAVRAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A EMERGÊNCIA DE VOZES SINGULARES: uma abordagem do campo do Design PDF
Michele Marconsini Loureiro, Cláudia Maria Mendes Gontijo
OS RECURSOS TECNOLÓGICOS EM FAVOR DA ALFABETIZAÇÃO: usos em uma rede de ensino PDF
Tarciana Pereira da Silva Almeida, Artur Gomes de Morais
(RE)SIGNIFICANDO O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: os jogos para a aquisição da leitura e escrita PDF
Amanda Murta Gama, Isabella Paim, Klegillen Canelas, Leonan Castro

Alfabetização e formação inicial e continuada de professores

AÇÕES EXTENSIONISTAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE ALFABETIZADORAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PDF
Luciane Manera Magalhães, Juliano Guerra Rocha
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: perspectivas e reflexões a partir de um projeto de rede PDF
Carolina Monteiro
DIDÁTICA DA PALAVRA INVISÍVEL À PALAVRA VISÍVEL: um (singelo) tributo à Magda Soares PDF
Jilvania Lima dos Santos Bazzo, Rute da Silva, Daniele Aparecida Muller Pamplona Soares
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: percepções docentes sobre o Programa ‘Educar para Valer’ PDF
Tarcyla Coelho Marinho, Maria Virgínia Freire Santos
O PROJETO LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma experiência de formação continuada em municípios da Chapada Diamantina - BA (2022-2023) PDF
Mônica Correia Baptista, Laís Carolina Andrade Bitencourt, Ana Cláudia Figueiredo Brasil Silva Melo, Mariana Parreira Lara do Amaral
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES E A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO ALFA EM AÇÃO NO MUNICÍPIO DE MARITUBA PDF
Naelen Nunes dos Santos, Daniela de Nazaré Alfaia Nascimento, Luiz Augusto Soares Mendes
A FORMAÇÃO DO ALFABETIZADOR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO BRASIL PDF
Jhessiene Keila da Silva Mendes, Luanna Vivório Cardoso Santos, Maria Letícia Cautela de Almeida Machado
DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA, REGISTRO E DOCUMENTALIDADE: contribuições para sua significação PDF
Lêda Garção Moura
O professor leitor: indicativos para uma política de formação continuada na rede pública municipal de Várzea Grande - MT PDF
Wanda Cecília Mello, Ana Paula Duarte, Waldir Félix Costa Júnior
Programa Tempo de Aprender: com a palavra, as alfabetizadoras PDF
Tarcyla Coelho Marinho

Alfabetização e modos de aprender e de ensinar

O DESAFIO DA ALFABETIZAÇÃO: Práticas pedagogicas em sala de aula. PDF
lídia pereira magalães
A CIDADE, AS LETRAS E A VIDA: questões para compreender a alfabetização como processo discursivo PDF
Alessandra da Costa ABREU, Mairce da Silva ARAUJO, Rose Mary Castro Magdallena
Alfabetização como processo discursivo: depois das pedras, o verbo PDF
Ana Lúcia Machado, Fabiana Giovani
ALFABETIZAÇÃO: a concepção e a prática pedagógica de professoras das turmas de 1° ano da rede de ensino municipal de Alcobaça e Caravelas PDF
Adriele Apolinária Casagrande, Amanda Moreira Maia, Priscila Alves Pereira
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: uma análise de instrumentos avaliativos para uma turma de 1º ano PDF
Jennifer Sitaria Petzold Mendes, Renata Sperrhake, Fernanda Berger Blumenthal
Condutas de reconhecimento de palavras por crianças de cinco anos PDF
Rafaella Castro, Sara Mourão
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: o que revelam os discursos das crianças? PDF
Pollyana Lúcia Mangabeira
FORMAÇÃO DOCENTE E RESIDENCIA PEDAGÓGICA: Imersão no Campo Da Prática Pedagógica PDF
Wanderléa Damásio Mauricio, Vera Regina Lucio, Andreia De Dem Machado
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS EM TURMAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: compartilhando experiências de ações de extensão do LAL/Ceale/Fae/UFMG PDF
Maria José Francisco Souza, Fernanda Louise Helena Brites, Ingrid Stefane Costa, Gabrielle de Aguilar Magnani
O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: o que dizem as dissertações e teses de 2008 a 2022. PDF
Juliana Mottini Klein
OS JOGOS DE ANÁLISE FONOLÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA PELAS CRIANÇAS PDF
Simone Regina Pereira, Daniela Montuani
PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O USO DE LETRAS MÓVEIS EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO PDF
Mariana Rocha Eller Miranda
PROCESSOS DE ELABORAÇÃO DA ESCRITA: Uma análise de produção contextualizada PDF
Nathan Ribeiro Machado de Moraes, Letícia Andrade Alves, Paula da Silva Vidal Cid Lopes
SEQUÊNCIA DIDÁTICA E ENSINO POR PESQUISA: as parlendas na alfabetização PDF
Rute Sheila Moura Gomes, Maria Elizabete Souza Couto
Sequência didática com jogos de alfabetização e textos de tradição oral: um relato de ações do Laboratório de Alfabetização e Letramento em turmas de 2° ano do ensino fundamental PDF
Isadora Cristina Silva Felipe, Letícia Lima da Silva, Daniela Freitas Brito Montuani, Maria José Francisco De Souza
A APRENDIZAGEM DO NOME PRÓPRIO ENTRE CRIANÇAS COM 4 ANOS DE IDADE PDF
Silvia de Sousa Azevedo Aragão, Artur Gomes de Morais
FACETA LINGUÍSTICA: reflexões a partir de práticas de uma docente do primeiro ano do ensino fundamental PDF
Regina Aparecida Correa, Sara Mourão Monteiro
“LÁ NO CADERNO DE LEITURA É ORTOGRAFIA”: os conhecimentos linguísticos e a leitura numa turma de alfabetização PDF
Ana Caroline Almeida, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo
MODOS INDIVIDUAIS DE REPRESENTAÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO E NA DOCÊNCIA: Princípios de constituição do Núcleo de Estudos e Ensino em Linguagens, Alfabetização e Letramento PDF
Janaina Moreira Pacheco de Souza, Maria Letícia Cautela de Almeida Machado, Paula da Silva Vidal Cid Lopes

Alfabetização e as condições materiais e pessoais de ensinar em contextos diversos

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO CICLO ALFABETIZADOR: reflexões sobre a realidade cotidiana em escolas públicas estaduais do Sul de Santa Catarina PDF
Veronez Nandi Marisângela, Maria Sirlene Pereira Schlickmann
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: NOVAS COMPREENSÕES E “MOVIMENTOS DE APRENDIZAGENS” PARA A METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE PDF
Wanderléa Damásio Mauricio

Alfabetização e pandemia: desafios, aprendizados e perspectivas

A ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: práticas de uma professora do sertão de Pernambuco. PDF
Ana Flávia Pereira Menezes, Nayanne Nayara Torres da Silva
ALFABETIZAÇÃO COM GAMES NA PÓS-PANDEMIA: a experiência da pesquisa alfabeclicando PDF
Luciene de Sousa Teixeira Vales, Kamila Melo de Oliveira Costa, Lorrayne dos Santos, Maisa Caroline Carvalho dos Anjos Lacerd, Thais da Cruz Martins
DO PANORAMA DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS PROFESSORAS PDF
Ana Vitória Bonatti Passos, Elvira Cristina Martins Tassoni
E AGORA PROFESSORA? Narrativas de alfabetizadoras do Sul e do Norte do país em tempos de pandemia. PDF
Cristiane Medianeira da Silva Reis, Vanessa Marcuzzo
ENTRE O PLANEJAMENTO DAS REDES E O EFETIVO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS: um estudo sobre uma rede municipal PDF
Fernanda Arndt Mesenburg, Eugênia Antunes Dias, Alisson Castro Batista, Raissa Souza Santiago, Luzia Helena Brandt Martins, Mateus Valadão de Souza, Gilceane Caetano Porto
FIM DO ENSINO REMOTO: desafios enfrentados por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma rede pública PDF
João Carlos Roedel Hirdes, Rafael Mendes, Alisson Castro Batista
O APROFUNDAMENTO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: alguns impactos das modalidades remotas de ensino PDF
Alisson Castro Batista, Giovanna Allegretti, Fernanda Arndt Mesenburg, Raíssa Souza Santiago, Mauro Augusto Burkert Del Pino
O QUE AS CRIANÇAS DE 8 ANOS SABEM SOBRE A ESCRITA: O RETORNO À ESCOLA NA PÓS-PANDEMIA PDF
Josiane Assunção Marcelos
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DURANTE A PANDEMIA: desafios inéditos PDF
Patricia Miolo, Débora Ortiz de Leão
RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O OLHAR DA FAMÍLIA SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA ALFABETIZAÇÃO PDF
Tâmila Carolini Trindade Tavares, Adelma Barros Mendes
A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA: REVELAÇÕES DA AVALIAÇÃO EXTERNA SAEPI PDF
Elvira Cristina Martins Tassoni, Raimunda Alves Melo
ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS DA LEITURA E DA ESCRITA NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS PDF
Gilceane Caetano Porto, Annelise Costa de Jesus, Fernanda Arndt Mesenburg, Raíssa Souza Santiago, Mateus Valadão de Souza, Luzia Helena Brandt Martins, Mauro Augusto Burkert Del Pino
As dificuldades em relação a alfabetização e letramento e as consequências na aprendizagem após isolamento social PDF
Marcela Alves, Adriana Sousa, Hellen Cristina Monteiro
DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA PDF
Hebe Duarte Andrade Maluf Resende, AIRA SUZANA MARTINS
EM MEIO A PANDEMIA TECENDO A ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DO PROCESSO DA CIBERCULTURA PDF
Larissa Rodrigues Matias
Impactos, limites e conquistas na perspectiva da alfabetização no contexto do ensino remoto PDF
Ana Lúcia Machao
OS SENTIMENTOS VIVENCIADOS POR FAMÍLIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL PDF
Juliana Silva Cabrera, Caroline Braga Michel
PRÁTICA DE UMA ALFABETIZADORA NA EJA DURANTE O ENSINO REMOTO: "crer que eles são capazes" PDF
Gabriela Medeiros Nogueira, Janaína Soares Martins Lapuente, Silvana Maria Bellé Zasso, Luíse Penning Pereira
Retorno das atividades presenciais em dois municípios do Rio Grande do Sul: orientações e particularidades dos planejamentos docentes. PDF
Caroline, Julina, Taís Braga, Silva, Barbosa Michel, Cabrera, Rodrigues